M e i o a m b i e n t e V I D A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

As primeiras sociedades produtoras
O Mundo Depende de Ti e de Mim!!
As conseqüências do avanço da cana
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Dej- Departamento de estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof:
Curiosidades Alimentares
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Alimentação Equilibrada
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
-Relato de uma Experiência-
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
É UM BEM DA NATUREZA INESGOTÁVEL ?
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Alimentação.
A importância da Biodiversidade
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Aspectos Nocivos da Pecuária Moderna
Atividades do campo.
Conservação de Energia
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
NEP KIRANA LACERDA Trabalho elaborado pelo Prof.WILMAR.
A Água e a Biodiversidade
Bovinocultura: uma tendência global e seus rebatimentos no Brasil
Mandioca.
Seminário Comércio Internacional
O Planetinha Amarelo.
O MILAGRE DOS ALIMENTOS VERDES
Cuidando do coração.
PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PECUÁRIA BOVINA BRASILEIRA
Limite da Capacidade Fotossintética
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Ecologia.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Que tal 02 minutos do seu tempo,
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
Búfalo, o OURO negro.
Comer bem, para viver melhor!
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
Que tal 2 minutos da sua vida só para cuidar da sua casa - o nosso mundo...
Caça Controlada Rildo Silveira Created by
Interdependências e Ganhos de Comércio
Adequação ambiental da propriedade rural
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
Foto: Rildo Silveira Consumo de Carne e Proteção do Meio-Ambiente Adaptado de Natürlich Vegetarisch e EarthSave Magazine (Primavera 2000) Fonte: TAPS.
Bem-vindo(a).
Fast Food Saudável.  Originado no sul da Califórnia na década de 40, os drives-ins tinha e intenção de oferecer comodidade aos motoristas que procuravam.
5 motivos do Vegetarianismo
Agroecologia.
UNESP IBILCE – São José do Rio Preto
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
SuperPastoreio As características originais do solo são destruídas através da pressão excessiva dos animais sobre vegetação;
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
Reeducação Alimentar Consciente.
Pegada Ecológica.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
USO IRRACIONAL DESTE RECURSO
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Europa: espaço agropecuária
Bubalinocultura MGA.
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 A reflexão a seguir está dividida em três pontos: 1. A boa criação de Deus 2. A ação humana (para destruir e preservar)
Transcrição da apresentação:

M e i o a m b i e n t e V I D A

BUFALO e o Meio Ambiente Ecologicamente viável

Bom para o coração Ótimo para o paladar Bom para o bolso Custo de Produção 20% Menor Bom para o coração 40% Menos colesterol Bom para o meio-ambiente Atrela-se a Cadeia Alimentícia Ótimo para o paladar

Suas fezes servem de alimento aos peixes Suas fezes servem de Segundo a FAO (órgão da ONU) o búfalo é o animal mais ecológico do mundo do jeito que é criado na Ìndia . . . (Do livro “The Husbandry and ealth of. The Domestic buffalo) Suas fezes servem de alimento aos peixes Suas fezes servem de Alimento aos peixes Suas fezes servem de Alimento aos peixes Rio da Prata – Bonito/MS.

O búfalo se Atrela a Cadeia Alimentar Nos locais onde se banha para se refrescar, deixa suas fezes prenhas de microrganismos, que servem de alimento a várias espécies de peixes (Fonte: Embrapa da Amazônia Oriental, que recomenda a consorciação com piscicultura) Convive com o meio-ambiente sem alterá-lo, desde que não haja superlotação de indivíduos. Aliás, é a superlotação de seres humanos no mundo, que é a causa da destruição do nosso planeta. Atacar os efeitos como fazem os ecologistas, nunca se resolverá o problema ambiental. A solução é o controle da natalidade do ser humano.

BUFALO - um parceiro da ecologia Alimenta-se de forrageiras nativas e mais fibrosas. Logo, a necessidade de substituição de pastagem natural por outra mais nobre só em casos especiais. Enfim, o búfalo é uma espécie mais rústica de bovino, menos exigente em termos de alimentação e menos contaminada por agrotóxicos.

