Danilo Fábio Ivan Keila Renato

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Transcrição da apresentação:

Danilo Fábio Ivan Keila Renato Sistema Varejista Danilo Fábio Ivan Keila Renato

1. Introdução ao Varejo de Alimentos 5,3 % do PIB brasileiro em 2006; R$124,1 Bilhões movimentados em 2006; Pequenos e Médios varejistas correspondem à 66% do setor do varejo de alimento; 3 Grandes Players: Companhia Brasiliera de Distribuição (Pão de Açúcar); Grupo Carrefour; Wal Mart Brasil;

Varejo Alimentos

2. Grupo Pão de Açúcar (CBD) Maior grupo varejista do Brasil; Faturamento de R$26, 233 bilhões; Market Share: 13,2%; Bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem, Sendas, Assai e Ponto Frio, Postos de Combustível e Farmácias; 603 lojas distribuídos em 15 Estados; 19 centros de distribuição; 67 mil funcionários diretos; 4 Marcas Próprias: Taeq, Qualitá, Casino, Club de Sommerliers

Mapa de Lojas

3. Fatores Chave do Setor Varejista Cadeia Supply Chain; Localização das Lojas e Centros de Distribuição; Alta diversidade e qualidade de produtos; Preços competitivos; Sistemas integrados de TI; Tamanho da empresa/grupo; Atendimento ao cliente; Saúde financeira estável; Publicidade e Propaganda diferenciada;

4. Matriz Impacto x Grau de Incerteza 1 Cadeia Supply Chain 2 Localização das Lojas e Centros de Distribuição 3 5 Diversidade e Qualidade de produtos Sistemas integrados TI 4 Preços competitivos 8 Saúde financeira estável 7 6 Tamanho da empresa/grupo Grau de Impacto Atendimento ao cliente 9 Publicidade e Propaganda diferenciada Grau de Incerteza

5. Características e Tendências Clientela Características: Tendências: Clientela (+); Ambiente Social (+); Ambiente Tecnológico (+) Ambiente Jurídico (-); Concorrência (+); Ambiente Econômico (+); Ambiente Político (-); Ambiente Físico (-);

6. Análise SWOT Forças: Poder de barganha; Ampla estrutura de TI; Cadeia Supply Chain; Bandeiras fortes; Marcas próprias Localização das lojas; Atendimento Segmentado por marcas; Investimentos de médio e longo prazo;

6. Análise SWOT Fraquezas: Altos custos de manutenção e despesas; Acordos leoninos com fornecedores; Cultura Familiar; Burocracia e Processos Internos;

6. Análise SWOT Oportunidades E-commerce; Compra de outros grupos; CRM mais atuante (fidelização);

6. Análise SWOT Ameaças Concorrentes Wal Mart e Carrefour; E-commerce; Sistema transportes nacional; A conveniência das Lojas de bairro; Possibilidade de venda do Carrefour;

Análise SWOT Forças: Fraquezas: Ameaças Oportunidades Poder de barganha; Ampla estrutura de TI; Cadeia Supply Chain; Bandeiras fortes; Marcas próprias Localização das lojas; Atendimento Segmentado; Invest. médio e longo prazo; Fraquezas: Altos custos de manutenção e despesas; Acordos leoninos com fornecedores; Cultura Familiar; Burocracia e Processos Internos; Análise SWOT Ameaças Wal Mart e Carrefour; E-commerce; Conveniência das Lojas de bairro; Possibilidade de venda do Carrefour; Oportunidades E-commerce; Compra de outros grupos; CRM mais atuante (fidelização);

7. Matriz Importância x Desempenho ADEQUADO CUSTO COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO DESEMPENHO QUALIDADE FLEXIBILIDADE INSUFICIÊNCIA IMPORTÂNCIA REDUZIDA ALTA

8. As 5 Forças de Porter Força Média Força Insignificante Força Segundo Porter a atratividade de um setor é determinada pela sua rentabilidade. as regras da concorrência estão definidas em cinco forças competitivas: A entrada de novos concorrentes no varejo de alimentos é relativamente fácil, possibilitando iniciar uma atividade de pequeno porte, porém com várias dificuldades para ampliá-la aos poucos. Uma grande rede para entrar no mercado brasileiro precisaria de um alto investimento e longo período para estabelecer a sua marca. Um opção rápida, mas também de alto investimento seria a compra de um dos 3 grandes. Os produtos substitutos são identificados por sua capacidade de desempenhar a mesma função que outro no setor de atividade. Novas tecnologias de automação poderiam gerar um tipo de serviço, mas levaria um bom tempo para ameaçar a cultura do consumidor brasileiro que na sua maioria considera ir ao supermercado um “programa de família ou amigos”. O poder dos compradores (clientes) faz as empresas reduzirem em seus preços, conseqüentemente suas margens, diminuindo a rentabilidade do setor e aumentando a rivalidade entre as empresas concorrentes, além de influir sobre os custos das empresas do setor ao exigirem produtos com mais qualidade ou serviços mais caros. Slogan cobrir oferta. Forncedores praticamente não tem força na negociação com os grandes, inverso acontece com os pequenos supermercados. A rivalidade entre os concorrentes que acontece em um determinado setor de atividade é demonstrada pela disputa de posição no mercado em que atuam. Exemplo gráfico Market Share PAC / Carrefour. Força Insignificante

9. Cadeia de Valores

10. Estratégia Fortalecer a competitividade das bandeiras. Aumentar as vendas de comércio eletrônico para 4,5% das vendas totais em 2010. Expandir a participação de Não-Alimentos para 34% do faturamento bruto. Dobrar a participação de marcas próprias de 5% para 10%. Intensificar o crescimento orgânico com a inauguração de 150 lojas até 2010 (crescimento médio de 7% ao ano da área de vendas). Intensificar a busca por maior eficiência operacional. Investir na atração e retenção de talentos na Companhia, em linha com as diretrizes de Recursos Humanos.

11. Vantagem competitiva Marcas próprias TI Cadeia de Suprimentos Financeira Itaú CBD Ferramentas de Gestão Conhecimento do consumidor (CRM) Certificações Inovação (eco loja, loja hi tech, atendente de vinho, clube dos someliers)

12. Conclusão Diretrizes em alinhamento com tendências Força das fusões e aquisições Manutenção do multiformato de lojas e segmentos da população atendidos