ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
O conteúdo.
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parâmetros Curriculares Nacionais
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
CONSELHO DE CLASSE CADEP
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Educação Sexual na Adolescência
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Diretrizes de um programa de prevenção
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TURNO INTEGRAL MARISTA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Relatório de Proposta de Projeto
SILVANA BERBEL FERNANDES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Professor(es) Apresentador(es):
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
VALE SONHAR.
TEMAS TRANSVERSAIS.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TEMAS TRANSVERSAIS

IDENTIFICAÇÃO TÍTULO: Temas transversais PROPONENTE: Sérgio Silva Quintanilha PROF.ORIENTADORA: Vilma A. Pinho ORGÃO INTERVENIENTE: UNEMAT POPULAÇÃO ALVO: Alunos ensino fundamental e médio PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 19.10 à 30.11.2005 LOCAL: E.E.Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques TURNO: Noturno

OBJETIVO GERAL VERIFICAR COMO OS PCN’S E TEMAS TRANSVERSAIS SÃO DISCUTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

OBJETIVO ESPECÍFICO CRIAR ESPAÇO DE DEBATE INTERLOCU- COM ALUNOS E PROFISSIONAIS DURANTE A ABORDAGEM DE PESQUISA. ESTIMULAR UMA INTERAÇÃO COM EDUCADORES, EDUCANDOS E SOCIEDADE PARA PROMOÇÃO, COMPREENSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA

E CONSTRUTIVA DAS PERPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NACIONAL, VIVIDOS EM CONFRONTAÇÃO COM TEMAS TRANSVERSAIS EM DISCUSSÃO DA PESQUISA APRESENTADA.

JUSTIFICATIVA A IMPORTÂNCIA DOS TEMAS TRANSVERSAIS É RELEVANTE POIS OS MESMOS TEM O SENTIDO DE ESTAR CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO ALUNO. E MOSTRAR PARA OS ALUNOS AS TRANSMUTAÇÕES QUE ESTÃO OPERANDO NO MUNDO VISTO QUE AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO EXPRESSAS APENAS VERBALMENTE.

JUSTIFICATIVA MAS O VISUAL, O GESTUAL E O SENSÍVEL SÃO FORMAS DE COMUNI- CAÇÃO DESTES TEMAS MUITAS VE-ZES DISTORCIDAS E IMPRÓPRIAS, QUE VEM SENDO CADA VEZ MAIS EXPLORADAS, ATRAVÉS DE RÁDIOS, TV, PROPAGANDAS, CHARGES, GIBIS, CINEMA E INTERNET.

METODOLOGIA MÉTODO DA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL. PESQUISA DIRETA NA ESCOLA JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES, OPERACIONALIZANDO ESTUDO E CONSULTA EM MATERIAIS UTILIZADOS PELA ESCOLA NA SEMANA PEDAGÓGICA REALIZADO NO ANO DE 1999.

METODOLOGIA PESQUISA ESCRITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ESPECÍFICO PARA ALUNOS E PROFESSORES. SOBRE O CONHECIMENTO DESTES TEMAS, E SE OS MESMOS TEM SIDO ABORDADOS. COMO TAMBÉM DA POSSIBILIDADE DESTE ASSUNTO VIR A MODIFICAR O QUADRO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

RESULTADOS NA ESCOLA QUE REALIZAMOS A PESQUISA NO PERÍODO NOTURNO, LECIONAM NESTE PERÍODO 18 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ONDE FORAM ABORDADOS 10 % DOS PROFESSORES. E DENTRO DO QUADRO QUE SOMAM 360 ALUNOS DISTRIBUIDOS EM 12 CLASSES DA 5.ª À 8.ª E 1º.ANO E 3º. ANO ABORDAMOS 15 % DESTES. E CONSTATAMOS QUE:

RESULTADOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TOMAM CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TRATAR O ASSUNTO COMO APRESENTADO NOS PCN’S, MAS QUE PORÉM, TORNAM-SE OMISSOS QUANTO O FAZER, POR NÃO EXISTIR DENTRO DAS ESCOLAS UMA POLÍTICA EDUCACIONAL COMPROMETIDA COM A VIDA DO ESTUDANTE COMO PESSOA E NÃO SOMENTE COMO FORMADORES DE PROFISSIONAIS.

PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS RECONHECEMOS QUE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL PELO SEU PRÓPRIO BEM ESTAR. NO ENTANTO, A ESCOLA DEVE TER UM PAPEL AUXILIADOR NESTA CONQUISTA TRATANDO DE TEMAS COMPLEXOS COMO USO DE DROGAS, AIDS E GRAVIDEZ NA ADOLENCÊNCIA O AUMENTO GRADATIVO DESSES DISTURBIOS SOCIAIS ESTÁ RELACIONADO A OMISSÃO DO GOVERNO, ESCOLA OU PAIS EM SUA OPINIÃO?

PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS 1. A omissão de pais, principalmente e depois dos outros orgãos citados na pergunta. (História) 2. O aumento gradativo existe devido a negligência do governo, a alienação da escola, permissividade dos pais e falta de objetivo de vida dos adolescentes. 3. Na maior parte eu acho que está relacionado na omissão dos pais, porque a casa é a nossa primeira escola e os pais são os nossos professores, por que nós aprendemos muitas coisas com eles, e no entanto, eles nos omitem de saber a verdade sobre orientação sexual e muito mais.

RESULTADOS POR OUTRO LADO EVIDENCIAMOS TAMBÉM QUE OS ALUNOS DA 5.ª E 8.ª SÉRIE E DO 1º. E 3º. ANO, MENCIONARAM TEREM OUVIDO FALAR DO ASSUNTO, MAS QUE NÃO LEMBRAM MAIS DETALHES E INSTRUÇÕES QUE O CERCAM.

PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS A ESCOLA TEM DESENVOLVIDO BEM A FUNÇÃO DE ORIENTAR O ESTUDANTE COM NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE E SAÚDE, SEXUALIDADE, MEIO AMBIENTE, PLURARIDADE CULTURAL E ÉTICA? E COMO TEM SIDO ESTA ORIENTAÇÃO?

PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS Em parte. Orienta-se de forma restrita, deixando assim a desejar algo mais.(6º. série) Não. Na escola está sendo muito pouco falada e todos estes dados que obtive foi através de programas de televisão exeto os dados de sexualidade. (2º. Ano) Não. (8º.série)

CONCLUSÃO CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE HÁ UMA URGÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE MECANISMOS PARA A PRATICIDADE DOS TEMAS TRANSVERSAIS QUE A MUITO DENUNCIAM A INCOMPETÊNCIA DOS MANIPULADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. É CLARO, COM SUAS EXCEÇÕES. E GERAÇÕES DE ALUNOS DESESTRUTURADOS PARA A EXECUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENTRE ASPAS, HORA ABSORVIDOS. CONFIGURANDO ASSIM, PROFESSORES INCLINADOS EM APENAS

CONCLUSÃO ORIENTAR ASSUNTOS BÁSICOS CURRICULARES COM FILOSOFIAS PASSADAS COMO SE O SER HUMANO FOSSE APENAS UM OBJETO DE CONSUMISMO E PRODUTOR DO CONHECIMENTO ELABORADO POR MESTRES EDUCADORES. FICANDO ALUNOS À MERCÊ DE INFORMAÇÕES DISTORCIDAS, PARA ÁREAS VITAIS DA SAUDÁVEL FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO PESSOA. DIGO, COMO SER PENSANTE COM VISÃO DE MUNDO CRÍTICA POSITIVA E HONESTA, DO QUE SIMPLES MARIONETES DO ACASO.

CONCLUSÃO A MEU VER TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS DENTRO DO ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES É FAZER HISTÓRIA. E FAZER HISTÓRIA NADA MAIS É QUE TER COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORIOGRÁFICO. E QUANDO TRABALHO A HISTÓRIA NA ESCOLA, MEU OBJETIVO É COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.

F I M Obrigado!!!