O búfalo sobrevive bem em lugares alagados, mas, se dá melhor no alto e em pastagens nobres

Em locais quentes, como cerrados com pastagem nativa, eles se dão muito bem. Este é o cerrado brasileiro, que pode servir de pastagem ecológica a búfalos

Também em locais frios, sua produtividade é muito boa

Não se produz alimento sem agredir o MEIO AMBIENTE Não se produz alimento sem agredir o MEIO AMBIENTE. Bubalinocultura nem tanto. Durante a vida um ser humano consome em média 30 toneladas de alimento. Nasce + 01 ser humano. Só para sua alimentação milhares de plantas nativas são substituídas por outras. Para dar de comer ao mundo, toneladas de agrotóxicos contaminam o lençol freático, comprometendo todo complexo da biodiversidade. Brasil em 1970 = 90 milhões de habitantes.; Em 2004 = 180 M. e em 2050 seremos 270.000.000 (IBGE) Mas, com relação ao búfalo há diferenças marcantes. Ele tem as mesmas doenças de outros bovinos, porém, em menor escala. O fato de ser mais rústico, dispensa muitos remédios, bem como, desmatamento de várias espécies de vegetação nativa. Logo, é o bovino ideal para a produção orgânica.

Búfalo significa menos agressão ao meio ambiente Aqui no Brasil, se no lugar de 200.000.000 de bovinos tivéssemos só búfalos, o panorama ecológico seria outro bem diferente. Ou seja, mais de 50% dos cerrados e várzeas destinados a pecuária, ainda estariam intactos, pelo fato de não haver muita necessidade de substituição das pastagens naturais ou ecológicas pelas forrageiras mais nobres. Segundo previsão dos “experts”, com o desmate no ritmo atual, até o ano 2030 todo cerrado brasileiro serão terras lavradias transformadas em agricultura.

Sua flora ruminal é o dobro em relação a outro bovino Isto resulta em mais proteína com menos alimento = menos terra cultivada Conversão alimentar - comparativo: Quanto se consome para produção de 01 kg. de peso vivo (PV) ??? Espécies de gado bovino Consumo de matéria seca Qual deles precisa mais? Holandês 13 kg. 44,4% Búfalo 09 kg.

O búfalo tem maior poder conversor do alimento em proteína; Conclusão, Tendo em vista que: O búfalo tem maior poder conversor do alimento em proteína; E sua carne tem 11% a mais de proteína em relação a similar, Logo, uma área menor de pastagem resulta em uma produção maior de alimento. Assim sendo, somente levando em conta 11% a mais de proteína, 17 milhões de hectares de matas nativas ainda estariam em pé, se no lugar de outros bovinos tivéssemos búfalos. Isto é, nossa pecuária depende de 172,333 milhões de hectares p/ produzir x de proteína (IBGE-2006). Se tivéssemos búfalos estaríamos produzindo o mesmo montante em área menor.

Que tal este bicho para o Pantanal ?

. . . para o P A N T A N A L ? Um bovino, que se atrela a cadeia alimentícia. Não é maravilhoso para o Pantanal um bovino, cujas fezes tenham microrganismos, que deixadas nos lagos e rios onde se banha, serve de alimento a várias espécies de peixes ? (Fonte Embrapa da Amazônia Oriental)

ninguem consegue apagar. QUEIMADAS – O Inimigo nº 01 do meio ambiente nos cerrados e varjões. Nas pastagens nativas onde o búfalo pastoreia, fica mais fácil controlar as queimadas, pois, como se alimenta de plantas nativas, estas não se desenvolvem a ponto de formar aquela macega, que quando pega fogo ninguem consegue apagar.

