GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Educação no contexto do Trabalho
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Talentos para Inovação
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Revisita ao PPP.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE Prof.Dr.Marcos T.Masetto Universidade de Lisboa – Portugal -2011 GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE

Introdução. Partimos de uma constatação empírica: Quando se fala de gestão na Universidade, em geral se discutem as questões relacionadas ao emprego de recursos que visam a sustentabilidade da Instituição e sua expansão. Acreditamos que Gestão Universitária integra uma ação mais complexa porque inclui outros fatores tão ou mais importantes que os recursos disponíveis.,

Gestão da Universidade Universidade e sua missão histórica Gestão Institucional - Conceito Gestão da Missão Gestão de Recursos Discussão de Prioridades Formação de Gestores

I - Universidade e sua missão histórica As universidades em toda sua história sempre se caracterizaram como: Instituições de pesquisa, de produção, sistematização e socialização do conhecimento e da cultura, de formação de profissionais. de prestação de serviços à comunidade respondendo ao contexto histórico, social e cultural dos povos. As Universidades sempre tiveram uma missão

Universidade e sua missão histórica UNESCO - “Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI” de 1998 . Missão da Universidade para a contemporaneidade

Missão da universidade – séc. xxi Educar e formar pessoas altamente qualificadas, cidadãos responsáveis, profissionais competentes Oferecer oportunidades para a aprendizagem permanente, e para participação na sociedade Promover, gerar e difundir conhecimentos por meio da pesquisa científica e tecnológica e oferecer assessorias relevantes

Missão da universidade – séc. xxi Contribuir na proteção e consolidação dos valores da ética, da atitude crítica e prospectiva,e da responsabilidade social; Identificar e tratar os problemas que afetam o bem estar das comunidades, nações e comunidade global.

Missão da universidade – séc. xxi É expectativa da UNESCO que cada Instituição de Ensino Superior em sua região, em seu tempo , em sua nação e em seu povo, de acordo com sua ideologia, procure definir sua Missão a partir destas orientações, respeeitando seu contexto multidimensional e multicultural.

Missão da universidade – séc. xxi Tais diretrizes têm a força e a energia de exigir que os gestores assumam a Missão de suas Instituições como realmente suas metas e suas prioridades a orientar toda sua gestão.

UNESCO : Missão e Recursos A realização de qualquer Missão contará com os Recursos Necessários para sua sustentabilidade e seu desenvolvimento. A gestão de tais recursos requer estabelecimento de parcerias entre instituições de educação superior e organismos nacionais e governamentais como fonte de recursos

UNESCO : Missão e Recursos A Gestão requer ainda: adoção de práticas de gestão com uma perspectiva de futuro; avaliar permanentemente, por meio de mecanismos internos e externos a eficiência dos procedimentos e regulamentos administrativos; uma administração que demonstre visão social.

II - Gestão Institucional : conceito Estamos denominando Gestão Institucional a Gestão da Missão e dos Recursos de uma Instituição de Ensino Superior Corresponde ao processo de administrar a dinâmica de um sistema de formação profissional como um todo, articulando diretrizes e políticas educacionais com os recursos necessários à sua realização,

Gestão Institucional Estamos entendendo que uma Gestão Institucional requer de seus Administradores, tanto dos que compõem a Mantenedora da Instituição como dos que a dirigem acadêmicamente uma compreensão e um assumir em conjunto no dia a dia a gestão da Missão e de Recursos da Universidade. De que “ compreensão e assumir em conjunto” estou falando? Podemos concretizar no que consiste essa gestão integrada da Missão e dos Recursos da Universidade?

III - Gestão Institucional da Missão da Universidade Esta gestão na prática inclui : Gestão da formação de profissionais, Gestão do desenvolvimento da pesquisa Gestão da prestação de serviços à comunidade.

gestão da formação de profissionais Definição das metas para a formação do egresso dessa Instituição Construção de um projeto político pedagógico institucional e dos projetos pedagógicos dos diferentes cursos de graduação coerentes com essa definição. Através de ações como: .

gestão da formação de profissionais. Promover: a organização de currículos integrados, interdisciplinares e interprofissionais; reconceitualização do papel das atividades curriculares; redimensionamento de espaço e tempo de formação; incentivo ao uso de metodologias ativas e de tecnologias de informação e comunicação nas aulas

gestão da formação de profissionais. Promover: incentivo e formação para o professor assumir uma postura de mediação; revisão do processo de avaliação; planejamento das disciplinas e módulos; incentivo à criação de processos de inovação curricular, e de inovação na oferta de novos cursos.

a gestão do desenvolvimento da pesquisa . Incentivar: a produção de pesquisas disciplinares e de pesquisas interdisciplinares; a participação dos professores integrando ou liderando grupos de pesquisa certificados pela Instituição; a Iniciação Científica

a gestão do desenvolvimento da pesquisa Promover eventos da universidade ou sediar eventos interinstitucionais de encontro de pesquisadores; Promover aproximações com agências externas de fomento de pesquisa; Abrir espaço nas horas contratuais dos docentes para incentivar a produção de pesquisa.

gestão de prestação de serviços à comunidade Realizar serviços interprofissionais e projetos interdisciplinares de atendimento à comunidade, coerentes com o Ensino e a Pesquisa Participar em projetos de políticas públicas que envolvam as áreas de saúde, de educação, de habitação e as demais áreas de ação pública

gestão de prestação de serviços à comunidade Realizar projetos no bairro onde se situa a Universidade ou em bairros vizinhos, como resposta imediata e direta às necessidades da comunidade que recebeu aquela instituição educacional; Viabilizar a realização desta prestação de serviços à comunidade, mediante a inserção de tais serviços no Projeto Educacional da Instituição, nos projetos pedagógicos dos cursos e no apoio de condições para que estas atividades de formação profissional e interprofissional possam ser realizadas.

