PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A caracterização da Psicologia
Advertisements

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A Psicologia ou as Psicologias
Profa Cléo Coutinho PSICOLOGIA JURÍDICA. Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.2 O QUE É PSICOLOGIA?
Contexto histórico - “A modernidade”
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste em determinar um objeto de estudo e.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos.
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Integrantes: Érika Karoline S. de Freitas Jéssica Félix Moreira Fº Jeffeson da Silva Ferreira Fº Anderson do Nascimento dos Santos Fº Andreza Sousa Nascimento.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ( 2008) O que é a psicologia? Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Carlos Eduardo Rodrigues
Bernoulli – Pluralidade Cultural
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
O ensino de História: teoria e prática
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Personalidade.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Psicologia: Ciência e Profissão.
Parte 1 O conhecimento científico
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Abordagem Comportamentalista
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Panorama da Psicologia Jurídica
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Psicologia Raphaella Pizani.
A estruturação da personalidade
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Realidade e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Currículos e Programas
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes, no nosso dia, ouvimos o termo psicologia? “Poderíamos até mesmo dizer que de Psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco” Usamos o termo Psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Ex: Poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de “psicologia” para vender seu produto. A jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz... SERÁ ESSA A PSICOLOGIA DOS PSICÓLOGOS?

SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE É a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo acontece, que nos sentimos vivos e que sentimos a realidade. O senso comum mistura e recicla vários saberes, pois além de sua produção característica, se apropria de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano, produzindo uma determinada visão de mundo. Ex: “menina histérica”, “ficar neurótico”.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade. Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido. Negam-se, reafirmam-se, descobrem-se novos aspectos e assim a ciência avança. Ex: Motor movido a álcool hidratado, nasceu de uma necessidade concreta (crise do petróleo) e foi planejado a partir do motor a gasolina.

CARACTERÍSTICA DA CIÊNCIA A ciência aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim, tornarem-se válidas para todos. - Objeto recíproco, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade, fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Não temos um único objeto Diversidade de Objetos Comportamento humano observável Personalidade, percepção, forma ou movimento Inconsciente PSICANÁLISE COMPORTAMENTALISTA OU BEHAVIORISTA GESTALTISTAS

DIFICULDADES PARA DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO A Psicologia se constitui como área de conhecimento científico só muito recentemente (final do século XIX). O cientista, o pesquisador, confundir-se com o objeto a ser pesquisado (a concepção do homem que o pesquisador traz consigo “contamina” inevitavelmente a sua pesquisa). Conforme a definição de homem adotada, teremos uma concepção de objeto que combine com ela. Há uma riqueza de valores sociais, que permitem várias concepções de homem – Psicologia – estuda os “diversos homens” concebidos pelo conjunto social.

Dificuldades para Definição do Objeto de Estudo Os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos. No momento não podemos afirmar a existência de uma Psicologia, mas de Ciências Psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

A SUBJETIVIDADE “É a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social” (BOCK, 1999, p. 23)

A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA Nossa matéria-prima, é o homem em todas as suas expressões: as visíveis (nosso comportamento), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.

A Subjetividade Esta síntese – a subjetividade – é o mundo das idéias, significados e emoção construído inteiramente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica, é, também fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. A subjetividade não é inata ao indivíduo. A subjetividade não é só fabricada, produzida, moldada, mas também é auto-moldável (produção de novas formas de subjetividade). De que forma poderemos produzir novas formas de subjetividade?