É um bovino inigualável em termos de precocidade e ganho de peso, a ponto de superar qualquer cruzamento industrial. Alem do mais, o búfalo não vive intoxicado de remédios e hormônios. Tem as mesmas doenças do boi, mas, em menor escala. Uso de vermífugos (pesticida venenoso) em búfalos, somente nos dois primeiros anos de vida. Depois adquire imunidade. O barro onde se deita é o remédio natural para combater os ectoparasitos

Mas, não é só isso. Lá no Pantanal, as piranhas devoram os tetos das vacas, mas, o búfalo, cujo couro, por ser mais grosso, é menos danificado pelos espinhos. Consequentemente, é menos atacado pelas piranhas . (Fonte: Inst. Agropec. de Campinas) É mais do que isto, chega a ficar até dois minutos a dois metros de profundidade se alimentando, inclusive de forrageiras rejeitadas pelo boi (Fonte: Embrapa da Amazônia Oriental)

No Pantanal, se o pecuarista não matar a onça, esta mata o seu bezerro com certeza. Mas, o búfalo não perde um filhote para onça, pois, aprendeu a se defender até do leão na África, local de origem. Logo, não há necessidade de eliminar o felino no criame de búfalos.

E o índice de mortalidade, então. É muito menor em relação ao do boi E o índice de mortalidade, então? É muito menor em relação ao do boi. Em terra firme 2,5% para 4%. Em terras alagadas na razão de 4% para 12% (Fonte Instituto Agrário de Campinas) . . . para o Pantanal?

. . . p/ o Pantanal? É... Estamos falando daquele animal recomendado pela FAO após a segunda guerra mundial, pelo fato de ser o mais ideal para mitigar a fome que rondava o nosso mundo e por ser o animal mais pacifico que serve o homem (Fonte – ONU). Para se ter uma idéia, 12.000.000 de pessoas poderiam estar recebendo 200 gramas de carne diariamente de graça e por tempo indeterminado. apenas levando em conta os 20% menor no custo de produção em relação a outros bovinos abatidos anualmente só no Brasil, que é na ordem de cinco milhões de toneladas (ano base 2003 – IBGE - carcaça aproveitável).

. . . para o Pantanal? Mas, não acabou ainda. Qual seria o impacto na saúde dos consumidores desta proteína considerada light pela Universidade Federal do Pará.? Basta dar uma olhadinha na revista Veja edição dezembro 2003. Lá está a estatística de óbitos marcada pela alta porcentagem de mortes (35%) prematuras oriundas de doenças cardiovasculares e diabetes.

Pena que esses nossos irmãos perderam suas vidas prematuramente. Poderiam ter vivido muitos anos a mais, se no lugar da carne de boi tivessem se alimentado de um produto light, como é a carne bubalina. COMPARATIVOS: 55% menos calorias, 40% menos colesterol, 11% mais proteínas 10% mais minerais em relação a do boi. Menos colesterol até do que o frango e peru (Fonte UFPA) DO SIMILAR

Mas, porque não se alimentaram de búfalos se tem o mesmo sabor da carne de boi e possui toda esta superioridade em termos de qualidade? - Porque 99% dos brasileiros desconhecem as vantagens do búfalo para a saúde, meio ambiente e economia. No dia em que o consumidor tomar conhecimento da importância desta proteína light para sua saúde, procurará por ela junto as casas do ramo. O varejista tendo em vista a procura buscará esta mercadoria até o fim do mundo para coloca-la a venda

Quando isto acontecer, a carne bubalina será mais valorizada que qualquer outro bovino. Aliás, isto já ocorre em países do primeiro mundo, onde o produtor vende o búfalo pelo dobro do preço em relação ao do boi e até o triplo, como ocorre na Itália com o leite da búfala em relação ao da vaca (Fonte Associação de Criadores de Búfalos da Inglaterra)

Na Rússia após o vazamento da Usina Atômica de Chernobil, o leite de búfala foi o alimento que eliminou mais rapidamente os resíduos tóxicos da radioatividade. Junho/2007 Panes em usinas elevam temor quanto à energia nuclear                                                 Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Energia atômica: futuro com muitos riscos  No ano passado, um segundo Chernobil quase aconteceu na Suécia. Na Alemanha, Brunsbüttel foi desligada e, no Japão, um terremoto provocou irradiação. Casos isolados ou cotidiano nas quase 400 usinas atômicas do mundo?

