Estudo sobre Localização das Instalações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
Projeto - Plano de Negócios
Organização e Técnicas Comerciais
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Gerenciando o marketing
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
FUNDAMENTOS DE MARKETING
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Disciplina: Administração Mercadológoica
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Logística e Gerenciamento da
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
Marketing de Varejo.
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Profª. Selma Maria da Silva
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Administração de Marketing
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
MÓDULO X Distribuição (Praça)
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Atividades de uma agência de Comunicação
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Empreendedorismo ________________________________________
Estratégias de Ponto Aula 10.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Canais de distribuição
DISTRIBUIÇÃO.
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
III Marketing Best Business lançando FIXADOR DE MOTO NA CARRETA.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Administração de Atacado, Varejo e Logística
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Transcrição da apresentação:

Estudo sobre Localização das Instalações

LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE MANUFATURA Fatores Qualitativos: Infra-estrutura Local Pode ser dividida em Institucional (flexibilidade) e de Transporte. Educação e Qualificações do Trabalhador Requer uma mão-de-obra com formação especializada. Investimento e T&D. Exigências de Conteúdo do Produto Indicam que % mínimo deva ser fabricado no país. Repasse de tecnologia. % de Empregos para os habitantes locais. Estabilidade Econômica e Política Necessidade de se estabelecer níveis de confiança em relação a Política e Economia locais.

B) Fatores Quantitativos: Custos com Mão-de-Obra Verificar os custos envolvidos na contratação, manutenção e demissão dos empregados. Conhecer e analisar as leis trabalhistas do local. - Custos de Distribuição Analisar os custos envolvidos com os modais de transporte. Requer uma avaliação do Lead time (tempo de suprimento) para com seus fornecedores e clientes. - Custos de Instalação Verificar incentivos financeiros e fiscais. ZPE´s – Zonas Econômicas Especiais Parcerias com Governos locais (terrenos, prédios, financiamentos, etc) - Taxas de Câmbio Volatilidade dos câmbios. Avaliar possíveis impactos nas mudanças das taxas de câmbio.

LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE SERVIÇO Além dos pontos analisados anteriormente, devemos analisar a seleção da área apropriada, enfocando fatores relacionados aos clientes, como: Renda Média da Família; Densidade Populacional; Tamanho Médio da Família; Tráfego de Pedestres e Veículos. Características Sócio-demográficas. Localização da planta (edifícios, shoppings, frente-fundos, etc...)

Exemplo de Pesquisa para Instalação de A&B:

Em qual região instalarei a minha Empresa?

Qual região da cidade colocarei a minha Empresa?

POSSIBILIDADES DE ESCOLHA: Loja no 1º andar Localização: Beira-mar Loja no Térreo Localização: Corredor Financeiro Loja Frente Rua Local.: Esquina

ESTRATÉGIAS NO VAREJO 4. Alguns Canais de Venda Porta a Porta Por Telefone – Telemarketing Venda por Canal de TV (a cabo) Pelo Correio Internet – WWW (v10,11) 5. Composto Promocional - Propaganda do Varejista Mídia impressa, jornais, revistas especializadas, listas telefônicas, mala-direta. Merchandising Degustação, vitrines, displays, demonstração do produto, etc. Relações Públicas Construção da imagem junto ao público, comunidade. Venda Pessoal O papel do vendedor (externo e interno-balcão)

Preços da concorrência ESTRATÉGIAS NO VAREJO 6. Composto de Preços Fornecedor Indústria Atacadista Varejista Cliente Custos Metas de lucro Decisões Sobre Preço Política de Preços Tática de Preços Preços da concorrência Elasticidade da procura Comportamento do consumidor

TIPOS DE VAREJO Pequeno Varejista Pequenas lojas, sociedade entre poucos donos ou familiar. b) Varejo em Geral Lojas onde se vende quase tudo (armarinhos, material de construção, louças, etc.) c) Franquia – Franchising Comércio mediante contrato de uso de marca. Vantagens: Reputação da marca, Expertise, Assistência administrativa/comercial, Mídia. Desvantagens: Royalty, Dependência, Decisões lentas, Cancelamento do contrato. d) Loja Especializada Grande variedade de poucos produtos. Ex.: Loja de ferragens, botões, Joalherias

TIPOS DE VAREJO e) Ruas de Comércio Especializado São ruas onde prevalece basicamente um único tipo de comércio.

TIPOS DE VAREJO f) Lojas de Departamentos São basicamente 03 tipos mais usuais: Móveis e eletrodomésticos Artigos masculinos, femininos e infantis Artigos para casa em geral g) Cadeia de Lojas Sua força está na sinergia de distribuição, resultando em economia de escala e redução dos custos operacionais. h) Lojas Independentes - Lojas comumente conhecidas. Cooperativas de Varejo - Clubes cooperativos formados principalmente para ganhar economia de escala nas compras, ganhando poder de barganha na negociação de preços, prazos e logística de recebimento.

l) Lojas de Fábrica (Varejo de Fábrica) TIPOS DE VAREJO j) Lojas de Descontos Eliminação de todo e qualquer serviço de atendimento, sofisticação e investimento na marca = foco nos preços competitivos. l) Lojas de Fábrica (Varejo de Fábrica) O próprio produtor vende diretamente aos consumidor, mas é necessário saber que vários produtos podem conter defeitos de fabricação. m) Shopping Center O foco está no esforço de oferecer aos consumidor conforto e fecilidade de acesso a um número maior de lojas ( de departamento, independentes, supermercados, bancos, entretenimento, lavanderia, correios, etc.) Supermercado / Hipermercado Presença estratégica em bairros e corredores comerciais. Grande variedade de produtos. (V12, 13)