Propaganda Corporativa & Marketing social Estratégia de Comunicação Prof: Fernando Nogueira
Marketing social
O que é?? Gestão estratégica da transformação e mudança social Guiada por preceitos éticos e de igualdade social Promove um bem comum à sociedade Atitudes individuais Mudanças na sociedade
Evolução do conceito Richard Manoff (anos 60): Mudanças comportamentais na área de saúde Philip Kotler (anos 80): adoção de comportamentos, atitudes, valores e ideias sociais => técnicas de marketing comercial Glenn Wasek, Miguel Fontes (anos 90): Visa o bem-estar social e intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas
Público X Privado Público: Privado: Estratégia de comunicação e divulgação de ações Privado: Política de boa vizinhança com o consumidor, promoção social
Campanha de vacinação de poliomelite Zé Gotinha – Ministério da Saúde e SUS
Campanha de promoção social “Vamos transformar o 1º de Abril, um dia perfeito e sem mentiras, eu já cliquei, agora só falta você!" – Guaraná Antartica
O mais difícil… Mudança de comportamento voluntária Sair da zona de conforto, fazer sacrifícios Envergonhar-se (faça uma colonoscopia) Benefícios futuros e intangíveis Abaixe o termostato (contribua para um menor uso de energia)
Como estimular a mudança Kotler: 12 princípios Inicie com mercados-alvo mais preparados Promova comportamentos simples e equíveis Identifique e remova mudanças para mudança de comportamento Traga benefícios reais para o presente Considere incentivos não financeiros como forma de reconhecimento e valorização
Propaganda Corporativa
O que é?? Uso pago da mídia com fins de beneficiar a imagem da empresa como um todo, e não somente de seus produtos e serviços Deve apresentar uma identidade clara da organização global e, geralmente, está inserida em 3 categorias: Propaganda da Imagem Propaganda Financeira Propaganda e Ações que beneficiam a sociedade
Imagem: Reforçar a identidade Fortalecer suas identidades após mudanças estruturais Fusões Nova Visão Corrigir a percepção que a população tem da marca Diferenciar-se de seus concorrentes
Financeira: Atrair investimentos Ferramentas utilizadas pelas empresas para melhorar sua imagem na comunidade financeira Estimular o interesse nas ações da empresa entre os investidores potenciais Aumentar o preço das ações
Ações que beneficiam a imagem Influenciar Opiniões Advocacy: enfrentar ameaças externas, seja do governo ou de grupos de interesses especiais. Assuntos polêmicos que desafiam seu status quo. Vinculada a grandes jornais. Difícil posicionamento – dedicar-se a defesa de suas ideias
Aplicação... Para aumentar as vendas Para criar uma reputação mais sólida Para recrutar e manter funcionários
Para aumentar as vendas Destina-se a gerar ações que eventualmente poderão resultar em um impacto nas vendas Dificuldade de direcionamento do orçamento Destacar suas características – consumidores acreditar na empresa Elo emocional
Para criar uma reputação Cria boa vontade e fortalece a reputação – informações ao público sobre a organização – particularmente ações beneficentes Construir credibilidade e aumentar sua reputação – endosso de organizações terceirizadas (“selo de aprovação” ou ranking) Divulgar atividade filantrópicas - melhora da reputação, mas exige cautela Crível e estratégica
Para recrutar e manter funcionários Elevar a moral entre os funcionários Explicar em termos simples o perfil de uma organização grande e complexa Atrair melhores funcionários – gera entusiasmo tanto entre funcionários potenciais quanto contratados Aumentam a reputação da empresa perante os públicos de não-funcionários – consumidores, por exemplo.
“Um dia de Comunicador” Dinâmica baseada nos conceitos da apresentação: Marketing Social & Propaganda Corporativa
Orientações 10 min Situações Hipotéticas Pequena proposta (frase) conforme indicado Discutam e reflitam sobre o tema
JP Morgan Chase & Co Adalberto Schluk Pretende ser respeitado e ter confiança Transparência Excelência “I work for JP Morgan”
“I work for JP Morgan”
Microsoft Daniel Petrinela Apaixonado por tecnologia Inovação é uma maneira de: Ajudar pessoas Atingir o potencial da empresa “Wings”
Break barriers / Knowledge / Skills / Take you far away “Wings” Break barriers / Knowledge / Skills / Take you far away
Bayer Moisés Ornelas Inovações científicas Desenvolver alternativas Cura de doenças
“Life Saver” Life Saver / Make the world a better place / Searching for solutions / Passion / Never give up / Career at Bayer
Petrobras Irineu dos Salles Prover energia capaz de impulsionar o desenvolvimento Garantir o Futuro da sociedade Promovendo a Cidadania
Cidadania nas ondas do rádio “Radiotube” Cidadania nas ondas do rádio
Vale Adriano Scalbin Busca do desenvolvimento sustentável Forma correta para cuidar do nosso planeta Vale Florestar
95 mil hectares implantados “Vale Florestar” 95 mil hectares implantados
Sabesp Richard Figueira Serviços de saneamento Melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente Projeto Tietê
“Projeto Tietê” Novas estações de tratamento / ampliação da coleta de esgotos / qualidade ambiental
Obrigado! Felipe Laloni Guilherme Dzik Roberto Higgins Thiago Dauch Victor Bolonha Victor Fotopoulos