Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Advertisements

Capítulo 5 Equações slide 1
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Validade Interna Capítulo 2
Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
BC0101 AULA 7 AS ORIGENS DO CONHECIMENTO E DA IGNORÂNCIA.
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
DELINEAMENTO DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
Epidemiologia Analítica
RELAÇÃO ENTRE OS FATORES DE RECURSOS DE CONSTRUÇÃO QUE AFETAM O CUSTO DO PROJETO Aluno: Michelle Kemper Campos de Melo Profª. Pastor Brasília, 2015.
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
Métodos Básicos de Análise de Dados
Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo
Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹;
ANÁLISE FATORIAL.
Precisão Psicometria – Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica
Aula 10. Política externa e construtivismo: em busca da causalidade
As vertentes da lógica:
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Organização de eventos II
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
ASSOCIAÇÃO E CAUSALIDADE
Parte 1 O conhecimento científico
Pesquisa em Psicologia
SEMINÁRIOS DE PESQUISA I
Escalas de medidas aula 2
LÓGICA FUZZI Prof. Dr. João Luiz Moreira Coutinho Azevedo
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Ajustamento de Observações
Como construir hipóteses?
Prof. Gilberto de Andrade Martins
TESTES DE HIPÓTESES.
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Exemplo – análise de sensibilidade da CIA
Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa.
Formulação do problema quantitativo
Resenha Parte 1.
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
Metodologia Científica
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
A PESQUISA QUALITATIVA
Como escrever um Artigo científico?
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Conhecimento e Pesquisa
Metodologia de Investigação I (João Filipe Matos)
Instruções para ler um artigo de investigação primária
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Estatística
Metodologia de Pesquisa Análise sobre a dissertação de Magaly de Oliveira Mortara, orientada pelo Prof. Dr. Dalton de Morisson Valeriano Ana Carolina.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna Grupo de estudos: Delineamentos de Pesquisa em Avaliação de Programas Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna Capítulo 2 – Shadish , Cook e Campbell (2002)

O Conceito de Validade Refere-se à veracidade de uma inferência. Refere-se ao Julgamento sobre o quanto há evidências relevantes que apóiam uma inferência como sendo verdadeira ou correta. Propriedade das inferências e não de delineamentos ou métodos de pesquisa. Nenhum método garante a validade de uma inferência. Um método pode afetar mais d eum tipo de validade ao mesmo tempo. Cada solução tende a criar novos problemas.

Teorias sobre a Verdade Teoria da Correspondência: o conhecimento é verdadeiro se corresponder ao mundo. EX: A frase “Está chovendo” é verdadeira quando olhamos e vemos que a chuva está caindo. Teoria da Coerência: uma afirmação é verdadeira quando pertence a um conjunto coerente de afirmações. Ex: Fumar maconha causa câncer. (evidências de que fumar causa câncer em seres humanos, mecanismos fisiológicos ativados pelo ato de fumar cigarro comum são iguais àqueles ativados pelo uso de maconha. Teoria do Pragmantismo: uma afirmação é verdadeira quando tem utilidade prática. Ex: o eletron (não precisa existir para ser útil para o pesquisador).

Teoria de Validade Adota os 3 tipos de teoria sobre a verdade: Defende a correspondência entre a evidência empírica e a inferência abstrata. Preocupa-se em avaliar o grau em que um inferência é coerente com teorias e descobertas relevantes. Enfatiza a utilidade de explicações alternativas para os eventos pesquisados. Além dessas, são adotadas teorias avaliativas que lidam com os fatores que influenciam o que deveria ser aceito como verdade pelo pesquisador (verdade é uma construção social).

Quatro Tipos de Validade Validade da Conclusão Estatística: validade das inferências sobre a correlação (covariação) entre o tratamento e o resultado (efeito). Validade Interna: avaliação das inferências sobre se a covariação entre A (o tratamento) e B ( o resultado) reflete um relacionamento causal entre A e B, pelo menos tal como mensurado e manipulado na pesquisa. Validade de Construto:validade das inferências sobre os construtos de ordem superior que representam tratamentos e observações estudados. Validade Externa: Validade das inferências sobre se o relacionamento de causa-efeito é generalizável para outras pessoas, contextos, variáveis mensuradas e tratadas (manipulações).

Questões Importantes Qual é a magnitude e a confiabilidade da covariação entre a causa presumida e o seu efeito? 2. A covariação é causal ou poderia ter sido obtida sem o tratamento? 3. Quais são os construtos gerais relacionados às pessoas, contextos e observações utilizadas no experimento? 4. Quão generalizável para outras pessoas, tratamentos, observações e contextos é o relacionamento causal observado no experimento?

Ameaças à Validade São explicações alternativas para os resultados do experimento, que tornam as inferências sobre covariância, causação, construtos e generalização (do relacionamento observado para outras pessoas, tratamentos, observações e contextos), total ou parcialmente equivocadas.

Questões para identificar ameaças e explorar sua influência sobre o experimento De que modo a ameaça se manifesta neste estudo? Há evidências de que a ameaça é plausível e não apenas possível? A ameaça opera na mesma direção dos efeitos observados, de modo a explicar total ou parcialmente os achados observados por meio do experimento?