XV Encontro de Educação Fafire

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Transcrição da apresentação:

XV Encontro de Educação Fafire Inovação no âmbito escolar: práticas e perspectivas Prof. Marcos Barros

Desafios na Sociedade da Informação Extremo isolamento Intensa sobrecarga cognitiva Empobrecimento nas relações pessoais Infomania ou vício do e-mail Redução do tempo livre Cyberespiões

Tecnostress Dificuldade de concentração, análise e raciocínio Ansiedade e nervosismo Cansaço e incapacidade de tomar decisões Muitas vezes o excesso de informação funciona da mesma forma que a ignorância, levando a paralisia.

Movimentos Slow life Clube da Preguiça ( Japão) Desaceleração do Tempo ( Áustria) Slow Food ( Itália) Slow Cities

Qual o papel do professor nessa atual conjuntura?

E o aluno? Qual seu papel?

Revista Veja ( 2010)

Revista Veja ( 2010)

Papel do Professor O professor = animador da inteligência coletiva Atividade centrada no acompanhamento e na gestão de aprendizagem Incentivar e motivar a troca de saberes, a mediação racional e simbólica entre sujeitos. (LÉVY, 1999)

Papel do Aluno Pesquisa constante Leitura sistemática Desconstruir e reconstruir práticas Elaboração própria Autoridade da argumentação Espírito crítico Comunicação desimpedida e bem educada (DEMO, 2009)

As Tecnologias na Sala de Aula

Retroprojetor Produção textual Aproveitamento das Transparências O aluno como construtor das suas transparências Estimular a verbalização nos alunos Trabalho com escalas (matemática, geografia, etc) Recurso de iluminação nas apresentações culturais

Aparelho de Som Ensinar a ouvir Estimular a gravação Criar banco de Músicas para o Ensino. Elaborar de Paródias com temas didáticos Estimular o uso do microfone desde as séries iniciais Usar dos comercias das emissoras de rádio

Televisão Exercício de Observação Propagandas / Comerciais Cursos à Distância

Vídeo, DVD e Filmadora Produção de vídeos nas escolas Utilização dos vídeos não didáticos Utilização de trechos de filmes Criação de uma videoteca

Câmera Fotográfica Fotografia como Troféu Fascinação pela fotografia Leitura da realidade Registros do cotidiano

Computador Construção de Ambientes Virtuais Produção de Livros Virtuais Programas Educacionais (softwares) Comunicação Virtual

Tecnologias Alternativas Encartes Jornais e revistas “Post Cards” Catálogos Rótulos

E os dispositivos móveis? Mobile Learning Mobile Education

Dispositivos Móveis Como as escolas responderão para as crianças que trazem seus próprios dispositivos de comunicação multimídia? Como as escolas gerenciarão a tensão entre as redes informais de aprendizagem com a aprendizagem nas instituições formais? Que estratégias do mobile learning são apropriadas e apresentam bom custo benefício para as escolas ?

Dispositivos Móveis Uso de calendários. Dicionários. Quizzes. Jogos. Podcast Mensagens instantâneas (SMS). Vídeos. Fotografias. Redes sociais.

“Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatizações, simulações), pela multimídia. É a partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, do vivencial para o intelectual, integrando o sensorial, o emocional e o racional. O emocional é um componente fundamental da compreensão e do ensino.” (MORAN, 2000)

Obrigado! www.marcosbarros.com.br