Ensino Religioso, o que ensinar?.

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Transcrição da apresentação:

Ensino Religioso, o que ensinar?

O que define o ENSINO ?

Diretrizes para o Ensino Fundamental Artigo III [...] que as Escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação entre os processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos, em consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado; as diversas experiências de vida de alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas através de múltiplas formas de diálogo, devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã [...] Diretrizes para o Ensino Fundamental (CEB 004/98 de 29 de janeiro de 1998)

Diretrizes para o Ensino Fundamental Artigo IV [...] que em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional, a Base Nacional Comum (10 áreas do conhecimento* entre as quais Educação Religiosa - na forma do art. 33 da LDB) e sua Parte Diversificada (08 aspectos) deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que vise estabelecer a relação no Ensino Fundamental [...] [...] *As áreas de conhecimento constituem importantes marcos estruturados de leitura e interpretação da realidade, essenciais para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de uma forma autônoma (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENAL que foi o Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, Vol. I, Brasília, MEC/SEF , 1998, 58) Diretrizes para o Ensino Fundamental (CEB 004/98 de 29 de janeiro de 1998)

Diretrizes para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 07/2010) Artigo 12 [...] em que define os conteúdos da base nacional comum e a parte diversificada que têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos [...]

Diretrizes para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 07/2010) Artigo 13 [...] que os conteúdos a que se refere o art. 12 são constituídos por componentes curriculares que, por sua vez, se articulam com as áreas de conhecimento, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As áreas de conhecimento favorecem a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e entre estes e outros saberes, mas permitem que os referenciais próprios de cada componente curricular sejam preservados [...] Artigo 15 [...] explicita a relação entre as áreas de conhecimento e as disciplinas, assim distribuídos: I – Linguagens a) Língua Portuguesa; b) Língua Materna, para populações indígenas; c) Língua Estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – Ciências Humanas (a) História; b) Geografia) e V – Ensino Religioso [...]

O que organiza o ensino ?

RELIGIÃO ESCOLA RELIGIÃO ESCOLA ESTADO Instituição Projeto Político de cristandade IGREJA RELIGIÃO ESCOLA Manifestações Projeto Político Pedagógico SOCIEDADE

HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS O processo de escolarização ocorreu à especialização das matérias ministradas aos estudantes, pois as matérias estavam estreitamente imbricadas e o mesmo professor se encarregava de várias tarefas. Neste contexto compreendemos a história das disciplinas escolares, que não pode fazer abstração da natureza das relações que a mesma mantém com as disciplinas vizinhas. Porém, aproximadamente a partir da Primeira Guerra mundial, estas disciplinas escolares assumiram finalidades educativas, são as iniciadoras das disciplinas e, em seu princípio, não são impostas individualmente a cada professor segundo sua especialidade.

Objeto - Religião Sujeito - Aluno Instituição - Escola   Objeto - Religião Sujeito - Aluno Instituição - Escola ... 1960 Catequese Escolar – ER doutrinal e moral (Objeto a Fé) 1970 ER Antropológico- hermenêutico - experiência 1980 Questões Religiosas, correntes espirituais, valores, viver juntos 1990/7 ER disciplinar no currículo formal – escolarização da disciplina, como área de conhecimento 2000 ... ER multirreligiosa ER interreligioso ER História das Religiões ER e a diversidade

2002 2006 2010 Escolarização do Ensino Religioso Formação do Professor a perspectiva da Ciência da Religião Ensino Religioso e a Ciência da Religião

O que ensinar ?

Ciência da Religião Aplicada ESTUDOS DE RELIGIÃO Teologia Ciências da Religião Teologia Prática (Educação Religiosa) Ciência da Religião Aplicada (Ensino Religioso) Textos Ritos Teologias Ethos Oração Sacramentos Credo Mandamentos

2013 Epistemologia da Religião Ciências Empíricas da Religião Árvore do Conhecimento 2013 Ensino Religioso e a Ciência da Religião Epistemologia da Religião Ciências Empíricas da Religião Ciência da Religião Aplicada (Ensino Religioso) Ciências da Linguagem Religiosa

Teologia Fundamental-Sistemática História da Teologia Teologia Prática (Educação Religiosa) Escrituras Sagradas

O estudo da trajetória dos saberes permite visualizar suas fontes de influências, passando pelos saberes científico e por outras áreas do conhecimento humano. São influências que contribuem na redefinição de aspectos conceituais e também na reformulação de sua forma de apresentação. O conjunto das fontes de influências na seleção dos conteúdos da qual fazem parte: cientistas, professores, especialistas, políticos, autores de livros e outros agentes que interferem no processo educativo. O resultado desta influência condiciona o funcionamento de todo o sistema didático. O trabalho seletivo resulta não só na escolha de conteúdos, como também na definição de valores, objetivos e métodos, que conduzem o sistema de ensino.

S P A SABER CIENTÍFICO SABER SER ENSINADO Orientações Curriculares; Referenciais; Parâmetros SABER ESCOLAR Livro Didático S Relação ao saber do professor (Aspectos epistemológicos e afetivos) Relação ao saber do aluno (Conhecimento prévio/ hipótese acerca do novo saber) P A Polo Pedagógico (Professor) Polo Psicológico (Aluno) Contrato Pedagógico

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO METODOLOGIA CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

Sérgio Junqueira Professor Titular Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião Doutor e Mestre em Ciências da Educação Pedagogo Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) srjunq@gmail.com www.gper.com.br