PROJECTO “SABER ESCOLHER”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A alimentação saudável
Advertisements

Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Dieta Mediterrânica.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Portfólio da turma 4 (3ºe 4ºanos)
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL (PARA RECRUTAS).
Internet nas escolas do 1º Ciclo
A alimentação como prevenção para a Saúde
Sal.
Alimentação Alimentação saudável.
Escola EB 2,3 Padre Bento Pereira Área de Projecto
Alimentação Equilibrada
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Comer bem, para viver melhor!
Formação Pessoal e Social
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
“Nova” Roda dos Alimentos
Comer bem, para viver melhor!
Regras para uma alimentação saudável na
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Princípios para uma alimentação saudável
DESJEJUM: A MÁQUINA DO DIA PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
Alimentação Saudável.
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Alimentação Equilibrada
Ana Catarina Marques Mouta Macedo de Cavaleiros, Abril de 2015
Ementa da cantina do IVS
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Alimentos Saudáveis.
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
9ª Semana Conversas sobre bem-estar Luigi Gratton, MD.
Dia Internacional da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
DIA DA ALIMENTAÇÃO.
COMER BEM… VIVER MELHOR….
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
Ciências Naturais – 9.o ano
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
ALIMENTOS E NUTRIENTES
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Obesidade infantil- influencia da propaganda
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO “SABER ESCOLHER” Porque a vida é feita de escolhas… Coordenadora: Cristina Madeira

Introdução Porque é que a escola se deve preocupar com a alimentação dos jovens?

É na escola que os jovens passam grande parte do seu tempo. Na escola ingerem uma parte substancial dos alimentos diários.

Os pais têm uma atenção especial com as crianças até um ano. Posteriormente, não promovem, em geral, uma educação alimentar.

Certas doenças podem ser prevenidas com uma alimentação adequada: Obesidade Diabetes tipo II Cáries dentárias Doenças cardiovasculares

O desempenho cognitivo dos jovens, a nível da atenção e da concentração, melhora significativamente com uma alimentação equilibrada. A alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento físico dos jovens.

Consequentemente… Cabe à escola promover uma alimentação saudável através de boas escolhas alimentares

Objectivos Gerais Levantamento da oferta alimentar da escola Substituição progressiva de alimentos pouco saudáveis Promoção de escolhas alimentares saudáveis Interacção com projectos realizados pelos alunos

Intervenção directa Bar dos alunos Bar dos professores Máquinas de oferta de alimentos

Desenvolvimento do projecto 1ª vertente: a nível de escola – melhoria da oferta alimentar. 2ª vertente: a nível dos alunos – educação para a saúde.

Avaliação do projecto Dossier de registo semanal do trabalho. Relatório do trabalho desenvolvido durante cada período lectivo.

Oferta alimentar da escola no início do ano lectivo Máquinas de oferta de alimentos Polivalente Pavilhão B

Polivalente Máquina 1 – Alimentos diversos com predomínio de bolos, chocolates, refrigerantes e guloseimas Máquina 2 – Água e sumol de ananás Máquina 3 – M & M’s – Dez tipos de chocolates diferentes Máquina 4 – Coca-Cola Máquina 5 – Mars – Dez tipos de chocolates diferentes

Pavilhão B Máquina 1 – Água, refrigerantes, batata frita, bolos, leite com chocolate, guloseimas. Máquina 2 – Cafés variados e chocolate quente.

Conclusão Os pontos de venda da polivalente e pavilhão B disponibilizam: Alimentos pouco saudáveis devido ao elevado teor de açúcar, sal e gordura. Reduzido valor nutricional (alimentos pobres em vitaminas, sais minerais e proteínas).

Oferta alimentar da escola Bares Bar dos alunos Bar dos professores

Bar dos alunos Pizzas e cachorros Leite com chocolate Bolos diversos com predominância de creme ou chocolate Folhados variados Batatas fritas, rebuçados, chupas e pastilhas elásticas Sumo de máquina (industrial) e outros

Bar dos Professores Bolos variados Queijos frescos Iogurtes variados Bolo caseiro às fatias Sumos de fruta variados (de melhor qualidade) Fruta

Conclusão A maioria dos produtos alimentares apresentados como primeira oferta são pouco saudáveis e caracteristicamente de fast food. A qualidade dos produtos do bar dos professores é superior comparativamente com o bar dos alunos.

É de salientar a inexistência de produtos como os iogurtes, a fruta e o queijo fresco no bar dos alunos, estando apenas disponíveis no bar dos professores.

1º Período – Síntese do trabalho realizado Lançamento do projecto Promoção de produtos verdes - Fruta

Lançamento do projecto Acção de sensibilização 1ª fase Colocação de bandeirinhas de diferentes cores (vermelho, amarelo e verde) em cada tipo de alimentos disponibilizado nos bares. Fixação dos cartazes: “Bandeirinhas nos alimentos? Para quê?”

2ª fase Descodificação da sinalética utilizada mediante a fixação de 2 cartazes “Sinalética nos alimentos” e “Significado das bandeirinhas”. Especificação da sinalética utilizada para os alimentos vendidos na escola com 2 cartazes “Alimentos disponíveis no bar” e cartaz “E o cafezinho?”.

Reuniões nos dias 6 e 7 de Novembro com o C. E Reuniões nos dias 6 e 7 de Novembro com o C.E. e as funcionárias dos bares no sentido de divulgar os objectivos do projecto e pedir a colaboração para a sua implementação.

Promoção de produtos verdes - Fruta 1ª fase Importância dos antioxidantes contidos na fruta e nos produtos hortícolas – colocação dos cartazes “Sandes Anti-rugas”,“Sandes Anti-Borbulhas” e “Sabia que”, “Sabias que”.

2ª fase Colocação de cartazes relativos à promoção da semana – 1ª semana de Dezembro.

3ª fase Disponibilização da maior diversidade de frutas nos bares dos professores e dos alunos com redução de preços e oferta especial.

Materiais produzidos

Alterações verificadas no bar dos alunos 1 – Venda de fruta. 2 – Abolida a venda de guloseimas: chupa-chupas, pastilhas elásticas, chocolates. 3 – Reduzida a diversidade e quantidade de batatas fritas, apenas para uma variedade. 4 – Abolidos os molhos: mostarda e maionese.

5 – Diversificação das sandes, introduzindo carne assada. 6 – Reduzida a venda diária de bolos com creme, folhados, empadas. 7 – Substituição do acompanhamento do cachorro clássico de batata frita com mostarda, maionese e ketchup por cenoura ralada e ketchup. 8 – Aumento acentuado do consumo de alface, tomate e cenoura ralada como complemento das sandes.

Alterações verificadas nas máquinas de oferta de alimentos Bolachas integrais Barras de cereais Batatas Lays com menos de 70% de gordura Belgas Caseiras Iogurtes e leites Mimosa Sumos Compal 100%

Considerações Finais A implementação deste projecto tem sido particularmente trabalhosa e difícil porque propõe alterações e mudanças a práticas e costumes, que se encontram altamente enraizados na nossa comunidade escolar, ocorrendo uma natural resistência.

No entanto, penso que de forma lenta e progressiva já se nota uma melhoria de atitude da comunidade escolar, que me parece mais receptiva ao projecto.

Agradecimentos Agradeço a atenção dispensada pelo C.E. que acreditou, desde o início, na viabilidade e utilidade deste projecto e cujo apoio tem sido indispensável para a sua implementação. Um agradecimento especial à funcionária D. América, pela colaboração prestada durante a semana de promoção.