CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.
Advertisements

APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,
1.Quais os nomes das fabricantes de processadores para PC atualmente ? 2.Quais as fabricantes de processador para a linha Mobile ? 3.Oque significa Core.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
Site: UNIDADE 4 Capítulo: 19 Site: Calorimetria.
Física Experimental Ótica
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
Medições – parte I: Precisão.
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Cinemática de uma partícula
Anamnese ocupacional – NR 7
Previsão de vendas.
RADIOLOGIA DIGITAL CLAUDIO CARVALHO.
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
RTC3D x IMRT Ernani Castilho.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
DICAS DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
Discussão de artigo R4 Fábio Akira Uyeno 27/03/2014
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Levantamentos e Pesquisas
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
Conceitos Demográficos
Eletroeletrônica Multímetro.
Organização de um Relatório
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
Planning and Economic Data
Avaliação e Frequência
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Desenvolvimento em Camadas
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Introdução à Ressonância Magnética. Introdução – Definição de RM  A ressonância magnética (RM) refere-se ao uso de campos magnéticos e ondas de rádio.
O QUE É CONTROLE DE QUALIDADE ?
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
4 Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
Tomografia Computadorizada Ft. Ms Tatiana Félix. Histórico Godfrey Hounsfield desenvolveu esta técnica de obtenção de imagens em Os princípios físicos.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Doação de sangue.
Fatores que afetam a posição das curvas TTT, e temperabilidade
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
Herbário de Plantas Daninhas Prof
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
FLO Estatística Aplicada a Engenharia Florestal
POSTURA CORPORAL.
O Aplicativo está disponível na plataforma do PLAY STORE .
Padronização / Especificação
Disciplina: Bioestatítica
Gerenciamento de projetos
LUCIANE PEREIRA MARQUES – CRN 37270
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Insulinoterapia Doméstica
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Transcrição da apresentação:

CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA TNL.PATRICIA MOREIRA

1- Controle de temperatura igual a 18 a 25 graus para o equipamento (sem oscilação maior que 2 graus durante as 24 hs). 2- Umidade com 20 a 80 % , sem variação nas 24 hs. 3- Poeiras, fumo, névoas podem ser prejudiciais ao aparelho 4- Corpos estranhos ( que eventualmente podem cair dentro do aparelho ) 

5- Solventes (devem ser evitados) na limpeza 6- Disposições dos cabos com proteção 7- Corrente elétricas estáveis 8- Armazenamento de dados -backup 9- Controles de qualidade (importante para detectar alterações precoces) 10- Não deixar cair líquido no computador 1- Não usar força para manusear o braço escaneador 12- Não comer na sala de exame

1.2 Controle de qualidade do densitômetro A validade para determinar a quantidade da massa óssea depende da precisão de algumas medidas. Os dois fatores básicos que afetam a precisão são: a) a desempenho dos instrumentos usados para fazer as medidas b) a desempenho dos operadores que adquirem e analisam o exame. No entanto, a desempenho dos operadores e equipamentos precisa ser cuidadosamente monitorada e controlada para que se consigam informações confiáveis. Conseqüentemente o (CQ) controle de qualidade que são sempre implantados pelo fabricante para monitorar o processo e manter uma excelente qualidade de modo que todo esse conjunto consiste em um papel importante para a densitometria Óssea. Por isso que a precisão é importante, pois possui a capacidade do sistema em obter os mesmos resultados de medidas repetidas.

Portanto, é necessária a realização de alguns testes de qualidade: - Testes de calibração realizados pelos fabricantes antes que o equipamento seja enviado ao cliente; - Testes especiais após reparo ou calibração dos equipamentos; - Testes de controle diário 1.2.1 Testes de Controle Diário (QA-Quality Assurance) em Equipamentos Lunares

Teste de controle diário nos equipamentos hologic Nos aparelhos Hologic é recomendada a scanização diária do fanton de coluna pelo fabricante. O tamanho de ROI (região de interesse) utilizado deverá permanecer igual dia a dia. Os resultados destes exames são introduzidos no banco de dados do controle de qualidade. No momento da instalação 10 scans do fanton de coluna de Hologic são realizados, e os dados arquivados no banco de dados do controle de qualidade, esses resultados são dispostos como uma linha que atravessa o gráfico do controle e servem como base para o sistema de calibração. Se ocorrer variações maiores que mais ou menos 1.5% destes resultados indicam problemas com o sistema.

1.3 Fatores que afetam a precisão - Técnica do operador para posicionamento e análise do exame - Calibração inadequada do equipamento - Presença de outras fontes de radiação no ambiente - Desconhecimento da história do paciente - Presença de artefatos (botões, zíperes, etc.). - Endurecimento do feixe de raios-X, processo que ocorre progressivamente com o tempo - Contraste oleoso (mielografia ) pode permanecer depositado no organismo por vários anos - Calcificações na Aorta abdominal

- Cálculos Renais e Biliares - Contrastes baritado (deve-se aguardar 5 dias para se fazer a densitometria) - Área de análise inadequadamente selecionada - Variação de temperatura na sala - Envelhecimento do detector de cintilação - Exames de Medicina Nuclear recentemente Uso recente de comprimido de cálcio - Distorções da arquitetura esquelética: doença degenerativa discal espondilolistes, cifoescoliose, fraturas vertebrais.

- Calcificações na Aorta abdominal - Cálculos Renais e Biliares - Contrastes baritado (deve-se aguardar 5 dias para se fazer a densitometria) - Área de análise inadequadamente selecionada - Variação de temperatura na sala - Envelhecimento do detector de cintilação - Exames de Medicina Nuclear recentemente Uso recente de comprimido de cálcio - Distorções da arquitetura esquelética: doença degenerativa discal espondilolistes, cifoescoliose, fraturas vertebrais.

INICIANDO O EXAME Após realização do(s) teste(s) iniciamos a rotina INICIANDO O EXAME Após realização do(s) teste(s) iniciamos a rotina. Verificamos se a sala de exame está preparada para receber os pacientes. Observar se: Com o paciente em sala identificar o mesmo, conferindo com um documento; nome e data de nascimento. Atentar-se ao fato de não digitar como sobrenomes; Júnior, Filho, Neto etc. Não identificar o paciente antes de ele estar posicionado. Importante perguntar à paciente se já fez esse exame.

BOM FINAL DE SEMANA...JUIZOOO