Alvir Alberto Hoffmann

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Programa de Qualificação
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Administração Estratégica
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Responsabilidade Social nas Empresas
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
Novos Modelos de Empresas
Fatores-chave, tendências e principais características.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
QUEM SOMOS A IDEROL tem produtos e serviços para todas as necessidades, focando seus esforços em posicionar sua empresa frente aos seus colaboradores.
CONCLUSÕES COOPERATIVAS CORRESPON- DENTES NO PAÍS CORRESPON- DENTES NO PAÍS MICROCRÉDITO MICROFINANÇAS INTRODUÇÃO 1 Realidade atual e tendências das microfinanças.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Paulo Bernardo Dezembro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Contexto de atuação do CME
CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
COMPLIANCE 30/03/2010.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Mercado do Títulos Público
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
A MACRO E MICRO ECONOMIA
AULA 3 Marketing.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Economia Popular Solidária
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
“Regulação e Supervisão de Intermediários”. Introdução Não há país desenvolvido se não houver um mercado de seguros forte. Para proteger a sociedade,
Transcrição da apresentação:

Alvir Alberto Hoffmann EDUCAÇÃO FINANCEIRA Alvir Alberto Hoffmann Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil Presidente , ASBA – Asociación de los Supervisores Bancarios de las Americas, Brasil

Educação Financeira – Definição: consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre conceitos e produtos financeiros e, por meio de informação, instrução e orientação: – desenvolvem habilidades e adquirem confiança para se tornarem mais conscientes das oportunidades e dos riscos financeiros – fazem escolhas bem informadas – sabem onde procurar ajuda – adotam outras ações efetivas que melhorem o seu bem-estar e a sua proteção É o processo pelo qual: * Fonte: OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving Financial Literacy: Analysis of issues and policies. Paris, 2005 Fonte: OCDE

A importância da Educação Financeira Grande faixa de opções de produtos e serviços financeiros ; Novas tecnologias para acesso e comercialização; Aumento da expectativa de vida da população ; Recentes reformas nos sistemas previdenciários que gradualmente transferem dos governos para os cidadãos a responsabilidade sobre sua aposentadoria. Cenário Internacional * Fonte: OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving Financial Literacy: Analysis of issues and policies. Paris, 2005

A importância da Educação Financeira Facilitar as inter-relações no setor financeiro para facilitar seu adequado uso; Evitar o sobre-endividamento; Fortalecer programas de segurança financeira; Apoiar o setor financeiro para dar uma contribuição efetiva à economia real e à redução da pobreza; Facilitar a mobilização da poupança e promover uma maior consolidação financeira; Estabelecer melhor relação entre clientes e operadores financeiros de acordo com seus direitos e obrigações. Cenário Latinoamericano * Asba

Cenário Latinoamericano Neste contexto a Asociación de Supervisores Bancarios de Las Américas (ASBA), dentro de seu projeto de “Fortalecimiento de la Supervisión Bancaria para Mejorar el Acceso a los Servicios Financieros en Las Américas”, contempla duas atividades: Elaboração de um Programa de Educação Financeira que permita aos consumidores de produtos e serviços financeiros tomar decisões informadas e exercer melhor seus direitos e obrigações. 2. Analisar as melhores práticas de proteção ao consumidor e desenvolvimento do marco normativo e regulatório. ASBA

A importância da Educação Financeira Taxas de juros nominais elevadas agravam o dano de mau uso do crédito. Por outro lado, mau uso do crédito aumenta inadimplência que aumenta spread bancário. Resquício de cultura inflacionária, especialmente em faixas etárias acima dos quarenta anos, o que dificulta a utilização das opções mais apropriadas para o perfil da população; Crescente acesso da população a produtos e serviços financeiros. Cenário brasileiro Fonte: ARAUJO, Fabio de A. L.; SOUZA, Marcos A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável. Brasília, 2010.

Educação Financeira - Banco Central Exemplos de Ações - Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil • BC - Escola: visitas monitoradas ao Museu de Valores • BC - Universidade: programa de palestras para universitários • BC Jovem – Página interativa no sítio do BC na internet • Serviços ao cidadão – Página informativa no sítio do BC na internet • Publicações educativas para segmentos específicos: crianças, universitários, investidores, cidadãos • Sítio do BC na internet: www.bcb.gov.br • Curso “Gestão Financeira Pessoal”para multiplicadores

Educação Financeira PEF - BC

Educação Financeira PEF - BC

Limitações da Educação Financeira Comportamento arraigado; Contabilidade mental; Impulsividade; Falta de interesse em aprender; Avaliação superestimada acerca de seu conhecimento financeiro; Funciona em conjunto com regulação apropriada e um sistema de proteção.

Educação e Inclusão financeira Benefícios Pequenos e médios empreendimentos (educação financeira eleva possibilidade de sucesso no negócio) Risco de endividamento Qualidade de Vida Conhecimento sobre alternativas de crédito Menor vulnerabilidade à fraudes e abusos * Fonte: ARAUJO, Fabio de A. L.; SOUZA, Marcos A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável. Brasília, 2010. Consciência na escolha do produto financeiro adequado à sua circunstância (seguro, crédito, previdência complementar...) Renda de aposentadoria ex: planos de previdência

Como preparar os novos consumidores EDUCAÇÃO Consciência das oportunidades e riscos envolvidos Informação,instrução e orientação objetiva Compreensão de conceitos e produtos financeiros Ex de ações: : Projetos e programas educacionais, comitês de educação, edição de cartilhas e de séries educativas, sites educacionais, treinamento de funcionários.

Qual é o papel do Supervisor? A educação financeira pode constituir uma ferramenta a mais para os responsáveis do desenho e da implementação de políticas públicas que promovam o crescimento econômico e o desempenho estável dos mercados financeiros. A promoção da educação financeira deve ser complementar à regulação financeira porque ambas ajudam a dar maior segurança aos usuários dos serviços financeiros. Garantir que as instituições financeiras atuem de maneira ética, idônea e promovam práticas equitativas visando uma relação justa com o consumidor. ASBA

Qual é o papel do Supervisor? Desenvolvimento, estabilidade, eficiência e proteção Fonte: ARAUJO, Fabio de A. L.; SOUZA, Marcos A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável. Brasília, 2010 Fonte: ARAUJO, Fabio de A. L.; SOUZA, Marcos A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável. Brasília, 2010

Qual é o papel do Supervisor? Resultados para o Supervisor Nessa relação, as entidades oferecem informação, instrução e orientação objetiva sobre conceitos e produtos financeiros aos cidadãos, e estes, em contrapartida, contribuem para o fortalecimento da estabilidade econômica, o desenvolvimento dos mercados financeiros, para promoção da concorrência, para o menor risco de crises se os produtos financeiros são adequados ao perfil do consumidor e menor presença de produtos e serviços financeiros ilícitos. Aproximação da relação entre o Supervisor e os cidadãos Fonte: ARAUJO, Fabio de A. L.; SOUZA, Marcos A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável. Brasília, 2010

Conclusão A atuação dos Supervisores em educação financeira auxilia no desenvolvimento dos mercados, na estabilidade econômica, na eficiência do sistema financeiro e na proteção dos cidadãos, contribuindo para a inclusão responsável dos novos consumidores bancários.

Alvir Alberto Hoffmann Obrigado! Educação Financeira Alvir Alberto Hoffmann Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil Presidente da ASBA – Asociación de los Supervisores Bancarios de las Americas, Brasil