Tema: Avanços do DEFIS dos Regionais - Análise do período 2008/2013

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Tema: Avanços do DEFIS dos Regionais - Análise do período 2008/2013

Gestão 2012 -2014

Apresentação O DEFIS do Coren-PE iniciou sua reestruturação em julho de 2012, respondendo ao planejamento da gestão através da estratégia nº 17- Reestruturar o Processo de Fiscalização, que está inserida no objetivo 3- Fortalecer a Imagem do Conselho Perante os Profissionais de Enfermagem e Sociedade.

Mapa de Pernambuco por Gerências Regionais de Saúde Localização das 5 subseções e de mais 2 a serem criadas

Caracterização da Abrangência da Área de Atuação do Coren-PE População de Pernambuco: 8.796.032 habitantes Número de Municípios: 185 e o Distrito Fernando de Noronha Numero de Regionais de Saúde: 12 Profissionais de Enfermagem Inscritos: 62.298 Numero de Instituições a serem fiscalizadas: 4.926 instituições de saúde 117 instituições de ensino 220 outras instituições com atividade de enfermagem

Quadro de Profissionais do DEFIS 20 Fiscais assim distribuídos: 14 em inspeções fiscalizatórias; 02 atividades burocráticas interna de fiscalização (limitações de saúde); 03 afastados para Mestrado; 01 cargo de gerência. Motoristas: 02 Secretária: 01 08 Agentes Administrativos: 03 na sede; 05 nas subseções. Estagiário: 01

Meios de Transporte Serviços de táxis 03 Automóveis: 01 Ranger ano 2007 01 Corsa ano 2006

Equipamentos de Informática e Comunicação 11 Computadores 03 Notebooks 15 Câmeras Fotográficas 20 Aparelhos Celulares Projeto de Reestruturação do Parque Computacional aprovado pelo COFEN em agosto 2013, com recurso ainda não liberado.

Estrutura Física Sala dos Fiscais: Área física de 28m² para comportar 17 profissionais; Mobiliário insuficiente; Sala da Coordenação: Área física de 5,52m² para coordenadora, secretária em atendimento diversos; Projeto de aquisição de nova sede em tramitação no COFEN.

Instituições Fiscalizadas

Instituições Fiscalizadas

Subseções Cobertas por Fiscais SEDE/SUBSEÇÕES INSTITUIÇÕES A SEREM FISCALIZADAS QUANTITATIVO DE FISCAIS RECIFE/RMR E MUNICIPIOS SEM SUBSEÇÕES 1209 14 SUBSEÇÃO LIMOEIRO 374 01 SUBSEÇÃO CARUARU 944 02 SUBSEÇÃO GARANHUNS 462 SUBSEÇÃO SERRA TALHADA 212 SUBSEÇÃO PETROLINA 392

Ações Interinstitucionais Fiscalizações Conjuntas Ano Número 2012 24 2013 12 O trabalho em conjunto com Ministério Público, Ministério do Trabalho e Conselhos de outras categorias de saúde, responde às demandas intersetorias, conferindo uma visão integral dos problemas e resultados com maior abrangência para a população.

2008 à 2013: 58 Processos Éticos instaurados 2008 à 2013: 58 Processos Éticos instaurados. Destes, 22,4% são de ofício oriundos de fiscalização.

Ações Civis Públicas / Coren-PE 2010 - 2011 Instituições por Nível de Complexidade Quantidade Situação Atual Baixa Complexidade 06 04 Arquivadas 01 Conciliada 01 Recurso Alta Complexidade 02 Arquivadas 02 Recurso 02 Aguardando Julgamento Objeto das ações: Ausência de Enfermeiro 2013: liminar favorável para contratação de 650 enfermeiros, nos termos do relatório de fiscalização, em hospital de alta complexidade em Recife, 500 de Instituição Pública/ Governo descumpre determinação judicial.

