Marketing de Varejo.

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Transcrição da apresentação:

Marketing de Varejo

Definição “Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente aos outros consumidores”.

Origem do varejo e canais de distribuição

Canais de Distribuição Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante Agente Atacadista Agente Atacadista Varejista Varejista Varejista Varejista Consumidor Consumidor Consumidor Consumidor Consumidor

Classificação do Varejo Lojas de departamento; Lojas independentes; Lojas em cadeia; Cooperativas; Lojas especializadas; Supermercados; Varejo não lojista.

Administração Varejista O administrador varejista desempenhará as funções típicas dos administradores, principalmente as de planejar,organizar, dirigir e controlar.

Localização Fatores importantes para decisões de localização Valor do aluguel; Área de influência; Análise dos clientes; Análise da concorrência;

Compras Funções: Estimar e avaliar a demanda; Determinar os tipos e quantidades de mercadorias necessárias; Selecionar os fornecedores; Negociar as compras de mercadorias; Receber e inspecionar as mercadorias; Manter controle das mercadorias.

Promoção Uma das ferramentas mais importantes à disposição dos varejistas. Tem como objetivo gerar tráfego na loja.

Venda pessoal O vendedor é principal responsável pela formação de imagem de um estabelecimento comercial.

Marketing Direto Sistema usado para manter contato com o cliente ou até mesmo realizar novos negócios. - Mala direta; - Telemarketing

Processo de planejamento - levantamento de informações; - determinação de objetivos; - desenvolvimento de estratégias; - determinação de orçamento; - projeção de vendas e lucros.

A importância do atendimento O marketing Varejista tem como base a prestação de serviços. O cliente ao entrar numa loja, não está apenas atrás de produtos, mas também de um bom atendimento, visto que os produtos muitas vezes são encontrados em diversos lugares.