Conselho Federal de Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Advertisements

1.
PLANO DE GESTÃO.
Atividades e atos administrativos
Conselho Federal de Enfermagem Il Encontro de Coordenadores de Fiscalização.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Conselho Regional de Administração
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Entidades de Classe na Enfermagem
Manoel Carlos Neri da Silva
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Estrutura Organizacional da Administração Pública
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Conselho Federal de Enfermagem
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
Ética Prof. Enfº Roger Torres
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Prof. Dr. David Lopes Neto
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Estatuto da OAB Aula 14.
Ministério da Cultura.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Gestão por competência
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Conselho Federal de Enfermagem SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO Cofen/Conselhos Regionais ITAPEMA- SC

Manoel Carlos Neri da Silva Dos Novos Tempos Cofen à Força da Mudança: a evolução administrativa do Cofen. Manoel Carlos Neri da Silva

. As Corporações Profissionais são entidades previstas em Lei Federal, com personalidade jurídica pública, sujeitas ao regime administrativo, que tem como finalidade a regulamentação, disciplina e fiscalização do exercício profissional, além de outras atividades definidas em Lei.

. Como Autarquia, o Cofen é uma entidade autônoma auxiliar e descentralizada da administração pública, sujeita a fiscalização e tutela do Estado, com patrimônio constituído de recursos próprios.

SISTEMA COFEN/Conselhos Regionais A lei é a base dos atos administrativos, de modo que não só ampara o particular, como também serve ao interesse público, visando garantir um caráter imparcial. O princípio da legalidade significa a sujeição e a subordinação às normas legais.

SISTEMA COFEN/Conselhos Regionais Segundo a CF/1988, “ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de Lei”. O princípio da legalidade é fundamental para o Estado de direito. Este princípio exige obediência a hierarquia das leis.

SISTEMA COFEN/Conselhos Regionais “ A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA (CF-1988)

Lei 5905/1973 “O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem”

LEI 5905/73 “O Conselho Federal, ao qual ficam subordinados os Conselhos Regionais, terá jurisdição em todo o território nacional e sede na capital da República Esta norma disciplina as competências do Cofen e dos Conselhos Regionais.

RESOLUÇÃO COFEN nº 421/2012 Esta Resolução aprova o Regimento Interno do COFEN e da Autarquia, constituída pelos Conselhos de Enfermagem.

RESOLUÇÃO COFEN 421/2012 O COFEN é o órgão central e normativo do Sistema COFEN/COREN’s, funcionando como tribunal superior de Ética. DA SUBORDINAÇÃO HIERÁRQUICA DO COFEN: imediato e fiel cumprimento de seus Acórdãos, Resoluções, Decisões e outros atos normativos;

RESOLUÇÃO COFEN 421/2012 O Regimento Interno também disciplina as competências do Plenário, diretoria e o funcionamento do COFEN e do COREN, respectivamente.

Os Novos Tempos no Cofen A partir de 23 de outubro de 2007, o Cofen passa por uma reestruturação administrativa, buscando a normalidade política e institucional, com a busca do reconhecimento pelos profissionais de enfermagem, organizações profissionais e a sociedade brasileira.

Novos Tempos Cofen O grande desafio é transformar o Cofen em uma organização republicana e verdadeiramente democrática.

O início de tudo foi coletivo Em janeiro de 2008, foi realizado em Florianópolis-SC, o primeiro seminário de planejamento estratégico do Cofen, que reuniu conselheiros, chefias, assessores e colaboradores. Vários programas e projetos que ainda estão em desenvolvimento, e diversos já concluidos, tiveram origem neste planejamento coletivo.

... Missão(2008): “Garantir o exercício da enfermagem, zelando pela qualidade da assistência ao indivíduo, família e comunidade, com ética e valorização profissional.” Visão(2008): “Ser referência em administração pública para os conselhos de classe”

... Posicionamento estratégico(2008): “Utilizar ferramentas e mecanismos capazes de melhorar a gestão do Cofen, tendo como estratégia a contratação de pessoas capacitadas e motivadas, buscando ser referência nacional em administração pública junto aos conselhos de classe”

Novos tempos Cofen Uma das primeiras medidas adotadas foi a reforma organizacional, para tirar a gestão da informalidade e a implantação de normas e rotinas compatíveis com uma Autarquia pública.

