O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Autor: Orientador Instituição Local e data
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
CONCEITOS ELEMENTARES
Práticas de Apoio à Gestão
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tópicos Histórico; Definições Importância;
Projeto de Intervenção
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
BENCHMARKING.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Avaliação Educacional
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Gerenciamento da Integração
AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Fundamentos de Metodologia
Gerenciamento de Integração.
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O aluno elaborando conceitos
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Como escrever um artigo
Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias
O Pesquisar Gustavo Porfírio.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Avaliação Externa - processo
Trabalho de conclusão de curso
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
História nas atuais propostas curriculares
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
A BORDAGEM C ENTRADA NOS C ONSUMIDORES Capítulo 7.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Itens para avaliação do artigo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
TEMA E PROBLEMA.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Docência do Ensino Superior
O que é metodologia científica? Aluno/a (pesquisar e sistematizar)
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 5ª sessão: 15/01/2010 Consiste na sistemática apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise.
O que é Ciência.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás Programas Educacionais Orientações.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR

Grupo: Ana Luzia Braga Liege Vieira Rute Ramos Viviany Cardoso

MICHEL SCRIVEN

Sobre o autor Michel Scriven nasceu na Austrália Licenciado em Matemática aplicada e lógica simbólica pela Universidade de Melborne Doutorado em Ciência da Filosofia pela Universidade de Oxford Desempenhou atividades em várias Universidades (Minnesota, Swarthmore College, Indiana...) Pioneiro no esforço de profissionalizar o trabalho avaliativo

Define a avaliação como a valoração sistemática do valor e dos méritos das coisas, sempre interligando com a filosofia básica Os avaliadores devem ser capazes de realizar Juízos de Valor Justificáveis

Scriven define avaliação como: "uma atividade metodológica que consiste simplesmente na reunião e associação dos dados de realização com um sistema de valores contidos em uma escala - critério (padrão) a fim de produzir ou uma comparação ou uma classificação numérica, e ainda a justificação(a)dos instrumentos do coleta de dados, (b) dos valores e (c) dos critérios selecionados".

MÉTODO Consiste em identificar e ordenar os programas e produtos opcionais disponíveis para os consumidores, levando-se em consideração as necessidades dos mesmos;

O objetivo: Determinar o valor ou o mérito do que se avalia. Diferença entre papéis e objetivos: O primeiro refere-se a maneira como as respostas são usadas e o segundo é dar uma resposta satisfatória aos problemas.

Principais Etapas: Avaliação formativo e somativa Auto-avaliação Avaliação Intrínseca e Final Avaliação de Metas

Contribuições de Michael Scriven: *Idéias de Scriven sobre a compreensão da lógica da avaliação educacional; *Diferencia o papel da avaliação Formativa e a avaliação Somativa. *Estabeleceu que a avaliação desempenha vários papéis mas possui na verdade apenas um objetivo

Metodologia da avaliação: A avaliação formativa deve ocorrer durante o desenvolvimento da atividade educacional para promover aprimoramento do que está sendo implementado, prestando informações avaliativas relevantes sobre o projeto.

A avaliação formativa: Termo proposto por Scriven nos anos 60. Vem a contraponto à avaliação somativa. Deve ocorrer durante o desenvolvimento da atividade educacional para promover o aprimoramento do que está sendo objeto de implementação Contribuiu para a concepção da avaliação de programas e para a sua alteração.

Avaliação somativa : é conduzida ao final de um programa de avaliação, possibilita ao seu usuário fornecer elementos de julgar sua importância, seu valor e seu mérito no alcance dos objetivos e metas propostas.

A avaliação somativa: refere-se à decisões de aperfeiçoar, rever ou encerrar o programa de ensino O modelo enfatiza os critérios do desempenho profissional Define a avaliação como a determinação sistemática e objetiva do mérito ou valor de alguma coisa. 1963- Ensaio metodologia da avaliação