III - Gestão Institucional de Recursos. Citar e comentar : - Prof. Rui Canário Profa. Ana Célia Bahia

Gestão Institucional de Recursos Gestão Institucional de Recursos numa universidade inclui a gestão de : recursos para o cumprimento da Missão da Universidade; recursos para a sustentabilidade da Instituição recursos para seu desenvolvimento.

Gestão de recursos para o cumprimento da Missão da Universidade; Ações de divulgação da qualidade de formação de profissionais ( ensino), do investimento em pesquisa e nas atividades de extensão da Universidade Contratação e qualificação do corpo docente; Condições de trabalho adequadas e dignas para a atividade docente com profissionalismo; Compromisso com a estabilidade do corpo docente

Gestão de recursos para o cumprimento da Missão da Universidade Compromisso com a estabilidade da equipe acadêmico – administrativa; Contratação e qualificação dos funcionários administrativos; Condições de trabalho adequadas e dignas para as atividades administrativas burocráticas e financeiras;

Gestão de recursos para o cumprimento da Missão da Universidade Ações de apoio ao desenvolvimento da pesquisa; Atendimento aos cursos de graduação, especialização e pós graduação; Consultorias especializadas

recursos para a sustentabilidade e desenvolvimento da Universidade A gestão destes recursos estão alinhados às seguintes ações: Adoção de práticas de gestão com uma perspectiva de futuro; Estabelecimento de prioridades; Levantamento de fundos para além das mensalidades dos alunos ou de recursos públicos destinados à Universidade; Abertura para inovações curriculares e novas modalidades de cursos

recursos para a sustentabilidade e desenvolvimento da Universidade Participação institucional em projetos de agências externas Criação de parcerias entre instituições de educação superior fonte de recursos; Geração de recursos através de participação em convênios com os governos federais, estaduais e municipais e Empresas visando a ampliação da Universidade;

gestão de recursos para susentabilidade e desenvolvimento da Universidade Levantar recursos com a colaboração de seus ex-alunos desde que se tenha uma Universidade de Qualidade e de Nome na sociedade Avaliação permanente, por meio de mecanismos internos e externos da eficiência dos procedimentos e regulamentos administrativos

IV - Prioridades em Gestão, O cumprimento de sua Missão fará da Universidade uma Instituição Educacional de Qualidade e , por isso mesmo, em condições de lutar pelo sua sustentabilidade e seu desenvolvimento.

Prioridades em gestão Uma Universidade que possua excelente administração econômico-finandeira e possa mesmo competir na bolsa de negócios com outras empresas de capital, mas que não estabeleça claramente sua Missão e não demonstre sua realização, poderá ser uma outra empresa de negócios, nunca , porém, uma instituição de educação de ensino superior.

Prioridades em Gestão, Entendemos que na gestão institucional, no embate entre as prioridades da Missão da Universidade e as da gestão dos recursos disponíveis, há que se obter um equilíbrio privilegiando-se a Missão da Instituição que se apresenta como carro chefe, uma vez que ela define a constituição da mesma Universidade. Simultaneamente, porém, o desafio está em se fazer um planejamento econômico –financeiro que permita uma redistribuição orçamentária dos recursos com cortes em despesas que não sejam tão essenciais e levantamento de novos recursos, para se fazer frente à sustentabilidade e desenvolvimento da Instituição

Prioridades em Gestão Tal atitude é mais difícil, mais compromissada com a Universidade, mais desafiadora à inteligência , à criatividade e sabedoria da administração do que a opção pela saída mais fácil, mais comum, e mais cômoda, que inclusive pouco exige da competência de gestão que é o estabelecimento dos recursos como sendo a regra absoluta de uma gestão

Ponto de estrangulamento Para uma gestão institucional integrando a Missão de uma Universidade com os recursos necessários ao cumprimento desta missão é fundamental que se conte com GESTORES FORMADOS com uma atitude compromissada com a Universidade, criativa e desafiadora para uma gestão institucional.

V - Necessidade de Formação de Gestores Universitários. É urgente realizar uma integração entre gestores acadêmicos e gestores administrativo - financeiros para que consigamos realizar uma Gestão Institucional

Precisamos urgentemente Que as autoridades acadêmicas e as autoridades mantenedoras, de forma compartilhada, assumam a Missão da Universidade como a grande prioridade de uma gestão institucional

Precisamos urgentemente: Que os Docentes - Gestores acadêmicos desenvolvam compreensão e prática da gestão institucional atendendo a Missão da Universidade, e os Recursos existentes para sua sustentabilidade e desenvolvimento.

Precisamos urgentemente: Que os Gestores Administrativos e Econômico Financeiros preocupados com uma gestão competente se deixem sensibilizar pela clara visão da Missão da Universidade que a torna uma Instituição específica e própria de ser administrada

Precisamos urgentemente: Que se criem e desenvolvam um programa de formação permanente sobre Gestão Institucional de Universidade para todos os atuais e vindouros Gestores da Universidade. Penso que não exageraria se propusesse que todos que ocupam e todos os que fossem ocupar funções de administração universitária participassem de um período de formação de gestão antes de assumir seus cargos.