Pesquisa e Segmentação de Mercado

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Segmentação de Mercado PALESTRA: Marketing Pesquisa e Segmentação de Mercado Estudo de Mercado/ Segmentação de Mercado / Pesquisa de Marketing Por: Edmilson Molina Diretor do Marketing Club de Presidente Prudente

Marketing? Market = Mercado + ing (gerúndio) Marketing em português: “ ________ “ (mercado em movimento + fazendo mercado + mercado em desenvolvimento)

Na natureza nada se perde nada se cria tudo se copia? Criatividade e Marketing? Na natureza nada se perde nada se cria tudo se copia? Criatividade: Maneira pela qual conseguimos relacionar, associar, cruzar “informações” de forma inusitada, na solução de problemas e transposição de obstáculos

Como usar a criatividade em Marketing? Ponto de Vista O mundo Como um Grande Sistema de Informações O Mercado como o resultado das dependências nas relações de troca, possíveis por meio do fluxo de informação

Onde usar a Criatividade em Marketing? Na maneira como buscamos informações Na maneira como relacionamos as informações Na maneira como usamos as informações relacionadas Na maneira como conseguimos perceber e descobrir nichos de mercado Na maneira como utilizamos todas estas informações para atrair a atenção de novos consumidores.

Pesquisa? Busca sistemática de informações necessárias ao desenvolvimento de: Produtos Campanhas de Divulgação Estratégias de Vendas Sistemas de Distribuições Eficientes Novas Oportunidades de Negócios

Tipos de Pesquisa? Mídias :Internet / TV / Revistas / Jornais / Catálogos ... Eventos : Cursos /Congressos / Feiras / Desfiles Corpo a corpo: Fornecedores / Compradores Consumidores / parentes / amigos / filhos / amigos dos filhos / vizinhos .... Sistemáticas: Planejadas por profissionais, e utiliza instrumentos como questionários e formulários / telemerketing / pesquisa de campo...

Informações Importantes Linguagem de Mercado e Conhecimentos Gerais Balança Comercial / Taxa SELIC / Reunião do COPOM / Taxas de Juros e Inflação / Superávit Primário / Por quê a Bolsa sobe e o Dólar cai / Risco Brasil / OMC / Neoliberalismo / Associações de Classe / Custo Benefício / Fundos de Pensão / Investidores internacionais / Aquecimento Global /Tratado de Kioto / Créditos de Carbono / Informações Específicas: Lançamentos / Tendências / Feiras e Eventos / Novas Tecnologias / Sistemas de Gestão e Gerenciamento / Pesquisas e Estatísticas do Segmento de Interesse / Projetos de Leis (federais /estaduais e municipais ) / Acordos Econômicos e de Cooperação Internacional

Segmentação de Mercado? Resultado dos diferentes sistemas de pesquisa É a maneira como distinguimos os diferentes grupos de pessoas que podem ou não ter interesse em nossos produtos já existentes, ou para os quais podemos criar novos produtos.

Critérios para a Segmentação de Mercado? Pode ser levada em consideração variáveis geográficas, (localização e distribuição), de comportamento (por que compra e como compra), de perfil do consumidor (sexo, faixa etária, grau de instrução, classe sócio-econômica, religião, etc.) ou de pessoa jurídica (comércio, indústria, serviço, agronegócio, porte, etc).

Exemplos de Segmentos de Mercado? Gênero: Mulheres / Homens / Gays Etnias Afro / Caucasiano / Latino / Asiático / Oriental Estilos Culturais: Caubóis / Fashon / Social / Casual / Descolado / Profissionais / Funcionais / Segurança Idade: Bebês / Crianças / Adolescentes / Jovens Adultos / Seniores / Idosos

Outros Segmentos “Couro e Moda?” Formação Cultural e Profissional: Estudantes / Profissionais Liberais / Universitários / Esportistas / Executivos / Médicos / Advogados Localização Geográfica: Norte / Sul / São Paulo / Capital / Interior / Exterior / América / Europa / Tipos Físicos e Estilos de Vida Gordo / Magro / Alto / Baixo / Sedentário / Esportista / Em Boa Forma / Hiper-ativo

Exemplos. de Cruzamento de Informações na Segmentação de Mercado? Homens / Caubóis / Gays / Norte Americanos / Seniores / Orientais / Sedentários Mulheres / Profissionais Liberais / Interioranas / Fashion Adolescentes Masculinos / Paulistanos / Esportistas / Descolados /

O que saber sobre os públicos definidos na segmentação de mercado? O que fazem... O que gostam o que desprezam... O que lhes chama a atenção... O que lêem... O que assistem... Onde vão... Como vão... Por que vão... Quem admiram... O que vestem... Onde compram...

Preferências e Critérios? Exemplo / Sapatos: Conforto Preço Durabilidade Designer Moda Ocasião Segurança

Por que saber disto? Para direcionar as linhas e idéias para a criação de novos produtos Para traçar estratégias de divulgação Para definir estratégias de distribuição Para estabelecer parcerias com diferentes segmentos de interesse comum

Estudar mais, usar a criatividade ou contratar um especialista O que fazer agora? Avaliar como anda o seu sistema de pesquisa e seu banco de dados Definir novos segmentos para atingir no mercado Estabelecer novas estratégias para divulgação Identificar meios criativos e econômicos de distribuição Firmar parcerias com segmentos afins ou correlatos Estudar mais, usar a criatividade ou contratar um especialista

Boa Sorte a Todos e Até a Próxima Edmilson Molina Diretor do Marketing Club de Presidente Prudente edmilson_molina@hotmail.com Tel. 39011162