Site: www.andreamorim.com.br Processos Logísticos André Amorim Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Movimentação de Carga, Equipamentos e Unitização Aula 08 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
TB 100%.
MACROECONOMIA Site:
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
Embalagem.
Distribuição Física.
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
Transporte e Logística
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
PLANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS
Levantamentos e Pesquisas
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
BDInt – Sprint 3 Retrospectiva
Kroton Educacional Universidade uniderp (Unidade Matriz)
RECAPITULANDO O CONCEITO
Bruna S. Santos Silva Rarine C. A. Guimaraes Stephan Brandão dos Santos Gestão das Operações Produtivas 5º e 6º Períodos Administração de Empresas Prof.
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
Douglas Pereira da Silva
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Classificação de Materiais.
MED Prof. Welington Aleixo.
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Transportes: Princípios e Funcionalidades
Gestão da Logística de Distribuição
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
NR 18.
Armazenagem e Manuseio (parte 1)
I - CRIAÇÂO DE VALOR NA LOGÍSTICA ( princípios lean/enxuto de movimentação) - o valor do tempo certo- fornecer o suprimento no momento em que o item estiver.
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Você já solicitou uma proposta de um serviço ou qualquer outra produto que está interessado(a) e ficou aguardando um contato por dias?   Pensa comigo:
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
Manuais Administrativos
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
Movimentação e Transporte de pacientes Público: Enfermagem.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Site: www.andreamorim.com.br Processos Logísticos André Amorim Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br

2.3 - Movimentação A movimentação de material refere-se ao movimento de produtos em uma pequena distância dentro de uma área. Da chegada até a liberação do material ou produto dentro de um armazém, haverá a movimentação. A movimentação não se limita ao armazém, pois ela ocorrerá em todos subsistemas logísticos. Para Bowersox e Closs (2001), o primeiro aspecto que deve ser considerado é a continuidade das movimentações e a economia em escala em todo armazém, ou empresa. Isso significa que as movimentações não devem ser aleatórias.

2.3 - Movimentação Imagine uma empresa que não planeja suas movimentações, provavelmente existira funcionário andando e carregando peças e produtos, por toda parte o dia inteiro. Será que isso agrega valor? Infelizmente esta atividade ainda não é planejada por boa parte das empresas, a exemplo de processos produtivos (manufatureiros), que ficam parados, aguardando componentes para processar. Dentro do armazém não é diferente, a movimentação é uma atividade de apoio e com o princípio de facilitar outras atividades.

2.3 - Movimentação Desta forma, a movimentação de materiais (consideraremos materiais qualquer objeto a ser movimentado) tem as seguintes funções: • Movimento: deslocamento de peças, materiais e produtos acabados, de maneira mais eficiente. • Lugar: responsabilidade de verificar se o material desejado está entregue no lugar certo. • Tempo: os materiais devem chegar ao local de trabalho, fábrica ou cliente no momento exato.

2.3 - Movimentação Desta forma, a movimentação de materiais (consideraremos materiais qualquer objeto a ser movimentado) tem as seguintes funções: Quantidade: providenciar, para cada operação, a quantidade exata dos materiais necessários. • Espaço: espaço de armazenagem é um dos elementos importantes em qualquer fábrica.

2.3 - Movimentação A movimentação também pode ser mecanizada, que é quando as operações são efetuadas por equipamentos de movimentação de materiais e dirigidas por homens.

2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

2.3 - Movimentação Mas quais aspectos devem ser considerados no planejamento da movimentação de materiais? Para Donato (2010), algumas condições devem ser consideradas na movimentação: • Equipamentos para manuseio adequados: definir e utilizar equipamentos que sejam propícios à operação. • Procedimentos de manuseio adequados: definir a maneira mais adequada de fazer a movimentação, considerando a mecanização (utilização de equipamentos) da operação, os limites e as restrições.

2.3 - Movimentação Mas quais aspectos devem ser considerados no planejamento da movimentação de materiais? Para Donato (2010), algumas condições devem ser consideradas na movimentação: • Procedimentos de manuseio formalizados: após definir e validar o procedimento, é necessário formalizá-lo por meio de padrões. • Definição clara de cada área: deixar claro quem são os responsáveis e suas atribuições. • Treinamento dos colaboradores com relação aos padrões definidos.

2.3 - Movimentação Com relação à escolha e definição do equipamento de movimentação, deve-se considerar alguns fatores, tais como: Tipo de carga a ser movimentada; Peso da carga a ser movimentada; Dimensão da carga a ser movimentada; Tamanho dos corredores operacionais;

2.3 - Movimentação Com relação à escolha e definição do equipamento de movimentação, deve-se considerar alguns fatores, tais como: Distância percorrida pelo equipamento; Quantidade de turnos em operação; Estrutura de estocagem utilizada; Altura da estrutura de estocagem; Tipo e qualidade do piso, outras limitações do local de operação.