ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO Adaptação Margaret Coelho
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Questões metodológicas do Ensino Religioso
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
Parâmetros Curriculares Nacionais
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Currículo como organização social
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SILVANA BERBEL FERNANDES
PROJETO COMUNITÁRIO.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Tema central e eixos temáticos
Ética e Valores na Sala de Aula
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Professor: José Medina
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
TEMAS TRANSVERSAIS.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES Histórico da disciplina:  Opção da SEED iniciar as DC com o histórico;  Recorte histórico (séculos XIX e XX, período de afirmação.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Transcrição da apresentação:

ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL SURAYA CRISTINA DARIDO UNESP – Rio Claro - SP Coordenadora do LETPEF

PRESSUPOSTO - 1 - Esporte não é educacional em si, depende do tratamento pedagógico utilizado.

PRESSUPOSTO - 2 - Esporte tem grande potencial educativo.

PRESSUPOSTO - 3 - Esporte deve ser tratado nas três dimensões dos conteúdos: procedimental, conceitual e atitudinal.

PRESSUPOSTO - 3 Ensinar futebol a todos; Ensinar futebol bem a todos; Ensinar mais que futebol a todos; Ensinar a gostar do futebol. (FREIRE, 2003)

PRESSUPOSTO - 3 A lógica interna do esporte refere-se às características de desempenho exigidas pelas situações motoras (movimentos e ações que compõe o jogo, sua dinâmica tática, suas regras, seus fundamentos básicos, suas técnicas e suas táticas). A lógica externa diz respeito às características e significados sociais que determinados esportes adquirem em contextos específicos. (a história do futebol no país e suas relações com o amadorismo, o preconceito em relação às mulheres que jogam, a violência das torcidas organizadas (GONZALEZ, 2005).

PRESSUPOSTO – 4 Realidade da prática Tradição do saber fazer; Expectativa da comunidade é para o saber fazer; Motivação é para o saber fazer; Formação para o saber fazer.

PROBLEMA SEGUNDO TEMPO VALORES E ATITUDES (Quais?) TEMAS TRANSVERSAIS ESPORTE EDUCACIONAL – SEGUNDO TEMPO VALORES E ATITUDES (Quais?) TEMAS TRANSVERSAIS

OBJETIVOS DA APRESENTAÇÃO QUAL A ORIGEM, QUAIS SÃO E O QUE SÃO TEMAS TRANSVERSAIS; EXEMPLOS DA UTILIZAÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS PELA MÍDIA EM 2010; TEMAS TRANSVERSAIS NO PST

QUAL A ORIGEM DOS TT? Constituição de 1988 (direitos humanos). Estados Democrático: Soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, trabalho, livre iniciativa e pluralismo político. LDB 96, DCNs 1998 e 1999. PCNs: Educação comprometida com a Cidadania.

QUAIS SÃO OS TEMAS TRANVERSAIS? ÉTICA MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO E CONSUMO SAÚDE

CRITÉRIOS PARA ELEGER OS TEMAS TRANVERSAIS? URGÊNCIA SOCIAL; ABRANGÊNCIA NACIONAL; POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM; FAVORECER A COMPREENSÃO DA REALIDADE E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL.

O QUE SÃO TEMAS TRANSVERSAIS? PROBLEMAS....

PARA QUÊ TEMAS TRANSVERSAIS? “ A escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação” (PCNs, 1998, p.23).

TEMAS TRANSVERSAIS Problematizar quando ocorre alguma situação em aula; Planejar as problematizações (exemplo: recreio nas férias – meio ambiente). Utilizar a mídia para refletir sobre os temas transversais.

ÉTICA Mário Jr. quebra discurso pronto e admite pela 1ª vez que Brasil entregou jogo

Ética

PLURALIDADE CULTURAL

MEIO AMBIENTE São seis mil quadras esportivas que serão construídas nas escolas com mais de 500 alunos, e serão quatro mil escolas que terão, que têm as quadras. Nós vamos recuperá-las e cobri-las”, comentou a candidata do PT à presidência Dilma Rousseff.

ORIENTAÇÃO SEXUAL

Seleção/Olimpíadas/Mundial Feminino Masculino Basquetebol Bassul/ Colinas Moncho Monsalve Voleibol Ze Roberto Bernardinho Handebol Juan Coronado Jordi Ribera Futebol Jorge Dunga/Mano

TRABALHO E CONSUMO

SAÚDE

ESPORTE E EDUCAÇÃO: TT Formação inicial e continuada; Pesquisas; Material didático.

MATERIAL DIDÁTICO “Mas há mais: a educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais disponíveis num dado momento, ela deve também, para torná-los efetivamente transmissíveis, efetivamente assimiláveis às jovens gerações, entregar-se a um IMENSO TRABALHO DE REORGANIZAÇÃO OU TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA.” FORQUIN (1993)

COMO TRATAR OS TEMAS TRANSVERSAIS? Coerência entre o que se pretende ensinar e o que se faz no trabalho (ex: trabalho coletivo, desperdício, higiene etc). O Educador como cidadão

ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL? - Depende do tratamento pedagógico. - Não é algo automático, exige uma intervenção.

Para finalizar: “NINGUÉM PODE ENSINAR VERDADEIRAMENTE SE NÃO ENSINA ALGUMA COISA QUE SEJA VERDADEIRA OU VÁLIDA A SEUS PRÓPRIOS OLHOS” . FORQUIN (1993).

MUITO OBRIGADA surayacd@rc.unesp.br