UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Introdução a Engenharia de Alimentos
ASPECTOS OPERACIONAIS
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
Introdução a Educação a Distância
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
A questão da Formação Profissional.
1.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
PAULO ROBERTO VIDIGAL - UNIFESP/UNINOVE -
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Dalila Gimenes da Cruz Universidade Pitágoras Unopar.
Estagio Supervisionado em Docência
APRENDIZAGEM ATIVA: ALUNO COMO PRODUTOR DE CONTEÚDO
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
O controle do ensino em suas mãos
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO? Paulo Roberto Vidigal - UAB/UNIFESP - dirvidigal@gmail.com Camila Iorio - Secretaria da Segurança Pública do estado de SP - ioriocamila@gmail.com Andre Luiz Ramos - UNINOVE - andre.ramos@uninove.br

Maior AUTONOMIA e RESPONSABILIDADE dos Participantes 1. Introdução ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENCIAL Maior AUTONOMIA e RESPONSABILIDADE dos Participantes A DISTÂNCIA Problema de Pesquisa: Qual o nível de importância dos principais fatores que interferem no aprendizado do aluno nos cursos de pós-graduação à distância na visão do aluno?

2. Desenvolvimento Pesquisa por meio de um questionário eletrônico, aplicado para estudantes que realizam ou realizaram cursos de pós-graduação a distância latu sensu – especialização e MBA Justificativa: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil no ano de 2014 (CENSO EAD.BR, 2014), correspondem a 53% dos participantes de cursos a distância no Brasil.

3. Desenvolvimento das Competências O aprender a conhecer: Necessidade em conhecer linguagens e metodologias a partir das quais os conhecimentos são gerados, transferidos e debatidos, pois deve ser sempre contextualizado, de acordo com as novas tecnologias. 4. Fator Tecnológico/Ferramentas de Aprendizagem/Material Didático: Qual o nível de importância das ferramentas utilizadas no Curso a Distância e sua adequação para o aprendizado (Apostilas; Fóruns; Chats; Textos; Vídeos; etc.)? 8. Fator Avaliação da Aprendizagem (Índice de aprendizagem com o processo de avaliação): Qual o nível de importância do processo de avaliação durante a realização do Curso a Distância para desenvolvimento da aprendizagem (tanto as avaliações virtuais como presenciais).

3. Desenvolvimento das Competências O aprender a fazer: Refere-se às habilidades e atitudes que visam tornar o aluno constantemente apto a enfrentar novas e desafiadoras situações, inclusive de trabalho. 1. Fator Administração do Tempo: Qual a importância da flexibilidade de horários para você administrar o tempo de estudo durante a realização do Curso a Distância com outras tarefas do dia a dia? 2. Fator cumprimento do Planejamento / Cronograma do Curso: Qual o nível de importância da sua responsabilidade para cumprimento do planejamento e cronograma proposto pelo Calendário do Curso, durante a realização do Curso a Distância? 5. Fator Desafio/Tarefas propostos no curso: Qual o nível de importância das Tarefas; Fóruns; Lições e desafios propostos durante o Curso a Distância em relação ao desenvolvimento do aprendizado?

3. Desenvolvimento das Competências O aprender a viver junto: Refere-se às habilidades e atitudes que permitem ao aluno conviver e se relacionar com outros alunos e participantes do processo se ensino-aprendizagem e no convívio social em um cenário em que os trabalhos, cada vez mais complexos, exigem a atuação profissional em equipes interdisciplinares para a solução de problemas. 6. Fator Interação na Aprendizagem com o Tutor/Professor: Qual o nível de importância da interação com o Tutor/Professor no processo de aprendizagem durante a realização do Curso a Distância? 7. Fator Interação na Aprendizagem com os colegas de turma: Qual o nível de importância da interação com os colegas de turma no processo de aprendizagem durante a realização de um Curso a Distância?

3. Desenvolvimento das Competências O aprender a ser: refere-se ao desenvolvimento integral do aluno, tanto no seu aspecto pessoal como profissional. É preciso que o ser humano se desenvolva plenamente em todas as potencialidades. 3. Fator Desenvolvimento Pessoal: Qual o nível de importância dos conhecimentos adquiridos no Curso a Distância e suas aplicações na sua vida pessoal? 9. Fator Desenvolvimento Profissional: Qual o nível de importância dos conhecimentos adquiridos no Curso a Distância e suas aplicações no ambiente Profissional? 10. Fator Desenvolvimento Profissional: Qual o nível de aceitação do mercado de trabalho dos certificados do Curso a Distância realizado(s)?

4. Análise de Resultados Os índices obtidos com as médias ponderadas por grupo de competências avaliadas pelos alunos foram: O aprender a conhecer: questões 4 e 8 - (média ponderada = 5,647) O aprender a fazer: questões 1, 2 e 5 - (média ponderada = 5,918) O aprender a viver junto: questões 6 e 7 - (média ponderada = 5,239) O aprender a ser: questões 3, 9 e 10 - (média ponderada = 5,47133)

As questões que merecem destaque para melhoria contínua no grupo das dez questões, por apresentarem baixa média ponderada em relação às demais foram: 7. Fator Interação na Aprendizagem com os colegas de turma: Qual o nível de importância da interação com os colegas de turma no processo de aprendizagem durante a realização de um Curso a Distância? (Média ponderada = 4,876) 10. Fator Desenvolvimento Profissional: Qual o nível de aceitação do mercado de trabalho dos certificados do Curso a Distância realizado(s)? (Média ponderada = 4,896)

5. Considerações Finais As relações entre os tutores e os alunos e entre os alunos com os alunos, representam a menor média ponderada no agrupamento das questões aplicadas aos alunos demonstrando que aprender a viver junto ainda é uma competência que precisa ser mais praticada nos cursos de pós-graduação a distância. A questão número 7, que representa o fator interação na aprendizagem com os colegas de turma apresenta a menor média ponderada em relação às dez questões avaliadas. Como sugestão, os cursos poderiam elaborar e colocar em prática atividades e exercícios que facilitem as interações entre os colegas de turma, para que conheçam suas expectativas, desenvolvam suas competências em trabalhos em equipe.

5. Considerações Finais A questão 10, apresentou a segunda média ponderada mais baixa, refletindo o fator de desenvolvimento profissional no qual demonstra o nível de aceitação do mercado de trabalho dos cursos de pós-graduação a distância. Como sugestão, as universidades e instituições poderiam promover divulgações nas empresas, apresentando os conteúdos e competências que são desenvolvidas nos cursos. Muitas universidades desenvolvem parcerias com empresas, para que ofereçam cursos de pós-graduação a distância como parte do processo do Plano de Carreira de seus funcionários. Limitações da pesquisa: Sugestão, poderia ser aplicada somente para grupos de alunos que já concluíram os cursos de pós-graduação a distância, para se fazer nova análise do processo.

OBRIGADO!