I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Lideranças nas organizações educativas
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Universidade Federal de Uberlândia
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Pedagogia Universitária na Universidade de São Paulo - contribuições para o ensino de graduação? - Selma Garrido Pimenta Prof. Titular Sênior Pesquisadora.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações sobre o Estágio II
Introdução ao Serviço Social
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Transcrição da apresentação:

I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação: elementos para uma reflexão sobre contributos de reformas curriculares no processo de construção da profissionalidade docente nas Licenciaturas Diversas Kátia Ramos Universidade Federal de Pernambuco katiamcramos@gmail.com

Situando a proposta da intervenção Objetiva trazer elementos para uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente na sua relação com a qualidade da educação; Tem como pano de fundo aspectos que configuram o cenário da globalização; Congrega dados de experiências desenvolvidas no âmbito da reforma currricular das Licenciaturas Diversas na UFPE.

Iniciando uma conversa sobre a temática privilegiada A necessidade da compreensão da complexidade e amplitude da questão da qualidade da educação; O ainda recente reconhecimento da temática da profissionalização docente como um elemento constitutivo da qualidade da educação; A pertinência de considerar a gestão da sala de aula no âmbito da gestão da educação e da escola.

Situando concepções que se encontram na base da presente intervenção Qualidade da educação compreendida no contexto da dinâmica formulação, execução e avaliação de políticas; Docência como uma profissão de relações; Profissionalidade docente compreendida na dinâmica da relação qualificação-competência.

Sobre os dados considerados para compor a intervenção Reforma das Licenciaturas Diversas em geral e na UFPE em particular; Experiência de gestão partilhada da organização do trabalho pedagógico docente; Ações no âmbito do processo de reestruturação dos cursos de licenciatura e criação de novas aprendizagens.

Sobre a reforma das Licenciaturas Diversas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, cursos de licenciatura; Reconfiguração dos cursos na direção da formação do profissional docente; Construção coletiva do projeto político-pedagógico envolvendo Departamentos do campo específico e o Centro de Educação.

Eleição da própria formação como objeto de investigação e intervenção; Sobre a gestão partilhada da organização do trabalho pedagógico docente Caráter mediador da disciplina Didática possibilitando um diálogo com os conteúdos do campo específico; Eleição da própria formação como objeto de investigação e intervenção; Assunção da responsabilidade e corresponsabilidade no processo de (re)construção coletiva das atividades

Sobre ações no âmbito do processo de reestruturação dos cursos de licenciatura Potencializando atividades no âmbito do Programa Bolsas Reuni de Assistência ao Ensino; Contribuindo para um diálogo entre graduação e pós- graduação no sentido de intervir construindo conhecimento; Aproximação formação-campo profissional no âmbito da graduação e da pós-graduação.

Legitimar o caráter formador das disciplinas didático- pedagógicas; Desafios para construção da profissionalidade docente no âmbito da reforma das Licenciaturas Diversas Estabelecer um diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas didático-pedagógicas; Legitimar o caráter formador das disciplinas didático- pedagógicas; Formar um profissional docente identificado com a função de ensino.

Possibilidades de construção da profissionalidade docente no âmbito da reforma das Licenciaturas Diversas Periodização das disciplinas didático-pedagógicas em sintonia com as disciplinas específicas; Caráter de responsabilidade compartilhada das metodologias e do Estágio Curricular Supervisionado; Trabalho de Conclusão do Curso ter como objeto de investigação temáticas específicas do campo da educação.

Desafios para construção da profissionalidade docente no âmbito da gestão partilhada do trabalho pedagógico docente Assunção da responsabilidade e corresponsabilidade no processo de construção coletiva; Compreensão da sala de aula como unidade de análise em suas múltiplas determinações e implicações; Superação da ausência de interesse pela docência.

Possibilidades de construção da profissionalidade docente no âmbito da gestão partilhada Justificativa da opção por um curso de licenciatura diante do atual quadro educacional brasileiro; Estudo de temáticas que permitam uma reflexão sobre problemas educacionais cotidianos; Construção de memorial congregando o percurso de construção da profissionalidade docente, no contexto de implicações no quadro educacional.

Os dados considerados, Para além de oportunizar trazer elementos para uma reflexão sobre reforma das Licenciaturas Diversas na sua relação com qualidade da educação: – apontam para a importância de refletir sobre reconfigurações advindas de reformas que vêm revelando desafios e anunciando possibilidades na direção da qualidade da educação almejada. No mais, grata pela atenção dispensada!