O Cofen de ontem e de hoje A estrutura organizacional do Cofen, foi definida pelas Decisões nº 001 e 006, de novembro de 2008 e atualizada pela Decisão Cofen nº 002 de 2009. São estabelecidas as bases para uma nova cultura organizacional. Novas normas e procedimentos são implementados.

Novos tempos Cofen As prioridades foram definidas: convocação de empregados públicos concursados; reestruturação das licitações públicas, com a implantação do pregão como a principal modalidade de licitação; implantação do sistema de liquidação de despesas, em consonância com a Lei 4320; planejamento estratégico e investimento em capacitação dos servidores.

É preciso inovar O Programa de apoio e fortalecimento institucional é a base para novas relações entre o Cofen e os Conselhos Regionais. Com a edição do novo Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem, consolida-se a democracia no seio do sistema Cofen\Conselhos de Enfermagem.

E a força da mudança continua... Iniciamos a operacionalização do termo de parceria com o MEC. Apoiamos decisivamente a atividade fim de fiscalização, com a criação da CTFIS, do SENAFIS e do ECOFIS e os projetos do COREN-Móvel e mais fiscalização.

E a força da mudança continua... Inauguramos o Museu Ana Neri e realizamos o I Seminário Nacional de História da Enfermagem. Lançamos a revista Enfermagem em Foco e reestruturamos o Portal Cofen. Realizamos quatro CBCENF´s, consolidando o caráter científico do evento.

E a força da mudança continua... Lançamos a campanha pela qualidade no ensino de enfermagem do Brasil. A pesquisa do perfil da enfermagem encontra-se em execução, em convênio com a Fiocruz. Realizamos cinco Seminários Administrativos e os cursos regionais de instrução e julgamento de processo ético

E a força da mudança continua... O arcabouço legislativo foi aprimorado, com a edição de novos instrumentos normativos e revisão de outros, melhorando a regulação do exercício profissional e as atividades fins dos Conselhos de Enfermagem. Combatemos a inadimplência com o programa REFIS e descentralizamos os procedimentos de inscrição, registro e cadastro.

E a força da mudança continua... Campanhas publicitárias foram realizadas e a articulação política em prol da aprovação das 30h para a enfermagem, foi implementada. No plano interno, investimos em média R$ 252.341,00 por ano em capacitação profissional, aprovamos o PCCS e criamos o auxílio saúde para os empregados públicos do Cofen, além de termos reajustado os salários com ganho real.

E a força da mudança continua... Investimos ainda na estruturação da sede administrativa em Brasília, dotando de melhores condições de trabalho, com sistema de ar condicionado, novos móveis e reestruturação do espaço interno. O concurso público foi realizado, para suprir a deficiência de pessoal.

E a força da mudança continua... O Cofen também não esqueceu da responsabilidade social, apoiando a ONG anjos da Enfermagem, na implantação do projeto Educação e Saúde Através do Lúdico, EM 16 Estados. Também participamos ativamente da campanha pela aprovação da Lei da ficha limpa.

... Para o ano de 2012 está previsto o lançamento do programa de educação permanente do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

A força da mudança A política participativa e democrática consolidada pela atual gestão, superou o caráter centralizador e autoritário que dominava a organização. Buscamos sobretudo consolidar a esfera pública de decisão, fortalecendo os princípios legais e o controle social, dando um novo rumo ao Cofen.

A força da mudança Diversas outras atividades, projetos e programas estão em andamento no Cofen e nos Conselhos Regionais. O maior patrimônio alcançado pelo Cofen é o TIME COFEN, integrado por empregados públicos, conselheiros, assessores e colaboradores. Este time é o grande responsável pelo sucesso do Conselho Federal de Enfermagem.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN OBRIGADO nericoren@gmail.com manoelneri@hotmail.com