Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA
Advertisements

A Importância do Controle Interno no Âmbito Municipal
Avaliação do Plano Plurianual
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
ANA CARLA ZANDONA PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Sistema de Controle Interno na Administração Pública
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O controle Externo no TCE
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS PRINCIPAIS
Bases jurídicas para uma boa Administração
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Aprovação das Contas do Inmetro
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
TCEMG - Curso de Pós-Graduação em
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Atuação dos agentes de Controle Social
Audiência Pública 1º Quadrimestre 2015 Leonardo Rodrigues de Sousa Contador 28 de maio de 2015 Leonardo de Oliveira Secretario da Fazenda.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Transparência na Gestão Orçamentária e Financeira Governamental
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
1 Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2015 SECRETARIA DAS FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública O Controle Social é um complemento indispensável ao Controle Institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.

Controle Institucional: Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Controle Institucional: Art. 70 da CF/88 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Art. 74 da CF/88 Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I- avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; II- comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III- exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; IV- apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública A L R F (LC 101/00) ratificou o preceito constitucional da fiscalização da gestão pública por meio do Poder Legislativo com auxílio do Tribunal de Contas e pelo sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público

Avanços para o Controle Social foram conquistados com a L R F : Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Avanços para o Controle Social foram conquistados com a L R F : 1. Exigência da audiência pública ao final de maio, setembro e fevereiro para ampla divulgação dos resultados de cada quadrimestre com base nos valores apresentados no RGF;

Avanços para o Controle Social foram conquistados com a LC 101/00: Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Avanços para o Controle Social foram conquistados com a LC 101/00: 2. A criação do Conselho de Gestão Fiscal com objetivo de acompanhar e avaliar de forma permanente a política e a operacionalidade da gestão fiscal, composto por representantes de todos os Poderes e esferas de governo, do Ministério Público e de entidades representativas da sociedade (art. 67), visando a:  

I - harmonização e coordenação entre os entes da federação; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública I - harmonização e coordenação entre os entes da federação; II – disseminação de práticas que resultem em maior eficiência na alocação e execução do gasto público, na arrecadação de receitas, no controle do endividamento e na transparência da gestão fiscal;

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública III - adoção de normas de consolidação das contas públicas, padronização das prestações de contas e dos relatórios e demonstrativos de gestão fiscal de que trata essa Lei Complementar, normas e padrões mais simples para os pequenos Municípios, bem como outros, necessários ao controle social; IV - divulgação de análises, estudos e diagnósticos (incisos I ao IV do artigo 67).

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Controle Social É entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública.

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública O desenvolvimento do Controle Social contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.

Mecanismos de participação e Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Mecanismos de participação e Controle Social: Orçamento participativo Conselhos de políticas públicas Audiências públicas

Mecanismos de participação e Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Mecanismos de participação e Controle Social: Associações, sindicatos e ONGs Ouvidorias Mesas de diálogo, fóruns, e consultas públicas Lei de Iniciativa Popular Mídia e jornalismo

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Esses mecanismos estão de fato possibilitando a efetiva participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública?

Como preparar o cidadão para atuar como um fiscal da gestão pública? Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Como preparar o cidadão para atuar como um fiscal da gestão pública?

Que outros mecanismos podem ser desenvolvidos? Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Como aprimorar o funcionamento desses mecanismos e potencializar os seus resultados? Que medidas devem ser tomadas pelos governos e pela sociedade nesse processo? Que outros mecanismos podem ser desenvolvidos?

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública O desenvolvimento de medidas que estimulem e propiciem a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública é um dos grandes desafios para o fortalecimento do Controle Social.

Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública Que diretrizes/propostas devem ser priorizadas na elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social quando falamos em mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública?

MUITO OBRIGADO !!!! wladeira@crcrj.org.br ladeira@fgvmail.br Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública MUITO OBRIGADO !!!! wladeira@crcrj.org.br ladeira@fgvmail.br