ANDON GESTÃO VISUAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de produção enxuta
Advertisements

Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
HEIJUNKA.
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - FATEC
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Inovação e Criatividade
Qualidade Total.
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
Objetivo: A implantação do “Cell Design” tem por objetivo a distribuição adequada das tarefas entre máquina e/ou operadores, garantindo a produtividade.
U07 Grupo 19V.
Produção Enxuta - JIT Toyoda Kiichiro ( ) Filho da Sakichi.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Rodada de Negócios LEAN
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
HEIJUNKA (NIVELAMENTO)
Kanban e Tecnologia de Produção Otimizada (Teoria das Restrições)
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
ANDON – GESTÃO VISUAL Claudia Takako Felipe Rodrigues
Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.
Aulas 20 Manutenção Autônoma Treinamento dos Operadores
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Alunos: Bruno T. Correa Letícia P. Kolling Ricardo Gusczak
Gestão de Estoque vs Controle de Estoque
A filosofia lean aplicada no canteiro de obras
Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares
Sistema de Comando em Operações
SISTEMA ANDON.
Garantir o “Just-in-Time”
LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM
Desempenho das Organizações
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Qualidade na Manutenção
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Programação da Produção I
Introdução à Engenharia de Produção
Modelo de Gestão da Qualidade
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Just in time Aula 07.
Gestão da Qualidade.
Produção Enxuta – Sistema Lean
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
Planejamento e Controle da Produção
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Just In Time Marc J. Schniederjans & Qing Cao Just In Time (JIT) é uma estratégia de estoques implementada.
KANBAN Jéthero Mendes Machado Julio de Siqueira 14051
Prof. Fernando Penteado
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
JIT (Just in Time) - História
Software PC-Factory O PC-Factory é uma solução completa para otimizar a execução da produção e reduzir os custos operacionais da sua planta. Permite controlar.
DEVOPS. O QUE É? Na prática é o alinhamento do time de desenvolvimento com o time de operações, em relação à ferramentas, processos e responsabilidades,
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
Módulo: Qualidade e organização da produção
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
KAIZEN UMA FERRAMENTA AO NOSSO ALCANCE. INICIOU NO JAPÃO APLICADO EM CASA E NA SOCIEDADE APLICADO NO TRABALHO TOYOTA – PROPULSORA DO KAIZEN NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

ANDON GESTÃO VISUAL

GERENCIAMENTO VISUAL Um dos Pilares da Filosofia Lean Definição Aplicação do Conceito PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir) Maior autonomia aos Funcionários

Benefícios da Gestão Visual Gerenciamento Visual Adoção do Princípio da Transparência Local Auto-Explicativo: “Uma imagem vale mais que mil palavras” Diferente de Poluição Visual Gerar ações nos pontos de comunicação Está migrando da Fábrica para o escritório Benefícios da Gestão Visual Mudança da Visão do Poder Concentrado Simplifica o controle, em particular a comparação com os padrões Reduz a propensão a erros e os torna mais visíveis Reduz atividades que não agregam valor

Como obter a transparência? Tornar o processo diretamente observável Medição e Desempenho: Priorizar indicadores de Processo (pró-ativos) Divulgar os resultados (feedback) aos trabalhadores Utilização de Ferramentas do Sistema Lean: Kanban 5S: Manter limpeza e organização Gemba Walk: “Vá ao local” Utilização de Dispositivos Visuais

Dispositivos Visuais Indicadores Visuais Sinais Visuais Controles Visuais Garantias Visuais

Indicador Visual Sinal Visual

Controle Visual

Garantia Visual

Pode ser utilizado para relatar falhas como: Material ruim; Falta de material; Problema com o dispositivo ou com a máquina; Ausência de funcionário; Demora no setup; Além de alertar sobre a produtividade e os problemas da linha de produção, o Andon é utilizado para minimizar a movimentação do operador.

É muito fácil encontrar o conceito do Andon aplicado no nosso cotidiano, como no painel dos veículos. Lá tem indicadores que apontam o aquecimento do motor, a falta de óleo ou de gasolina.

Caso Real O que é o ANDON? Finalidade: Importância: -Termo japonês para “lâmpada” Finalidade: - Estabilidade da produção resolvendo os problemas o mais rápido possível. Importância: - Detecção e eliminação de anormalidade.

Produzindo sem anormalidades O objetivo de toda operação produtiva é produzir conforme o planejado utilizando os recursos com o mínimo desperdício possível. Assim o produto passaria pelos diversos postos de trabalho dentro do lead time esperado, preservando assim o fluxo contínuo.

Anormalidades aparecendo O indicador utilizado para se medir a estabilidade é o downtime. Não se atingindo a produção planejada, todo motivo de parada era quantificado (quanto tempo) e qualificado (o que aconteceu). Mas antes de se parar a produção e anotar no quadro de acompanhamento da produção o downtime, um dispositivo era acionado para avisar a todos sobre o perigo iminente: um problema está aparecendo. A produção não parava imediatamente, mas registrava no “Andon” que o posto de trabalho estava em dificuldades, e se nada fosse feito depois de alguns minutos, a linha iria parar.

Exemplo do Painel Andon “com anormalidade” Essa situação da “produção parada” e visualmente o Andon indicando onde estava o problema emergenciava a atuação da equipe de apoio dos outros setores. Outro tipo de informação que o Andon da linha da produção gerava era que este painel se interligava a outros Andons dentro da fábrica e do escritório. No escritório da direção existia um Andon simples com uma lâmpada verde e outra vermelha.

Fonte: Lean Institute Brasil – www.lean.org.br Funcionamento Painel Exemplo Fonte: R&L treinamentos Fonte: Lean Institute Brasil – www.lean.org.br

Tempo de produção desejado. Tempo de Takt Tempo de produção desejado.

Mudança da Demanda Influência nos seguintes itens, devido a nova sequência de operação: Velocidade – Line Speed; Tempo de produção – TAKT.

Comunicação entre os Setores

Restaurante: Outback Steakhouse Conclusão Obrigada!