Vale a Pena Saber: Depois do peixe, a carne de búfalos, é o alimento que mais possui Ômega 3, indispensável ao aparelho cardiovascular. ÁCIDO LINOLÉICO - contra radicais livres e doenças degenerativas, você encontra no leite da búfala (Fonte - UFBrasilia)

O Búfalo e o Meio Ambiente O Búfalo, por ser mais rústico que outro bovino qualquer é um animal ecologicamente sustentável. Isto é, fica mais fácil para se evitar agressão ao meio ambiente, quando se cria um animal que se alimenta daquilo que a terra produz sem a intervenção humana. Assim sendo, quando se alimenta de pastagens naturais, inclusive forrageiras de baixa qualidade, rejeitadas por outros bovinos é sem dúvida uma grande vantagem para o meio ambiente.

Búfalo no Vale do Guaporé Exemplo do retro citado está no Vale do Guaporé (RO), onde foram soltos alguns búfalos há algum tempo. Lá não houve desmate, substituição da vegetação nativa ou uso de agrotóxico para sua sobrevivência. Hoje lá estão eles em número superior a 5.000 reses. Qualquer outro bovino nas mesmas condições, devido a falta de vermífugo (pesticida venenoso) e alimento nobre, o resultado teria sido a exterminação de todos.

B Ú F A L O: 9 = 10 Isto é, a carne bubalina tem 11% a mais de proteína em relação ao boi ou outro bovino. Isto foi pesquisado e provado cientificamente pela UFPA e outros organismos internacionais. Logo, 09 Kg. de carne bubalina equivale a 10 Kg. da carne de boi em termos protéicos. (pq. tem 11% a + de proteína – (UFPA)

Vale a Pena Saber: Concluindo: A carne bubalina, além de ter o mesmo sabor, é mais saudável e mais nutritiva que a do boi. O mesmo ocorre com relação ao leite; Ou seja, gastos e consumos menores, resultando em mais substâncias nutritivas, cujas consequências são as vantagens para economia, saúde e meio ambiente.

Vale a Pena . . . Comparativo O leite da búfala, além de possuir 59% a mais de cálcio, 47% mais de fósforo que o leite da vaca, também possui outras propriedades interessantes, como um teor de 30% mais baixo de colesterol (Fonte UFPA ) Sabia que, com a mesma quantidade de leite de búfala se produz quase o dobro de queijo em relação ao similar? Comparativo 18% 9% Leite de Búfala 11% 3,8% Leite de Vaca Gordura Matéria Seca

Sabia que a carne bubalina é light?:

Você precisa dele Ecologicamente viável . . . sim Ele precisa de você

Veja também mais duas séries correlatas: O búfalo na economia 2ª parte O búfalo na saúde 3ª parte Basta solicitar a bubrasil@terra.com.br Afins Lista de discussão sobre búfalos Mensagens enviadas pelos membros do grupo Associações (Sites Oficiais) Associação Brasileira de Criadores de Búfalos Associação Sulina de Criadores de Búfalos Associação Argentina de Criadores de Búfalos Associação para Produção e Desenvolvimento do Búfalos na Argentina Em Espanhol Associação Colombiana de Criadores de Búfalos www.bufalos.org - Paraguai Criadores Fazenda Santa Izabel Paraíso dos Búfalos em Mojú - PA - Brasil Sitio da Ingaí Búfalos Murrah Leiteiros em SP - Brasil Jafarabadi da Boa Vista Site da raça Jafarabadi - Jonas Camargo Assunção - SP - Brasil Antônio P. Faciola Aluno de zootecnia da Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil Fazenda Panorama   Criação de búfalos Mediterrâneo para corte do Rio Gde do Sul-Brasil Agricola La Pisana   Fazenda de Búfalos na Itália Buffalo Milk   Fazenda de Búfalos na Inglaterra (inglês) Water Buffalo for sale Fazenda de Búfalos nos EUA (inglês)  www.kakuri.com.br Faz – Pará – BR. SEMEM: Co.F.A Centro de I.A Buffalo Mediterraneo www.cofa-it.com Italy -  - Sospiro. 26048 Cremona Ph.39-0372-621544 - e.mail:casalia@tin.it Cofa Brasil : e-mail: dorival@cofabrasil.com.br