PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Remuneração O Salário: Pagamento de um trabalho
Advertisements

Cargos e salários (C&S)
Cargos e salários (C&S)
“Administração de Recursos Humanos II”
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
Orçamento Pessoal Jul 2012.
Empresas Públicas – Municipal
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Políticas Públicas para a Nova Classe Média Brasília, 08 de agosto de Ricardo Paes de Barros.
dos serviços/processos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Benefícios Legais Brasil
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Capítulo 11 Benefícios e Serviços Conceito de Benefícios Sociais.
Prof.Rudy de Barros Ahrens
Projeto de saúde e qualidade de vida
Remuneração O Salário: Pagamento de um trabalho
Direito Previdenciário
A escolha do plano de benefícios
Criação de um plano de benefícios
O SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Gestão de pessoas - profª Janete Capel
Objetivos dos planos de benefícios Atividade realizada em aula e no PAAD.
REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:
Os Recursos do Consumidor
Sicredicartões Produtos PJ
Benefícios e Planos de Incentivos.
Prof. Esp. Luciano Santana Pereira
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Definição, origem e finalidade
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Benefícios Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados, eles incluem.
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Capítulo 11 Benefícios e Serviços Conceito de Benefícios Sociais.
Carlos Visão Global Social
PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
Seu Agente de Mudança..
RECOMPENSAR PESSOAS: -Constituem-se nos elementos fundamentais para o incentivo (e a conseqüente motivação) dos funcionários de uma organização. -Atendem.
REMUNERAÇÃO.
DEPARTAMENTO PESSOAL. Objetivo: Efetivar todos os registros legais e necessários para a Administração burocrática exigida pelas práticas administrativas.
Cargos e Salários Material para avaliação
Definição, origem e propósito
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
Rotinas de Departamento de Pessoal
Ministério da Previdência Social
BENEFíCIOS SOCIAIS Prof. Anelise Resende
Administração de Recursos Humanos II 6ª. Série Prof. Márcio Zaratin
Paula Freire Recursos Humanos Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos 2012
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
AULA 2015 Direito Previdenciário
1 Recursos Humanos A função Recursos Humanos é encarregada de trazer a paz social e o cumprimento da legislação. Hoje a função RH é uma função de gestão.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno. BENEFÍCIOS São a conquista da classe trabalhadora através da concorrência que o mercado de trabalho criou ao longo.
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Prof a. Ms. M. Felícia.
Cia Hering.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 05_2012
Plano de benefícios sociais
Sejam bem vindos.
REMUNERAÇÃO.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
P LANOS DE B ENEFÍCIOS S OCIAIS B ASEADO EM CHIAVENATO, I DALBERTO. R ECURSOS H UMANOS. Benefícios Sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS

CONCEITO DE BENEFÍCIOS Segundo Chiavenato (2001, p. 314) “benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários”. Exemplos: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, planos de pensão, planos de aposentadoria, escola para filhos, creche para as crianças, clube para a família, convênios, dentre outros.

IMPLANTAÇÃO E O CRESCIMENTO DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS NAS EMPRESAS Exigências dos órgãos de classe, como os sindicatos; Competitividade e concorrência das empresas com o intuito de atrair colaboradores eficientes; Expectativas dos colaboradores em função dos benefícios; Legislação previdenciária e trabalhista; Busca das organizações em realizar deduções legais em função de obrigações tributárias.

OBJETIVO DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS Exercício da função: gratificações, seguro de vida, prêmios etc. Comunidade: atividades comunitárias, clubes etc. Dentro da empresa: transporte, cantina, refeitório etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS PLANOS DE INCENTIVOS Exigência: legais e espontâneos Benefícios Legais – leis trabalhistas, previdenciárias e convenção coletiva. Exemplos: Férias, 13º salário, salário-maternidade, salário-família, horas extras etc. Benefícios Espontâneos (marginais) – não exigidos por lei e concedidos por liberação da empresa. Exemplos: Gratificação, transportes, refeições, empréstimos etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS PLANOS DE INCENTIVOS Natureza: monetários e não-monetários Benefícios monetários – oferecidos através da moeda corrente e gerador de encargos sociais para a empresa. Exemplos: 13º salário, férias, aposentadoria, gratificação etc. Benefícios não-monetários – ofertados aos colaboradores através de serviços, vantagens e facilidades. Exemplos: Refeitórios, cantina, clube, serviço social, condução de casa para o trabalho e vice-versa etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS PLANOS DE INCENTIVOS Objetivos: assistenciais, recreativos e supletivos Planos assistenciais: promovem segurança e previdência no caso de emergências e imprevistos. Exemplos: Assistência médica e odontológica, assistência financeira (empréstimos), seguro de acidentes pessoais, complementação de aposentadoria etc. Planos recreativos: proporcionam diversão, lazer, entretenimento, repouso, higiene mental, dentre outros. Exemplos: Colônia de férias, clubes, música ambiente, lazer cultural, excursões etc. Planos supletivos: promovem algumas facilidades para a melhoria da qualidade de vida do colaborador. Exemplos: Restaurante no trabalho, estacionamento privativo, cooperativa de remédios, agência bancária no local do trabalho etc.

EXEMPLOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS Cesta básica: as empresas têm o propósito de alterar para mais o salário dos colaboradores gerando a possibilidade de uma alimentação adequada. Transporte: a empresa disponibiliza com maior segurança e eficiência transporte próprio e estacionamento contribuindo para uma locomoção tranqüila para o trabalho. Departamento médico: a empresa possibilita um primeiro atendimento para os colaboradores, realizando convênios com farmácias. Lazer: as organizações ofertam lazer e repouso para os seus colaboradores e dependentes através de festas, comemorações em datas especiais, academias, clubes etc. Creche: a empresa oferece convênios com creches locais ou no próprio ambiente de trabalho, principalmente no período de amamentação, com o intuito de construir relações familiares saudáveis. Serviço social: as empresas oferecem apoio psicológico e aconselhamento para os colaboradores referente a problemas pessoais e profissionais.

DESENHO DO PACOTE DE BENEFÍCIOS Chiavenato (2001, p. 330) “ o desenho do pacote de benefícios aponta para uma evolução na direção da satisfação das necessidades sociais, de auto-estima e de auto-realização”. Esse desenho deve levar em consideração dois pontos: o retorno do investimento e a mútua responsabilidade.

DESENHO DO PACOTE DE BENEFÍCIOS Retorno do investimento: todo benefício deve ser oferecido ao colaborador em função de algum retorno para a empresa. Exemplos: Elevação do moral, melhoria da qualidade, aumento da produtividade etc. Mútua responsabilidade: alguns benefícios são pagos pela empresa e pelo funcionário, ou seja, são compartilhados entre os beneficiados. Exemplos: Refeições, transportes, assistência educacional etc.