DA LOCAÇÃO DE COISAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPRA E VENDA MERCANTIL
Advertisements

Fernando Piffer Audiência Pública CDC 28/11/2012.
31/12/2013www.mestremidia.com 1 Copyright © Reprodução e distribuição autorizadas desde que mantido o copyright. É vedado o uso comercial sem prévia.
Aula 12 Pagamentos especiais
Formas especiais de pagamento
CASO GERADOR Bernardo, Eduardo e Ricardo são três criadores de cavalos no interior de São Paulo. Em- bora trabalhem separadamente, o intercâmbio de cavalos.
DIREITO CIVIL I AULA 18 REVISÃO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E CONTRATOS
DIREITO CIVIL I DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE – DO CONTRATO DE MANDATO – DA GESTÃO DE NEGÓCIOS – DO CONTRATO DE FIANÇA – temas 17 e 18 - PÁG.54/56 PÁG. 57/59.
Contrato de promessa de compra e venda e pactos acessórios
Grupo: Alexandre de Cristi Nieves Alexandre de Souza Ana Gabriela Raniel Bruna Morais Menezes de Oliveira Camila Freitas Bispo Dimitri Lacerda Rocha da.
Alterações na Lei do Inquilinato
30/03/2017.
30/03/2017.
Direito Civil III – Contratos
02/04/2017.
02/04/2017.
Ação de Despejo por Falta de Pagamento (arts. 59 a 66, Lei n. 8
02/04/2017.
02/04/2017.
CONTRATO DE LOCAÇÃO.
Execução de obrigação de fazer e não fazer
02/04/2017.
LOCAÇÃO Acadêmica: Orientador: Giselle Zimmermann Damásio
DOS VÍCIOS REDIBITÓRIOS arts. 441 a 446 CC
CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Ações de Despejo A medida judicial para reaver imóvel locado, independente do fundamento que possa ter dado origem ao término da locação, será sempre a.
Geraldo Fonseca de Barros Neto AASP, 24/03/2015
Contrato.
Locação.
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL I 2011 Professor Marlon Corrêa.
EFEITOS DOS CONTRATOS.
12/04/2017.
Locação Não Residencial
AÇÃO RENOVATÓRIA DE LOCAÇÃO
Ana Paula Morais Mourão Simonetti
LEI N APERFEIÇOAMENTO DA LEI DO INQUILINATO
Direito Civil III – Contratos
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
15/04/2017.
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
Teoria Geral dos Contratos
Do Empréstimo.
1 CONTRATO DE LOCAÇÃO 1) CONCEITO Art. 565 do CC – Locação de coisas é o negócio jurídico por meio do qual uma das partes (locador) se obriga a ceder à.
Direito Civil III – Contratos
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante "O mundo se afasta e dá passagem
Da Prestação de Serviços
Lei do Inquilinato Locador: aquele que figura na condição de senhorio.
DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS
Alienação Fiduciária.
DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
CONTRATO DE DEPÓSITO.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
DO CONTRATO DE DEPÓSITO
Ação de despejo Procedimento especial traçado na Lei 8.245/91, com a redação dada pela Lei /09.
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO (Comodato/Mútuo) Código Civil - Parte Especial – Livro I – Título VI – Capítulo VI – arts. 579 a 592.
Prof. José Ricardo Haddad
Lei do Inquilinato noções gerais O contrato de locação pode ser explicado como um negócio jurídico pelo qual uma pessoa (denominada locador, arrendador.
LOCAÇÃO DE COISAS.
DOAÇÃO.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
Faturização/Fomento Mercantil
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
O Código Civil e a locação como modalidade contratual  há 3 espécies de locação: a) locação de coisas; b) locação de serviços; c) locação de obra ou empreitada.
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II.
DA LOCAÇÃO DE COISAS Profª SOANE LOPES. 1. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado.
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante “O mundo se afasta e dá passagem
Aula Contratos Empresariais
Transcrição da apresentação:

DA LOCAÇÃO DE COISAS

CONCEITO Uma das partes concede a outra o uso e gozo de algo infungível, por tempo determinado, mediante remuneração. * Art. 565/ CC

OBJETO PARTES LOCADOR LOCATÁRIO

NATUREZA JURÍDICA bilateral ou sinalagmático; admite a aplicação da exceptio non adimpleti contractus oneroso; - se for concedido de forma gratuita, o contrato se desfigura e transforma-se em comodato. consensual; comutativo; não solene; trato sucessivo ou execução continuada.

