VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA

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Transcrição da apresentação:

“Diferentes atores na construção das relações na Educação Infantil” Reunião Pedagógica – 27/09/13

VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA

A COISA PERDIDA

Nos estabelecimentos de Educação Infantil estão presentes duas gerações: - CRIANÇAS - ADULTOS

Crianças: Aprendem nas interações com os demais; Têm capacidade de se concentrar desde muito cedo (interesse/envolvimento); Midiáticas Aprendem de modo diferente

Adultos: Há três tipos que convivem com as crianças: - os familiares - os professores (as) - demais educadores (as) da Unidade

Professores/demais profissionais: Trabalhar com crianças pequenas exige formação INICIAL e PERMANENTE É necessário constituir espaços de formação e reflexão que possibilitem às crianças e adultos exercitarem o papel de autores;

Há necessidade de propostas objetivas: PLANEJAMENTO e REGISTROS Tudo isso exige rapidez porque a Infância não espera

A Educação Infantil ROMPE com a lógica do Ensino Fundamental; O adulto deixa de ser o centro para compartilhar com outro adulto e com as crianças; Para que isso seja possível é preciso investir nas relações humanas e no trabalho cooperativo.

O espaço pedagógico é privilegiadamente um local de interações - das crianças entre elas (produção de cultura) - das crianças com adultos(horizontalidade das relações/experiências) - dos adultos entre si (diferentes papéis)

Todos os adultos que participam dos espaços de educação desempenham funções específicas. Compartilham práticas sociais ligadas à alimentação, ao cuidado do corpo e do ambiente; ao pertencimento a um grupo cultural, ao brincar, etc. Esses são os conteúdos da Educação Infantil, constituindo seu currículo.

O QUE ESTA IMAGEM NOS REVELA?

O que a imagem nos revela sobre as relações adulto-criança? O adulto é um importante mediador das relações que as crianças estabelecem além de apresentá-las ao mundo, vai interpretando suas ações e partilhando seus significados. Atenção, interesse, encorajamento são atitudes básicas de um educador ante as ações das crianças, fundamentais para que se estabeleça uma relação de confiança e para que se favoreça a autonomia

Os adultos sabem que descobrir e aprender são possíveis entre as interações (criança e criança, criança e adulto, criança e ambiente – espaço e materiais) É na relação entre pessoas que se criam condições para a produção de cultura Compete aos adultos construir um ambiente que propicie boas interações entre os diferentes parceiros, mediados por objetos culturais significativos

Os adultos consideram a diversidade dos modos de agir, de pensar e de sentir das crianças As interações com as outras pessoas e com o ambiente mobilizam saberes nas crianças que possibilitam que elas aprendam sobre si e sobre o mundo

Paisagem Catalã (O Caçador) : 1923/1924 Juan Miró Joan Miró (1893 – 1983): Surrealista espanhol usava tintas com exuberância infantil em rebelião alegre contra os métodos de pintura convencionais. Sua arte está cheia de absurdos maravilhosos. Frequentemente usava cores primárias e secundárias, bem como formas para transmitir um entusiasmo animado energético para a vida, além do jogo de criança

Avaliação do Encontro No encontro de hoje refletimos sobre os diferentes atores na construção das relações na Educação Infantil. Quais contribuições a reflexão de hoje traz para que você pense sobre a sua prática?

Para terminar a conversa e não encerrar o diálogo... “A docência com crianças pequenas envolve um universo rico e complexo de relações sociais e processos de constituição humana, que exige muito conhecimento por parte das professoras e organização do trabalho pedagógico” Ângela Scalabrin Coutinho- Pátio-Educação Infantil nº 35 Abril/junho 2013