Marketing de Varejo
Definição “Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente aos outros consumidores”.
Origem do varejo e canais de distribuição
Canais de Distribuição Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante Fabricante Agente Atacadista Agente Atacadista Varejista Varejista Varejista Varejista Consumidor Consumidor Consumidor Consumidor Consumidor
Classificação do Varejo Lojas de departamento; Lojas independentes; Lojas em cadeia; Cooperativas; Lojas especializadas; Supermercados; Varejo não lojista.
Administração Varejista O administrador varejista desempenhará as funções típicas dos administradores, principalmente as de planejar,organizar, dirigir e controlar.
Localização Fatores importantes para decisões de localização Valor do aluguel; Área de influência; Análise dos clientes; Análise da concorrência;
Compras Funções: Estimar e avaliar a demanda; Determinar os tipos e quantidades de mercadorias necessárias; Selecionar os fornecedores; Negociar as compras de mercadorias; Receber e inspecionar as mercadorias; Manter controle das mercadorias.
Promoção Uma das ferramentas mais importantes à disposição dos varejistas. Tem como objetivo gerar tráfego na loja.
Venda pessoal O vendedor é principal responsável pela formação de imagem de um estabelecimento comercial.
Marketing Direto Sistema usado para manter contato com o cliente ou até mesmo realizar novos negócios. - Mala direta; - Telemarketing
Processo de planejamento - levantamento de informações; - determinação de objetivos; - desenvolvimento de estratégias; - determinação de orçamento; - projeção de vendas e lucros.
A importância do atendimento O marketing Varejista tem como base a prestação de serviços. O cliente ao entrar numa loja, não está apenas atrás de produtos, mas também de um bom atendimento, visto que os produtos muitas vezes são encontrados em diversos lugares.