O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Advertisements

1.
A criança é a música.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
Relação Professor - aluno
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programas sociais para a infância
DIVERSIDADE E VALORES:
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
LEILÃO DE JARDIM.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
A vida que é uma Construção!
Oficinas Psicopedagógicas
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS 2013 “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Inquietações, indagações,
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Síndrome de Down Ensino Regular Deficiência Visual Déficit Intelectual Paralisia Cerebral IDOSO.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
CRAS – Areias Equipe : Angélica – Sofia – Nayara – Luciene – Pedro – Alessandra – Marlene – Cida – Hugo – Edna – Helia.
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Atuação dos agentes de Controle Social
INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Lemas “O amor é o motivo, mas a justiça é o instrumento.”
A dança, combinada a outras atividades simples promovem esse resgate de nós mesmos, despertando a criatividade e amorosidade para conosco e com os outros.
vídeo
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas, com ações voltadas para um programa de responsabilidade social comunitária, direcionadas para crianças e adolescentes acolhidos em instituições no Distrito Federal. Conceito

Taguatinga Conceito O IMV caracteriza-se pela construção de atividades psicopedagógicas baseadas na interação social entre estudantes do ensino médio e crianças/adolescentes acolhidos em instituições visando o desenvolvimento mútuo do binômio autonomia – responsabilidade comunitária.

Quebra de Preconceitos Convivência comunitária Objetivos Quebra de Preconceitos Redes Sociais Convivência comunitária Troca de experiências Responsabilidade Social

Etapas Palestra Inicial Os estudantes são convidados a participar do Programa e os interessados se inscrevem com autorização dos pais.

Etapas Reunião de Estudos São apresentados temas como: Convivência Familiar e Comunitária Medidas de Proteção; Acolhimento Institucional; Reintegração; Adoção; Etapas

Etapas Oficinas Contação de História A contação de história é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é um passaporte para escrita, pois desperta o senso crítico e principalmente faz a criança/adolescente sonhar.

Etapas Oficinas Confecção de Mandala A mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Significa círculo e serve como instrumento para o desenvolvimento pessoal, pois trabalha a criatividade, a concentração e a meditação. Foi escolhida para ser trabalhada terapeuticamente no desenvolvimento das atividades do programa.

Etapas Oficinas Atividades Circenses O professor trabalhou vários movimentos; rolamento, paradas de mãos, estrela. Construiu com os estudantes objetos necessários à prática malabarística utilizando materiais de baixo custo e até mesmo recicláveis . Estas atividades revelam e estimulam o companheirismo, a criatividade e o engenhismo dos participantes neste processo.

Etapas Atividades de Interação Jogos Cooperativos Os jogos Intensificam as situações de cooperação, altruísmo, cuidado com o próximo, zelo, planejamento em equipe, comunicação, liderança compartilhada, diálogo grupal, apoio mútuo, confiança, despertar a atenção, o tempo de reação, estimulam o raciocínio rápido, o lúdico, o elogio e a promoção de valores neles e nos participantes.

Etapas Atividades de Interação Musicalização A música desenvolve a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção e o respeito ao próximo

Etapas Atividades de Interação Passeios Culturais Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da percepção criativa das crianças e dos adolescentes que, a partir dessas vivências, estimulam a imaginação, a sensibilidade e se sentem mais felizes.

Etapas Atividades de Interação O afeto é sempre priorizado nos encontros do programa, pois é o elemento que motiva o interesse pelo conhecimento. Por meio do afeto, a criança e o adolescente adquirem as condições necessárias para sentirem seguros e protegidos. Etapas Afeto

“... e há que se cuidar do broto para que na vida dê flor e frutos” Milton Nascimento Afeto

Opinião dos Estudantes sobre o Projeto Com relação à capacitação para participar do projeto, quanto você sentiu-se preparado? Resultados

Opinião dos Estudantes sobre o Projeto Com relação às atividades desenvolvidas esse ano, qual você demonstrou mais interesse? Resultados

Opinião dos Estudantes sobre o Projeto Escreva uma palavra ou mais que represente o que o projeto significou para você? Resultados As palavras mais mencionadas foram: Aprendizado Amor Alegria Carinho

Resultados Opinião dos Estudantes sobre o Projeto Você continuará participando do projeto em 2014? Resultados

Opinião dos Estudantes sobre o Projeto Alguns depoimentos: Resultados “Momentos para esquecer dos problemas e transmitir e receber carinho.” Irmão Mais Velho “Oportunidade de ajudar a comunidade onde convivo.” Irmão Mais Velho “Satisfação, alegria e pura felicidade.” Irmão Mais Velho

Opinião da equipe Técnica e mães sociais Dê uma nota de 0 a 5 para as mudanças de comportamento percebidas nas crianças/adolescentes após o início do projeto: Resultados

Vídeo Vídeo