INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
Autor: Orientador Instituição Local e data
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Reorientação curricular
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
O Marxismo de Adam przeworski
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pesquisa e Prática em Educação
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Elaboração de Artigo Científico
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Forma Canônica e Definições
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Metodologia da Pesquisa Científica
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Apresentação da Disciplina
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Por que o jornal na escola?
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Finalidades da pesquisa científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Faculdade Piaget - Brasil
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007

Objetivo Geral Avaliar a prática da investigação científica no curso de graduação a partir da disciplina de Metodologia da Ciência Econômica (MCE). Objetivo específico Refletir a partir de uma experiência no curso de Economia da UFRN.

Pergunta de pesquisa O conteúdo programático da disciplina de MCE pode ser entendido como um curso introdutório à pesquisa econômica? Ou, deve ser necessariamente situado após o desenvolvimento de uma base teórica porque entendido como um reforço a ela?

Hipótese de pesquisa A disciplina de MCE, situada no início do curso, tanto pode ser uma condição necessária para o entendimento do pluralismo teórico e metodológico, quanto pode ter o papel de introduzir o aluno na prática da pesquisa, através, por exemplo, do trinômio fato/idéia/conceito.

Justificativa O material didático e a reciclagem de professores para a implantação do novo currículo, privilegiou o Bloco de Disciplinas Teóricas ; Outros núcleos de disciplinas puderam e foram implantados, todavia, sem essa mesma organização e cuidado com o qual pôde contar o Bloco Teórico de disciplinas; Emerge a necessidade de uma maior reflexão e troca de idéias sobre a forma como essa experiência está sendo conduzida de modo a atender os princípios norteadores da Reforma curricular.

Uma proposta pedagógica Ponto de partida: horizonte intelectual do aluno; Curiosidade/Problema; Formas de conhecimento; Argumento lógico Teoria; Não existir teoria ou teoria que não resolve o problema: crise na ciência; Uma teoria coerente com o problema conduz à solução; Teoria ou teorias?; Teorias, Métodos, Escolas do pensamento; Origem: clássicos, marxismo e neoclássico

Reflexão Ler com técnica para a reflexão acadêmica; Pesquisa: necessária para a atividade e fator de estímulo ao aluno; O que pesquisar? Quem decide isso? Por que pesquisa este ou aquele assunto? O impulso ideológico inicial

A prática da pesquisa Escolha coletiva do TEMA e trabalho em grupo; Leitura mínima e o uso do dicionário (BIROU, 1966) ou (GUERRERO, 2002) – contato inicial com OS CONCEITOS; A PERGUNTA (CURIOSIDADE): produtos consumidos nos supermercados de Natal: endógenos ou exógenos? A HIPÓTESE: exogeneidade até mesmo em produtos que requerem baixas doses de capital físico para sua elaboração; DEPENDÊNCIA Critérios da pesquisa: escolha dos produtos por grupo e supermercados por tamanho e localização; construção DO MATERIAL A pesquisa in loco: QUESTIONÁRIO sobre origem e preços; Problemas concretos para uniformizar critérios de análise: os tipos de produtos e a escolha com base num dado critério; Portanto, construção do MÉTODO, lógica do passo a passo; Preços competitivos entre setores internos e externos

Fato Idéia e Conceito Nível da ABSTRAÇÃO: Dependência, base para novas reflexões; A COMPLEXIDADE DO REAL requer recortes, tipo, origem/preço A busca da CAUSA PRIMEIRA E CONSEQÜÊNCIAS da dependência

Método alternativo Um outro impulso ideológico: leitura, coleta de dados, aplicação do modelo, resultados e conclusão. Novos conceitos (vantagem comparativa), novas observações (clima), novos autores (neoclássicos) O debate entre os autores anteriores e os atuais. Escolas diferentes, com métodos diferentes e que, na grande maioria dos casos, chegam a conclusões diferentes

Debate – uma forma de estar na linha de frente da ciência Discutir conjuntura : atentar para a dose; Reforma agrária: GRAZIANO (não), SAMPAIO (sim), ABRAMOVAY (em termos); Uso do jornal em sala de aula: atualidade mais TENDÊNCIAS e DEBATES. A prática do debate e o posicionamento teórico e metodológico

Aspectos conclusivos Pesquisa no curso? Desde logo, pois, teoria se constrói a partir da realidade e por intermédio da pesquisa econômica. Diferentes curiosidades, diferentes posturas ideológicas, diferentes teorias, diferentes métodos. Sugestão : prática de pesquisa participativa: fato idéia e conceito PÒS-GRADUAÇÃO: Fronteira da ciência; GRADUAÇÃO: Fronteira da conjuntura Metodologia da Ciência Econômica II: aproximação com UFMG, USP.

Referências BIROU, A. Dicionário das ciências sociais. Lisboa: Dom Quixote, GUERRERO, Diego (coord.) Lecturas de Economia Política. Madrid:Sintesis, 2002 FIORI, Neide Almeida. UMA FORMA DE ESTUDAR: Pesquisa em Ciências Sociais – Pensando em Questões Metodológicas e Textos. Disponível em: /

METODOLOGIA DA CIÊNCIA ECONÔMICA I EMENTA: Processos de leitura. Leitura analítica. Interpretação textual. Noções e tipologia da lógica. Metodologia da ciência: aspectos teórico-práticos; Metodologia e Pesquisa; Ciência e Ideologia; Metodologia Dialética; Empirismo, Positivismo e Estruturalismo; Métodos e debates econômicos. Metodologia da Ciência Econômica. Método na economia clássica e na economia neoclássica. Método em Marx. Método em Caio Prado Júnior. Método histórico dedutivo em Furtado

Muito obrigado e bom trabalho a todos!!! Prof. Rogério Cruz Departamento Economia UFRN