Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
4 a 6 de dezembro de 2009 Brasília - DF. Os desafios para alcançar a universalização da seguridade social Renato Francisco dos Santos Paula Ministério.
Modelo Assistencial Brasileiro
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
POLÍTICA DE PROTEÇÃO SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Políticas Sociais em Saúde Pública
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Políticas públicas e cidadania
O BPC e as perspectivas do SBPS
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Prof. Drª Carla Rosane Bressan
Faça uma analogia com o corpo Humano.
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
“Linha do tempo: do assistencialismo à PNAS”
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Reconhecimento dos Profissionais do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
REFORMA SANITÁRIA.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Politica de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
GILBERTO DUPAS. Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social Profª : Elisônia Carin Renk CAPITULO.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde Ivanete Boschetti GESST/UnB 1.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
1º Seminário de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais ASSISTÊNCIA SOCIAL - antes e depois da LOAS - Maria Ângela Rocha Pereira Presidente.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL

SEGURIDADE SOCIAL Esta apresentação foi construída a partir das seguintes Referências: BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. Programa de Capacitação em serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009. MOTA, Ana Elizabete. Seguridade Social Brasileira: desenvolvimento histórico e tendências recentes. In. MOTA, A. Elizabete (org.s). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo, Cortez, 2006.  

SEGURIDADE SOCIAL As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato.

SEGURIDADE SOCIAL Nos marcos dos países capitalistas da Europa ocidental e da América Latina, a Seguridade Social se estrutura tendo como referência a organização social do trabalho. Historicamente o acesso ao trabalho sempre foi condição para garantir o acesso à seguridade social.

SEGURIDADE SOCIAL A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial, foi determinante na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista. Modelo bismarckiano Plano Beveridge Ø     

SEGURIDADE SOCIAL   Brasil: os princípios do modelo bismarckiano predominam na previdência social, e os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde e de assistência social, o que faz com que a seguridade social brasileira se situe entre o seguro e a assistência. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL   O padrão de seguridade social, fundado na lógica do seguro, só universaliza direitos se universalizar, igualmente, o direito ao trabalho, já que os benefícios são condicionados ao acesso a um trabalho estável que permita contribuir para a seguridade social. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social, pode ter a lógica da universalização dos direitos sem estabelecimento de contrato de seguro contributivo. Nessa perspectiva, os benefícios podem romper com a lógica do seguro e assumir uma lógica social. A seguridade social pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais se desvencilhar da lógica do seguro e quanto mais assumir a lógica social. De todo modo, ambas são profundamente dependentes da organização social do trabalho. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL Relação - atração e rejeição: É a ausência de uma dessas lógicas (seguro ou social) que leva à necessidade e à instauração da outra lógica. Aqueles que não contribuem, que não estão inseridos em uma relação de trabalho estável e que não têm direito ao benefício contributivo, tornam-se potenciais demandantes da lógica social, do benefício não contributivo. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL Tensão entre assistência social e trabalho, que não deve ser compreendida como incompatível ou excludente. Relação entre trabalho, assistência social e previdência: necessário para entender se o padrão de seguridade social instituído em determinado país é (ou não) capaz de impor limites à desigualdade social no capitalismo. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL Assistência Social - trata-se de um direito complementar que contribui para a redução da desigualdade social, não sendo incompatível com o trabalho, e que não deve substituir o trabalho. Ø     

A Seguridade Social (não) Implementada no Brasil O capitalismo brasileiro implantou um modelo de seguridade social sustentado predominantemente na lógica do seguro. Com a Constituição de 1988 as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e re-estruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Ø     

SEGURIDADE SOCIAL Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência), Ø     

TENDÊNCIAS DA SEGURIDADE SOCIAL (BOSCHETTI, 2009)   Desconfiguração dos direitos previstos constitucionalmente: Estes não foram nem uniformizados e nem universalizados. 2) Fragilização dos espaços de participação e controle democrático previstos na Constituição, como Conselhos e Conferências. 3) Falta de orçamento-financiamento. Ø

TENDÊNCIAS DA SEGURIDADE SOCIAL (MOTTA, 2006) 1.Regressão das políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos, em prol de políticas compensatórias de combate à pobreza e de caráter seletivo e temporário; 2. Privatização e mercantilização dos serviços sociais Ø

TENDÊNCIAS DA SEGURIDADE SOCIAL (MOTTA, 2006) 3. Emergência de novos protagonistas tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado..... 4. Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão. 5. Peso de algumas políticas de seguridade social sobre o mercado de trabalho. Ø