A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça

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Transcrição da apresentação:

A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Encarando o desafio... que droga!!! Um quebra-cabeça... Como vou resolvê-lo??? Por onde vou começar??? A forma como enfrentamos os desafios, é meio caminho para vencê-los ou para fracassarmos diante deles. Do que preciso para resolvê-lo? Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Encarando o desafio... que fantástico!!! Um quebra-cabeça... Como vou resolvê-lo??? Por onde vou começar??? Do que preciso para resolvê-lo? Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

O que vou usar? Palavras escritas, nenhuma imagem... Imagem fixa, nenhuma palavra... Palavras escritas, imagens fixas e... espaços em branco!!! Quando pensamos em Material Didático Impresso estamos falando em uma conjugação de textos, imagens e espaços em branco. Os espaços em branco permitem formar uma imagem que nos levam a pensar em pertencimento, relevância, organização, classificação, etx. Imagens em movimento, nenhum som... Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Um quebra-cabeça qualquer? Textuais Sistema de símbolos Icônicos Sonoros Estrutura da informação Conteúdo didático Sequência da informação Elementos didáticos Suporte Tecnologia Instrumento de mediação Modalidade educativa Contexto da comunicação Estratégia de ensino Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Quais peças vou usar? Para quê? O quê? Com o quê? Para quem? Em que contexto? Com base em quê? Numa perspectiva de ‘quebra-cabeças’, as peças que compõem um MDI são as respostas a um conjunto de perguntas que nos fazemos ao planejar sua elaboração: o quê vamos fazer, para quê faremos esse MDI, para quem o faremos, com quê podemos contar para sua elaboração, em qual contexto será elaborado, com base em que teorias ou idéias o elaboraremos, como o elaboraremos, em quanto tempo, etc. Como? Quando? Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

A peça ‘para quê” Proporcionar informação Orientar a aprendizagem Exercitar competências Motivar Avaliar conhecimentos e competências Numa perspectiva de ‘quebra-cabeças’, as peças que compõem um MDI são as respostas a um conjunto de perguntas que nos fazemos ao planejar sua elaboração: o quê vamos fazer, para quê faremos esse MDI, para quem o faremos, com quê podemos contar para sua elaboração, em qual contexto será elaborado, com base em que teorias ou idéias o elaboraremos, como o elaboraremos, em quanto tempo, etc. Proporcionar simulações Oferecer contextos para expressão e criação Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

A peça ‘o quê’ Recursos convencionais Recursos audiovisuais Materiais impressos Imagens fixas não projetadas Recursos convencionais Jogos, laboratórios PowerPoint Recursos audiovisuais Rádio, discos, CDs, etc. TV, vídeo, filmes, etc. Numa perspectiva de ‘quebra-cabeças’, as peças que compõem um MDI são as respostas a um conjunto de perguntas que nos fazemos ao planejar sua elaboração: o quê vamos fazer, para quê faremos esse MDI, para quem o faremos, com quê podemos contar para sua elaboração, em qual contexto será elaborado, com base em que teorias ou idéias o elaboraremos, como o elaboraremos, em quanto tempo, etc. Cursos online Recursos informatizados Simulações e animações Chat, fórum, email, etc. Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

O que vou fazer? Material Impresso Material de estudo Livro texto Apostilas Fascículos, etc. Material de estudo Manuais Transparências outros Material de orientação Se decido fazer um MDI, preciso em seguida decidir o tipo de MDI que elaborarei, pois não só sua estrutura é diferente, mas também a linguagem a utilizar, as ilustrações a utilizar , etc. A consciência que temos sobre o que queremos fazer, nos oferece maior possibilidade de ser bem sucedido em nosso intento. Dicionários Catálogos técnicos outros Material de consulta Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

O que vou fazer? Recursos audiovisuais Recursos visuais Quadros Cartazes Gravuras Modelos Slides Fotografias Album seriado Mapas Gráficos Transparências Recursos visuais Rádio Discos Fitas magnéticas Recursos sonoros Cinema falado Computador multimídia Televisão DVD, etc. Recursos audiovisuais Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

O que vou fazer? Recursos informatizados De comunicação e interação Síncrona Assíncrona Chat Email Mensagem instantânea Fórum Videoconferência Lista de discussão Audioconferência Conferência eletrônica Aulas virtuais Weblog Etc. Etc. Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Como vou fazer? Planejando Desenvolvendo Avaliando Quando pensamos em como fazer um MDI, passaremos necessariamente por 3 fases, não necessariamente consecutivas: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Por onde vamos começar, depende de nossas necessidades. Quando temos que avaliar a possibilidade de utilização de um MDI já existente começamos pela 3ª fase e podemos passar a desenvolver orientações sobre como usá-lo ou a realizar uma ou outra adaptação necessárias e finalmente planejar sua utilização ou sua adaptação. Se um MDI já está planejado e cabe-nos a elaboração, começamos pelo desenvolvimento e retomamos o planejamento ou o retificamos se necessário e só então o avaliamos. Avaliando Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Para quem? Crianças, adolescentes, adultos? Homens ou mulheres? De Recife? do interior do Estado? Do SENAI? De empresas? Acreditam em quê? Um dos aspectos mais importantes na elaboração de qualquer MDI é a definição do público ao qual ele se destina. Quanto mais claras forem as informações que dispomos deles menor a probabilidade de erramos e maior a possibilidade de aceitação por parte desse público. Quais seus hábitos? Orientam-se por quais valores? Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009

Com quais condições? A dinâmica de trabalho As pessoas envolvidas O tempo e as etapas Ter clareza do contexto em que iremos desenvolver o material permite que não só o façamos com criatividade, mas com a mente voltada para a realidade. Se estamos sozinhos na empreitada sabemos o quanto teremos que nos esforçar para elaborá-lo; se trabalhamos com um grupo temos que conseguir uma forma de trabalhar juntos da melhor forma possível, estabelecendo regras a serem respeitadas quanto a prazos, abordagem, etc. O tempo de que dispomos para desenvolver um MDI é determinante para o grau de profundidade com que abordaremos os assuntoa a tratar. Se, por exemplo, dispomos de computadores conectados á internet, sabemos que disporemos de uma grande quantidade de fontes a consultar e o tempo que levaremos para fazê-lo. Se, pelo contrário, só dispomos apenas de bibliografia na forma impressa, muitas vezes o tempo não é o fator determinante para a elaboração. Os recursos Consuelo Fernandez SENAI/SP DR/EPE- Jul/2009