O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Localização de Empresas
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Estudo de Mercados.
Planejamento Estratégico de Marketing
ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Análise do ambiente de marketing
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento Estratégico
Logística e Gerenciamento da
SETORES DA ECONOMIA.
Ambiente.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Administração de e-Business
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Profª. Selma Maria da Silva
Equipe de Gestão.
Cadeia de Valor.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Cadeia de Valor.
Estratégia de Operações
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Planejamento Estratégico
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Repensando a Logística
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
NME – Novos Modelos de Empresas
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
As Cinco Forças Competitivas
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Logística e Gerenciamento da
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Gestão da Tecnologia da Informação
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Origens e bases do mundo global.
Estratégia Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Cadeia de Valor.
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Roberto Zurli Machado Chefe do Departamento de Telecomunicações 30 de maio de 2003 Florianópolis Banco Nacional.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS Prof. Cristiano José Cecanho Gerência de tecnologia

Objetivos Tecnologia de processo. Compreender como fatores presentes no ambiente geral afetam as empresas e como estas reagem a eles. Para que serve comércio, negócios eletrônicos e sistemas de informação. O papel da informação em contextos empresariais.

Tecnologias O mundo é transformado por algum tipo de tecnologia de processo, seja este humilde ou um sistema complexo automatizando fábricas e organizações na sociedade. Em engenharia de produção a tecnologia de processo auxilia nas necessidades impostas pelo mercado, ou para trazer vantagem competitiva.

Tecnologia de processo São as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais e informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. Alguns exemplos: Fax. Computadores. Meios de transporte. Máquinas ferramentas. Entre outras.

Fatores presentes em um ambiente Competição. Regulamentação (desregulamentação). Globalização. E-Bussiness.

Competição O fator competição exige das empresas maior esforço para fornecer vantagens a seus clientes na compra de seus produtos. Exemplo: serviços de telefone celular: O que tem em comum as empresas abaixo? Telesp Celular Embratel Telemar Telecom Brasil

Competição Este fator força as empresas a uma constante queda de braço, ou para manter, ou para almejar a liderança de um setor de produto ou serviço. A busca por melhorias produtos e serviços prestados deve ser contínua. Manter clientes e conquistar novos é o objetivo principal deste fator.

Regulamentação Governo e fontes não governamentais são responsáveis por: Regras de negócio Regulamentos gerais Impostos Estes fatores podem alterar significativamente a forma de atuação de uma empresa. Exemplo: bancos.

Regulamentação Um banco deve seguir todas as regras e leis aplicáveis ao setor bancário no Brasil, ou seja, leias que estipulam limites para taxas de juros em financiamentos diversos. Uma seguradora atua na mesma perspectiva, ou seja, deve seguir todas as leis brasileiras sobre seguros, inclusive ao devolver nos produtos.

Desregulamentação E o que é desregulamentação? Processo de afrouxar as leis e regras governamentais sobre as formas de operação dos negócios. Exemplo: privatização de diversos setores do governos: telefonia, pedágios e usinas hidrelétricas.

Globalização Processo de crescente interligação e interdependência entre as economias nacionais. Tem aspectos econômicos, sociais e culturais. Em um ambiente globalizado, os clientes, os fornecedores, os sócios, ou os concorrentes de uma empresa podem estar situados em países diferentes. Exemplo: carros, motos e máquinas fotográficas.

Globalização Fatores como este, fazem com que empresas como a Ford invistam a faixa de U$ 2 bilhões de dólares em outros países, na construção de novas montadoras. Por exemplo, em Camaçari, no estado da Bahia foi criado um complexo industrial da Ford, visto a quantidade de consumidores destes veículos no país. Por que no Nordeste? A Ford e seus fornecedores compreendem as necessidades de seus clientes, pois ficando no Brasil podem ofertar melhor design, qualidade e preços competitivos.

Globalização: Razões Pode haver um mercado maior para seus produtos e serviços em outras partes do mundo. Determinadas partes do mundo são atrativas por causa das projeções de crescimento de suas populações e rendas pessoais. Colaboração em nível mundial pode colocar as organizações em contato com empresas de maior experiência, conhecimento ou nível tecnológico.

Globalização: resultado Tudo isso provoca: Baixo custo de mão de obra; Incentivo de se estabelecer em outros países; e Desenvolvimento de parcerias.

A globalização seria cômica se não fosse trágica: Uma princesa inglesa e seu namorado egípcio viajam em um carro alemão dirigido por um motorista dinamarquês que encheu a cara com whisky escocês sendo perseguidos em alta velocidade por fotógrafos italianos, pilotando motos japonesas. O carro bate em um túnel francês e a princesa é atendida por um médico brasileiro. Ela morre e seu corpo é levado para a Inglaterra.

E-Business O que é? O uso de sistemas de informação e recursos tecnológicos para apoiar atividades de negócio que ocorrem com parceiros internos e externos.

E-Business interno Uso de sistemas de informação por pessoas da organização para apoiar as tarefas internas e as atividades necessárias para realizar seus trabalhos. Exemplo: PRODESP e sistema acadêmico.

E-Business externo Uso de sistemas de informação pela organização em suas interações com parceiros fora da organização: Clientes. Fornecedores. Sócios. Governo. Exemplo: Lojas virtuais.

Exercícios Para cada empresa abaixo, analise o impacto dos quatro fatores, evidenciando o de maior relevância para seus negócios: Transporte Educação Metais e Minas

Exercícios 2. Quanto a competição avalie as indústrias a seguir: Seguro Bancos Linhas aéreas Imóveis Alimentos

Exercícios 3. Dentre os nichos a seguir, pesquise empresas que sofreram maior impacto da globalização: Linhas aéreas Bancos Telecomunicações