Alimentação Alimentação saudável.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A alimentação saudável
Advertisements

A Alimentação.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Dietas Saudáveis.
Alimentação saudável.
10 dicas para uma alimentação saudável
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Comer bem para viver mais e melhor!
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável.
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Cuidando do coração.
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
A Roda Dos Alimentos.
Trabalho Elaborado por Luís Genebra Nº12 Vítor Barroso Nº17
A Alimentação.
Formação Pessoal e Social
Alimentação Trabalho realizado por: -Tiago Sampaio.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Alimentação Saudável.
Alimentação Equilibrada
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ementa da cantina do IVS
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)
Vida Saudável Alimentação Saudável.
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Comer bem, para viver melhor!
Dia Internacional da Alimentação
A Alimentação.
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Características de boa alimentação:
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Prato alimentar norte-americano
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Transcrição da apresentação:

Alimentação Alimentação saudável

Alimentação: A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem, dependendo do hábito alimentar. Adicionalmente, a alimentação é saudável envolve a escolha de alimentos que mantêm o peso ideal, mas também para garantir um saúde boa. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objectivo, e nem sempre vão de encontro ao conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares. As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável. A roda dos Alimentos têm 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Pirâmide alimentar Como consultar a Pirâmide Alimentar? Ela demonstra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta. Assim, a base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com frequência (cereais, pães, arroz e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com moderação (gorduras, óleos e açúcares

Dicas para uma boa alimentação Dicas para uma boa alimentação Uma alimentação adequada obtém-se pelo equilíbrio entre as porções ingeridas de cada grupo de alimentos, tal como sugerido pela Roda dos Alimentos. O grupo dos cereais e tubérculos, fornecedor de hidratos de carbono é o que mais deve contribuir para o total calórico ingerido, dando a preferência para os completos (integrais), mas sobretudo variando entre eles. O grupo dos hortícolas deve estar presente em abundância nas duas refeições, tanto na sopa como no acompanhamento do prato; a sopa de legumes com adição de leguminosas deve ser o prato principal e/ou único a uma delas. A fruta deve ser variada ao longo do dia, e para a maioria dos indivíduos três peças de fruta são suficientes. Os lacticínios, fornecedores de cálcio e magnésio devem ser ingeridos entre 500 a 750 ml / dia, dando a preferência aos meios-gordos ou até magros. Do grupo do pescado, da carne e dos ovos é suficiente uma pequena porção e bastando a uma das refeições. Em relação à gordura adicionada deve ser azeite e em quantidades modestas. Deve ser dada a preferência a alimentos naturais, naturalmente ricos em nutrimentos reguladores como as vitaminas, os sais minerais e as fibras. Os nutrimentos adicionados aos alimentos processados, com o objectivo de os enriquecer, são menos aproveitados do que os que se encontram nos alimentos naturais e essenciais. O modo de confeccionar os alimentos deve ser variado de modo que os torne saborosos, mas sem grande adição de sal ou gordura, de modo a conservar o sabor próprio de cada alimento e a proporcionar uma digestão fácil. Os alimentos devem ser distribuídos por cinco a seis refeições, de pequeno volume mas variadas e não repetidas. O valor energético ingerido deve ser adequado às características biológicas, às necessidades das fases sucessivas do ciclo de vida e à actividade física.

A proporção aproximada dos diferentes grupos em sua dieta é : Cereais, pães, arroz e massas - 6 a 11 porções. Vegetais - 3 a 5 porções Frutas - 2 a 4 porções Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes - 2 a 3 porções Leite, iogurte e queijos - 2 a 3 porções Gorduras, óleos e açucares - use de forma reduzida

Trabalho realizado por: Adriana e Vera, no dia da Alimentação no âmbito da disciplina de Área de Projecto.