III Encontro de Boas Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
Como produzir um jornal escolar
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA DE MINAS GERAIS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
O uso dos softwares nas escolas
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
OS TRÊS PORQUINHOS.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Rotina na Alfabetização:
III Encontro de Boas Práticas
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
III Encontro de Boas Práticas
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Sugestão de planejamento Pedagógico
Relatório de Proposta de Projeto
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PROFª. Leila de Souza Ganem
1ª Formação de Professores Coordenadores
Benefícios do Programa Ambiental na Escola
Por que o jornal na escola?
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Transcrição da apresentação:

III Encontro de Boas Práticas Reforço Escolar aos Alunos E.E. Profª Lurdes Penna Carmelo Projeto: Confecção de Jornal

OBJETIVO Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita; Utilizar diferentes registros de conteúdos verbais e não verbais como meio para produzir, expressar e comunicar; Estimular o trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento; Contribuir com a formação crítica, exercício da cidadania, desenvolvendo a auto estima e facilitando a aquisição do aprendizado.

OBJETIVOS Público Alvo Alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que apresentavam dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento.

JUSTIFICATIVA Antes de iniciarmos este projeto, verificamos que os alunos tinham pouco contato com esse gênero (jornal), e dificuldade para manusear e localizar assuntos. Com o início das obras de saneamento básico no bairro, pensamos em utilizar o jornal como meio para informar os habitantes sobre um assunto que fará parte do dia a dia da comunidade e que virá impactar as suas vidas. O jornal é uma excelente ferramenta de estudo de gêneros a ser explorado e um bom instrumento para o desenvolvimento e prática de conteúdos como a interpretação, a produção de textos, identificação de erros ortográficos e gramaticais. Ele ainda provoca nos alunos habilidades como pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir e corrigir.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Sala exclusiva para o reforço. Professores contratados pelo instituto TCP e que também atuam como eventuais na escola, facilitando uma melhor integração entre o trabalho do reforço e a rotina da escola. Apoio total da equipe gestora, auxiliando no alinhamento do trabalho de reforço com o currículo escolar. Sala de Informática. Sala de Leitura. Aulas no contra turno. Lanche para os alunos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 1º passo: Conhecimento e curiosidades O início de obras de saneamento básico no bairro provocou a curiosidade dos alunos, que já estavam participando de um projeto sobre o Meio Ambiente nas aulas regulares. Isto levou o grupo de reforço a aceitar o desafio de pesquisar e produzir um jornal sobre o assunto e mostrar o que aprenderam.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 2º passo: Pesquisa sobre a Sabesp Os alunos pesquisaram a obra que estava sendo feita e o significado de “tratar o esgoto”.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 3º passo: Estudando a estrutura e organização de um jornal Como é feito um jornal? Manchete, cadernos, notícias, reportagens, entrevistas, texto de opinião, charge, classificados, anúncios. O que são e para que servem cada um destes itens?

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 4º passo: Elaborando questões para as entrevistas dos repórteres - Conhecer a organização de um jornal em uma visita ao jornal “Cruzeiro do Sul” da cidade de Sorocaba.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 5º passo: Palestras e entrevistas Convites para visitas à escola: do topógrafo responsável pela obra da Sabesp na região. da diretora da S.O.S. Itupararanga. do editor chefe do “Jornal do Povo” da cidade de Ibiúna.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 6º passo: Escolha do nome do jornal e confecção das pautas - Cada grupo de alunos foi responsável por uma pauta do jornal e um grupo ficou responsável pela digitação e diagramação.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Finalmente: Publicação - O Jornal do Povo ofereceu uma página para a publicação do nosso jornal, sem anúncios e sem custos!

DESAFIOS ENCONTRADOS Acreditar na possibilidade da finalização do projeto, diante das dificuldades referentes à leitura e escrita apresentadas pelos alunos. Busca de parcerias que pudessem auxiliar na execução do projeto. Formatar as matérias dentro do gênero jornal. Incluir os alunos não alfabéticos na realização do projeto.

SOLUÇÕES DESENCADEADAS Atividades sequenciadas e diferenciadas para a concretização do projeto (Estudo do gênero e estratégias de leitura). Busca de parcerias, aproveitando o conhecimento e amizades dos membros da comunidade escolar com membros da: S.O.S Itupararanga, Jornal do Povo, Jornal Cruzeiro do Sul, além de contato com a SABESP. Integração ao projeto dos alunos na fase de alfabetização, através de atividades como “Você Sabia”, Caça Palavras e Charges. Inclusão do grupo de reforço em matemática com atividades sobre a tiragem do jornal.

RESULTADOS Resultados Qualitativos Ao participar do projeto, a grande maioria dos alunos apresentou melhoras comportamentais e atitudinais. Uma grande melhora da auto estima, por participar do projeto de construção de um jornal foi o mais notado. Os alunos passaram a se comportar de maneira mais responsável, demonstrando compromisso e dedicação para com os estudos e mais respeito com colegas e professores.

RESULTADOS Resultados Quantitativos Ao longo do projeto os alunos apresentaram melhora em atividades que envolvem as habilidades de leitura, escrita, localização de informações explícitas e participação oral. Além de uma grande diminuição das faltas. Acompanhamos seus avanços por meio de fichas individuais, registros em portfólios e pelos depoimentos dos professores de sala nos HTPCs e Conselhos.

Trabalho em equipe Leitura e produção

Produções originais – sem correção Produção escrita - Avanços conquistados 7ª série 5ª série Produções originais – sem correção

Produções originais – sem correção Produção escrita- Avanços conquistados 5ª série 4ª série Produções originais – sem correção

Trabalho em equipe O jornal e a Matemática

Trabalho em equipe Turma de Alfabetização

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Jornal do Povo Jornal Folha de São Paulo Revista Recreio Enciclopédia Planeta Terra (encarte da Revista Recreio) Enciclopédia Visual (encarte da Revista Recreio) Ciência Hoje (encarte da Revista Recreio) Ler e Escrever na Escola (Délia Lerner) Ensinar e Aprender (SEE)

PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA Entre em contato Nome: Andréia de Oliveira Fernandes Cargo: Professora do instituto TCP e professora eventual da escola E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Email: andreia3568@gmail.com Telefone: (15) 3289-1146 (da escola)