Quantitativo de RT’S 2008-2013

Problemas Persistentes Índice de inadimplência elevado (35%); Número de fiscais insuficientes para atender à demanda dos profissionais inscritos; Baixa cobertura (em média 19%) do total das instituições a serem fiscalizadas; Déficit em média de 50% de fiscais para elevar a cobertura às instituições; Número insuficiente de veículos para fiscalizações distantes da sede e subseções; Equipamentos de informática insuficientes para atender às necessidades do DEFIS; Absenteísmo elevado em torno de 25%; Falta de uniformidade nas jornadas de trabalho dos fiscais; Dificuldade na supervisão continua às subseções.

Estratégias para 2013/2014 Nº ESTRATÉGIA 1 Instalar as subseções Palmares e Ouricuri, ampliando o processo de descentralização do atendimento. 2 Retorno do Programa Coren itinerante. 3 Implantar o Programa de Desenvolvimento Profissional do DEFIS. 4 Contratação de novos Fiscais para sede e subseções. 5 Otimizar o programa de redução de inadimplência. 6 Aquisição de novos automóveis para sede e subseções. 7 Elevar a cobertura de fiscalização às instituições de saúde de 19,9% para 36% em 2014. 8 Criação de instrumento de avaliação das ações de fiscalização pelos usuários dos serviços de saúde e profissionais de enfermagem. 9 Criação da Subgerência para supervisão das subseções. 10 Análise dos fatores que concorre para o alto índice de absenteísmo visando sua redução.

Avanços Avanços Elaboração e implantação do plano tático operacional com participação da equipe de fiscalização e do planejamento estratégico; Elaboração e implantação de Procedimento Operacional Padrão (POP) do DEFIS, no total 32; Otimização do programa Incorp com inserção de 300 Pads de instituições fiscalizadas do segundo semestre de 2012 à 2013; Domínio pelos fiscais na utilização do sistema Incorp; Celeridade na análise e retorno dos POPs às instituições de Saúde; Instauração de PAds de denúncias, no total 684 no período de Julho de 2012 à outubro de 2013; Instauração de PAds para notificação dos inadimplentes , no total 1.355; Redução da Inadimplência de 43% para 35%; Padronização e informatização da distribuição das instituições por fiscais; Acréscimo no quadro de pessoal de mais um funcionário administrativo ao DEFIS; Contratação de mais 03 (três) fiscais para subseções de Serra Talhada, Caruaru, Petrolina. Iniciado processo de melhoria do clima organizacional com o “Seminário –Autoestima como Fator de Sucesso Qualidade e Realização”.

GASTOS FINANCEIROS Ano Combustível Diárias Total 2012 9.904,51 227.796,00 237.700,51 2013 9.306,00 73.908,80 83.214,80

Considerações Finais  No decorrer do processo, construído com gerente do departamento, planejamento estratégico e fiscais, elencou-se algumas questões relativas ao processo de mudança que estão interligadas e deverão se desenvolver simultaneamente, quais sejam:   Condições de trabalho: acomodação da estrutura física e aquisição de equipamentos. Novas relações de trabalho entre os funcionários, destes com a gerência e diretoria, Compromisso com o novo enfoque que deverá ser dado ao ato de fiscalizar, Identificação por parte do fiscal de um novo olhar e agir, perante as instituições fiscalizadas, seus profissionais, dirigentes e usuários/clientes. Fortalecimento da imagem do Coren diante das instituições e dos profissionais.

Considerações Finais A desconstrução de concepções, conceitos, atitudes e sua reconstrução com base em princípios de caráter coletivo, novas formas de gestão em saúde e dos processos de trabalho, não é tarefa fácil, exige reflexão, compreensão e participação de todos. A reflexão e o novo agir do Coren, enquanto órgão de fiscalização, contribuirá para imprimir uma nova Imagem Institucional, perante seus profissionais e a sociedade. O desenvolvimento deste Projeto fortalecerá a consonância entre o Departamento de Fiscalização e o modelo de gestão em vigor, que em nome de Um Coren para Todos, fortalece a gestão participativa e reitera seus valores de integração, transparência, respeito, ética, compromisso e justiça. Avaliações periódicas deverão ser estabelecidas, para acompanhamento de metas, de mudanças no fazer e principalmente no acompanhamento da satisfação dos nossos usuários.

Obrigada!

“As ideias e estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.” Percy Barnevick