PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sistema Único de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
1ª JORNADA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
No Âmbito da Assistência Social
Rede de atenção Intersetorial
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Governo do Estado do Pará Secretaria do Estado de Assistência Social Diretoria de Assistência Social Coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
CRAS nas PECs.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Departamento de Proteção.
Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Proteção Social Básica Objetivo: Prevenção de situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições de fortalecimentos de vínculos familiares e comunitário..

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

Evitar o rompimento dos vínculos familiares e comunitários. Ampliando o acesso aos direitos de cidadania. Objetivos do CRAS Desenvolver as potencialidades e competências familiares. Evitar a violação de direitos (encaminhando a família e indivíduos para a rede de proteção social especial e para as demais Políticas Sociais).

CadÚnico Objetivo: Identificar e caracterizar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e famílias com renda de até três salários mínimos, para programas sociais. Ex: Programa Bolsa Família.

Serviços oferecidos pelo CRAS Programa de Atendimento Integral a Família - PAIF Objetivo: Programa de caráter continuado, que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, a partir de projetos.

Serviços oferecidos pelos CRAS Atendimento Social Objetivo: Atender as demandas da população em vulnerabilidade social, através dos benefícios eventuais e emergenciais: alimentos, agasalhos, encaminhamento de documentos, passe livre, foto para documentos, auxílio funeral e auxílio natalidade, encaminhamento para BPC, encaminhamento para projetos realizados no CRAS e encaminhamento para a rede socioassistencial. Como acessar: Comparecer no CRAS com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Trabalhando as Diferenças Objetivo: Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo a igualdade e a participação na vida social, através da sensibilização de seus familiares e conscientização da sociedade. Esse projeto é uma parceria entre CRAS e a APAE. Como acessar: A palestra acontece na APAE, uma vez por mês.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Inclusão Social – PIS Objetivo: Contribuir para a autonomia, emancipação e mobilização social, através da inclusão social, educacional, laboral e bancária. Como acessar: Pessoas entre 18 a 59 anos, com renda per capita de meio salário mínimo. Comparecer no CRAS com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto de Convivência Conviver Objetivo: Contribuir com a qualidade de vida das pessoas idosas, através da sua integração em todos os âmbitos da sociedade. Oferece oficinas de ginástica,pilates, artesanato, coral, dança de salão, musicoterapia e grupo de psicologia Como acessar: Idosos a partir de 60 anos, precisam comparecer ao CRAS, com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Mamãe e Bebê Objetivo: Promover o fortalecimento do vínculo mamãe e bebê, buscando a melhor qualidade de vida das famílias, através de dinâmicas grupais. Como acessar: As gestantes devem comparecer ao CRAS com RG e comprovante de residência para fazer sua inscrição no projeto.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Atuação Família Objetivo: Proporcionar ações, reflexões e vivências que contribuam para o caráter protetivo da família, por meio do fortalecimento de seus vínculos. Como acessar: Famílias com crianças de 0 a 6 anos podem participar do projeto. O grupo ocorre quinzenalmente. Devem se inscrever diretamente no CRAS, trazendo RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Ser Mulher Objetivo: Espaço de escuta para as cuidadoras de pessoas com deficiência, compartilharem suas vivências, angústias e expectativas, se sentindo acolhida e apoiada. Como acessar: Mães ou cuidadoras de crianças e adolescentes com deficiência, beneficiárias no BPC na escola, podem se inscrever para o projeto diretamente no CRAS. O grupo acontece quinzenalmente e é acompanhado pela assistente social e psicóloga.

Serviços oferecidos pelo CRAS Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Objetivo: Tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos; o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento de autonomia das pessoas com deficiência e idosos.

Serviços oferecidos pelo CRAS BPC – Beneficio de Prestação Continuada Objetivo: É um benefício de caráter temporário, voltado para pessoas com deficiência que comprove incapacidade para o trabalho e para a vida independente, e para idosos acima de 65 anos. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projeto Emancipa Colina Objetivo: Fortalecer os vínculos das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, decorrentes da privação e da fragilidade dos vínculos afetivos ou relacionais, através de atividades artísticas e manuais (oficina de dança, artesanato, artes plásticas), semanalmente. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS Projovem Adolescente Objetivo: Fortalecer a convivência familiar e comunitária; o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Também possibilita o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

Serviços oferecidos pelo CRAS PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil Objetivo: Esse programa tem por objetivo erradicar o trabalho infantil, através do apoio e orientação às famílias e inserção de crianças e adolescentes em atividades no contraturno escolar diariamente. São realizados encontros mensais com as famílias. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

) SEC. MUN. DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (3474-1766) SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ) SEC. MUN. DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (3474-1766) CRAS NORDESTE (3452-6753) CRAS CENTRAL (3474–9422) CRAS SUL (34532905) CREAS (3452-1541) ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA. (3451- 0144)