Seminário Nacional de Formação para Vereadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2011.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS PRINCIPAIS
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS

Lei de Responsabilidade Fiscal
A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública. Tem.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
XI Congresso da CONDSEF
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Parceria Tribunal de Contas MG / Associação Mineira de Municípios AMM - Passos - 06/12/2011.
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Transparência na Gestão Orçamentária e Financeira Governamental
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES Professora: Gissele Souza De F. Nunes LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI COMPLEMENTAR 101/2000.
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional de Formação para Vereadores Mário Capp Filho Assessoria da Liderança do PT na Câmara Federal

Apresentação 1. Leis Orçamentárias 2. Lei de Responsabilidade Fiscal 3. Sistema On Line de Consultas às Leis Orçamentárias e a Execução Orçamentária do Gov. Federal 4. Sistema On Line de Consultas às Emendas Individuais e Coletivas do Congresso Nacional 5. Sistema On Line de Consultas às Transferências de Recursos do Orçamento da União aos Estados e Municípios

Leis Orçamentárias Plano Plurianual de Atividades – PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Lei Orçamentária Anual - LOA São os mais importantes instrumentos de definição de Políticas Públicas; São elas que estabelecem a aplicação dos recursos municipais.

Participação dos Vereadores Incentivando a participação popular nos Orçamentos Participativos; Promovendo o processo de estímulo, de envolvimento e de mobilização dos setores sociais; Identificando as necessidades e reivindicações da População (especialmente onde tem Orçamento Participativo); Promovendo Audiências Públicas1 com participação popular (Gestão Democrática da Cidade). 1 - A Lei de Responsabilidade estabelece incentivo nos processos de elaboração e discussão das Leis Orçamentárias

Participação dos Vereadores Propondo Alterações nas Leis Orçamentárias; Apresentando Emendas; Votando e Negociando Mudanças (atentando para que o processo de participação popular seja respeitado); Evitando que as margens de autorização da suplementação e do remanejamento contidas na LOA sejam elevadas, de modo a preservar as ações nos montantes aprovados.

Plano Plurianual de Atividades - PPA É apresentado a cada 4 anos, no 1º ano de gestão do Prefeito empossado; Vigência: até o 1º ano do mandato seguinte; Conteúdo: Diagnóstico Global com Indicação das Carências Municipais; Diretrizes, Estratégias e Políticas Econômica, Fiscal e Social; Objetivos; e Programas; Obs. Inclui as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas aos programas de duração continuada.

Lei de Diretrizes Orçamentárias É apresentada todo ano, devendo ser votada até o final do 1º semestre; Conteúdo (contém metas, não apresenta cifras e estabelece os programas e ações para execução das políticas públicas); Anexos: Anexo de Metas Fiscais; Anexo de Metas Fiscais.

Anexo de Metas Fiscais Cumprimento das Metas do Ano Anterior; Demonstrativo das Metas Anuais (c/ memória e metodologia de cálculo) para o ano a que se referir a Lei e para os 2 anos seguintes: Receitas, Despesas, Resultado Nominal/Primário e Montante da Dívida Pública. Evolução do Patrimônio Líquido; Demonstrativo da Estimativa e Compensação da Renúncia da Receita e da Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado; e Avaliação da Situação Financeira e Atuarial.

Anexo de Riscos Fiscais Avaliação dos Passivos e dos Riscos que possam afetar as finanças do Município; O que pretende fazer caso esses riscos se concretizem.

Controle/Fiscalização/Transparência Tribunal de Contas e Controles Internos da Prefeitura e da Câmara; Relatório Bimestral comprovando se a receita2 vai permitir o cumprimento das metas estabelecidas (LRF); Audiência Pública Quadrimestral (maio, setº e fevº) pelo Prefeito na Câmara Municipal: demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais (LRF). 2 - A concessão ou ampliação de renúncia de receitas deve ser acompanhada do impacto orçamentário-financeiro e da comprovação de consonância com a LDO, bem como de previsão na LOA

Lei Orçamentária Anual É elaborada no 2º semestre de cada ano (LDO em números); Vigência: ano seguinte; É nesta Lei que o cidadão identifica claramente para onde são destinados os recursos recolhidos sob a forma de tributos e outras receitas; Nenhuma despesa pública pode se realizada se não estiver prevista no Orçamento do Município.

Lei de Responsabilidade Fiscal ( Lei nº 101, de 04/05/2000) Objetivos: alcançar equilíbrio entre as receitas e despesas (reduzir déficit público); normatizar uso dos recursos públicos; aperfeiçoar planejamento das ações governamentais; permitir maior controle da população sobre a gestão pública; previnir déficits crônicos e controlar a dívida pública; e estabelecer penalidades para os governantes.

Lei de Responsabilidade Fiscal ( Lei nº 101, de 04/05/2000) Aspectos Favoráveis e Contrários; Fixação de Despesas para Pessoal e para a Dívida Pública; Impossibilidade de Criação de Despesa Continuada sem Indicação de Fonte de Receita; Controle das Finanças Públicas em Anos de Eleição.

CONSULTAS ON LINE Livro Texto: “O Modo Petista de Atuação Parlamentar” (Fundação Perseu Abramo).3 www.fpabramo.org.br; Conteúdo on line; PT – Formação; Formação:Democratização do Parlamento (Alargando as Fronteiras da Representação e da Participação Política); Baixar arquivo; O Modo Petista de Atuação Parlamentar; Módulo 3 – Fundamentos Políticos e Bases Legais do Poder Local. 3 - Não está a venda. Enviado a todos os Vereadores eleitos em 2004

CONSULTAS ON LINE Lei de Responsabilidade Fiscal www.presidencia.gov.br; Legislação Brasileira; Leis; Lei Complementares; 101, de 04/05/2007-08-24.

CONSULTAS ON LINE Transferências a Estados e Municípios (Execução Orçamentária) Execução Orçamentária: www.camara.gov.br; Orçamento Brasil; Fiscalize o Orçamento; Transferências a Estados ou Transferências a Municípios; Legislação Aplicável: Decreto nº 6.170, de 25/07/2007. Site da Presidência - Decretos de 2007; Arts. 35 a 51 da LDO/2008 (Lei nº 11.514, de 13/08/2007). Site da Presidência - Leis de 2007.

CONSULTAS ON LINE PPA, LDO e LOA Orçamento Brasil; PPA (2000-2003 e 2004-2007); LDO (2005 a 2008); LOA (1995 a 2007): entrar em Banco de Dados – Versão Access; Para acesso às emendas (Individuais, Bancadas Estaduais, Comissões e Regionais de 2007): Execução Orçamentária de Emendas; Para acesso à Execução Orçamentária: Execução Orçamentária da União.

Assessoria da Liderança do PT na Câmara dos Deputados Contatos Mário Capp Filho Assessoria da Liderança do PT na Câmara dos Deputados Tel. (61) 3215-9123 ou 3215-9112