ELEMENTOS DO CONTRATO Objeto Preço Consentimento -Tácito ou expresso.

OBRIGAÇÕES : DO LOCADOR DO LOCATÁRIO - entrega da coisa ao locatário; - manter a coisa no mesmo estado; Garantir-lhe, durante i tempo do contrato, a posse pacifica -Servir-ser da coisa alugada, conservando-a - pagar o aluguel estipulado; - Levar ao conhecimento do locador as turbações de terceiros - Restituir a coisa

ART. 571, CC Havendo prazo estipulado á duração do contrato, antes do vencimento não poderá o locador reaver a coisa alugada, senão ressarcindo ao locatário as perdas e danos resultantes, nem o locatário devolvê-la ao locador, senão pagando proporcionalmente multa prevista no contrato.

LOCAÇÃO DE PRÉDIOS Regido pela Lei n. 8245/91; Contrato de locação predial pode ser estipulado por qualquer prazo; Se superior a dez anos depende de Vênia Conjugal; “Não poderá o locador reaver o imóvel alugado. O locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando multa pactuada” art. 9,LI

CESSÃO ≠ SUBLOCAÇÃO CESSÃO SUBLOCAÇÃO -Desaparece responsabilidade do cedente -O locatário continua obrigado pelo contrato celebrado com o locador -O sublocatário responde, subsidiariamente, ao senhorio pela importância que dever ao sublocador - Rescindida, ou finda a locação, resolvem-se as sublocações

A LOCAÇÃO POR TEMPO: DETERMINADO INDETERMINADO -Cessa de pleno direito findo o prazo estipulado (art. 573,cc), -O locatário que não devolve a coisa no término do contrato passa a ter posse injusta e de má fé. (arts.1216 a 1220, CC) -Sem oposição do locador presumir-se-á prorrogada, sem prazo, pelo mesmo aluguel. -Exige prévia notificação do locatário; -Se o locador não restituir a coisa pagará em quanto estiver em seu poder, o aluguel que o locador arbitrar

LOCAÇÃO DE PRÉDIO URBANO Existem três espécies de locação:  Residencial Locação para temporada Locação não residencial

Garantias locatícias (art. 37)  Caução  Fiança  Seguro de fiança locatícia É vedada mais de uma modalidade de garantia num mesmo contrato de locação, sob pena de nulidade (art. 37 parágrafo único).

ATENÇÃO! Ocorrendo morte: DO LOCADOR (Art. 10) DO LOCATÁRIO (Art. 11) transferência do contrato aos herdeiros. determina a sub-rogação nos seus direitos, podendo continuar a locação: Nas locações residenciais: Cônjuge sobrevivente ou companheiro e, sucessivamente os herdeiros e as pessoas que viviam na dependência econômica do falecido. Nas locações não residenciais: o espólio e, se for o caso, seu gestor de negócios  Em caso de alienação do imóvel, o locatário tem o direito de preempção (preferência) art. 27. ATENÇÃO!

Ações ligadas ao contrato de locação 1) Ação de despejo: Seja qual for o fundamento do término da locação, a ação do locador para reaver o imóvel é a de despejo. A sentença que conceder o despejo poderá ser  executada de plano, tendo o recurso apenas    efeito  devolutivo. 2) Ação de consignação em pagamento (art. 67) 3) Ação revisional de aluguéis

4) Ação renovatória Requisitos:          I)  Contrato escrito e determinado        II)  Prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos contratos deverá ser de 5 anos     III)  Exploração do mesmo ramo do comércio por prazo mínimo e ininterrupto de três anos.