Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
SÉCULO XX.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Em conformidade com as Orientações Oficiais
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTIC’s) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Seminário de Integração Profissional IV
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde 29.01.07 O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Carla Emília Vieira de Andrade Lopes Brito Ciências da Educação e Praxis Educativa (CED) Universidade Jean Piaget de Cabo Verde 29.01.07

Este trabalho de investigação visa: O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Este trabalho de investigação visa: identificar os métodos e as ferramentas utilizadas para a recolha de capital humano; apresentar uma proposta para a retenção e partilha de capital humano; Investigar as práticas utilizadas para a colecta de capital humano; Metodologia qualitativa e quantitativa pesquisa bibliográfica; entrevista semi-directa; aplicação de questionário; estudo de caso.

Perguntas de partida: Hipóteses: Agenda O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Perguntas de partida: como é gerido todo o conhecimento que é produzido na UniPiaget ao longo dos anos lectivos? qual é a importância do docente como capital humano numa organização educativa? como se pode tornar explícito e disponível o capital humano para toda a comunidade educativa? Hipóteses: o pessoal docente abandona a Universidade levando consigo todo o conhecimento que é produzido ao longo da sua leccionação; a UniPiaget falha na gestão do conhecimento que é produzido ao longo dos anos lectivos;

Este trabalho de investigação: O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Este trabalho de investigação: parte teórica: questões relacionadas com o capital humano, organização educativa, prática docente no ensino superior e recursos humanos; parte empírica: investigação sobre as actividades complementares da docência, mais concretamente, os programas, os relatórios de actividades, a avaliação contínua efectuada na UniPiaget e a partir daí problematizamos a melhor forma de retenção e partilha do conhecimento produzido; e por fim, encerramos o estudo com as conclusões, as fontes, a bibliografia e os anexos.

Capital humano: Agenda O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Capital humano: “conhecimentos e competências individuais dos funcionários; valor que a empresa perde quando os funcionários se vão embora”. Stewart (1998) ; “capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais dos empregados de uma organização para realizar tarefas.” Edvison e Malone (1998) ; “ activo intangivel que está disperso na cabeça das pessoas que integram uma empresa e em documentos gerados em sua estrutura, como relatórios, memorandos, arquivos electrónicos e, especialmente na sua experiência prática.” Nonaka e Takeuchi (1997) ; “ é o capital de gente, de talentos e de competências. Sua plena utilização requer uma estrutura organizacional adequada e uma cultura democrática impulsionadora.” Chiavenato (2004)

Sociedade da informação: O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Sociedade da informação: conhecimento = capital humano; as pessoas, os seus conhecimentos e habilidades – principal base das novas organizações; Organização “coordenação racional das actividades de um conjunto de pessoas para obter alguns fins e metas comuns e explicitamente definidos através de uma divisão de trabalho e de funções e com uma hierarquia de autoridade e de responsabilidade.” Doron (2001) Organizações educativas organização específica da educação formal; com diversas funções que visam proporcionar de uma forma sistemática e sequencial a instrução, a socialização e o desenvolvimento integral do aluno.

Processo de Bolonha Agenda O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Processo de Bolonha reorganização dos estudos em ciclos de formação; promover a mobilidade de discentes e docentes e a empregabilidade dos diplomados; aumento da flexibilidade dos percursos académicos; maior leque de opções profissionais; estimular a formação ao longo da vida. Ensino Superior no Espaço Lusófono estímular à qualidade das formações oferecidas no âmbito da CPLP e ao reconhecimento mútuo e internacional; promover a mobilidade de estudantes, investigadores e técnicos; cooperar no domínio da estrutura das formações superiores.

UniPiaget de Cabo Verde O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações UniPiaget de Cabo Verde Reorganização da UniPiaget (2006): os cursos e as áreas científicas passaram a estar inseridas em Unidades organizacionais: Unidade de Ciências Económicas e Empresariais (U-CEE): EGE, GHT e os complementos de licenciatura MAP; Unidade de Ciências Políticas da Educação e do Comportamento (U-CPC): APA, DIR, EDA, HPE, PSI, SOC,SSO, e os complementos de licenciatura de EFQ, EIN, EMA e EPO; Unidade de Ciências da Saúde (U-CSA): ACS, CFA,ENF, FIS; Unidade de Ciências e Tecnologias (U-CTE): ARQ,BAR,CCO,ECC,ESI,IGE;

Pessoal docente e investigador O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Pessoal docente e investigador 7 docentes em Maio de 2001 passou-se para 74 em 2002/03 e, actualmente (05/06) para 168 docentes. Gráfico 1 – Distribuição do corpo docente segundo as categorias e habilitações

O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações o pessoal docente investigador dedica mais tempo à docência e à investigação mas, podem desempenhar funções de cariz administrativo; Os docentes da UniPiaget gozam de liberdade de orientação pedagógica e de opinião científica na leccionação das disciplinas; Desenvolve programas e cursos de graduação com o objectivo de capacitar o corpo docente; desenvolve um processo de avaliação do desempenho pedagógico e científico do pessoal docente e investigador tendo em conta que ela é considerada um elemento essencial da cultura da qualidade do projecto educativo da UniPiaget.

Análise dos resultados: O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Análise dos resultados: Pertinência do formato do programa da disciplina Enquadramento/resumo, Avaliação, Conteúdos Programáticos, Objectivos/competências e Bibliográfia são os parâmetros mais apreciados pelos docentes; Planeamento semestral é o menos apreciado pelos docentes.

Análise dos resultados: O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Análise dos resultados: Disponibilização do programa a todos os sectores da Comunidade Académica

Agenda Utilização do Programa O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Utilização do Programa Todos os inquiridos são da opinião de que o programa deve ser utilizado pelos docentes e pelos alunos; 72% dos inquiridos consideram que não é pertinente a utilização do programa pela secretaria.

O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Processo mais eficaz para o cumprimento de actividades complementares à docência Todos os docentes inquiridos são da opinião de que a comunicação via e-mail é o processo mais eficaz; a comunicação via carta/cacifo foi considerada o processo menos eficaz;

Agenda Avaliação contínua O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Avaliação contínua 83% dos inquiridos são da opinião que avaliação leva os alunos a pesquisar, a estudar e a produzir conhecimento;

A pesquisa executada permitiu-nos sintetizar as seguintes conclusões: O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações A pesquisa executada permitiu-nos sintetizar as seguintes conclusões: o capital humano numa organização educativa corresponde a toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais do corpo docente e dos alunos fruto da actividade e dinamismo de uma organização educativa – a Universidade; o corpo docente deve ter formação na área da educação e estar constituído por docentes “investigadores” e profissionais liberais, garantindo assim a diversidade e riqueza de todos os profissionais envolvidos, enriquecendo desta forma a oferta dos currículos dos cursos. O docente deve avaliar o conhecimento específico da sua área e ter o domínio da habilidade de ensinar; o formato do programa da disciplina disponibilizado pela UniPiaget é considerado de muito pertinente para a actividade docente, mas o item planeamento semestral é criticado por todos os docentes inquiridos; a comunicação via e-mail é o processo mais eficaz para o cumprimento de actividades complementares a docência, o que reflecte a necessidade de comunicação, sendo esta facilitada com o recurso às TIC;

Recomendações: Agenda O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações Recomendações: que os professores aprendam a colaborar entre si e que aprendam a facilitar a interacção e a cooperação entre os alunos nas diferentes áreas de conhecimento, que elaborem em equipa planificações flexíveis de forma a aumentar a participação dos alunos e partilha do conhecimento; que a UniPiaget se organize e crie condições indispensáveis para a gestão do conhecimento provida de uma estrutura e orgânica eficaz, para que em seguida a mesma se encontre disponível para toda a comunidade académica;

Muito obrigado!