PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 04 Inovação enxuta
Discussão sobre o empreendimento social esperado Execução até o final das aulas (dos primeiros passos) Primeiro passo até dia 11 de setembro (um plano validado com o cliente) Segundo passo até o Poli Design Fair (7 nov.)
Pontos principais Planejar é útil. Seguir cegamente os planos é burrice. Introduza no seu método de trabalho a possibilidade de mudança, descoberta e inovação. Inspeção e adaptação. De tempos em tempos, pare de fazer o que está fazendo, revise o que já fez e verifique se isso ainda é o que você deveria estar fazendo e se existe uma maneira de fazer melhor.
Pontos principais Mudar ou morrer. Ficar preso ao modo antigo de fazer as coisas, de mandar ou controlar e manter uma previsibilidade rígida resultará apenas no fracasso. Fracasse rápido para que possa corrigir o problema o quanto antes. Trabalhe em um produto em ciclos curtos, permitindo que você possa eliminar imediatamente tudo aquilo que constitui um desperdício de tempo.
Sugestões - lançar um clube literário universitário com interesses ligados à interseção entre sociedade e engenharia. O projeto consiste em montar um plano para o clube. O primeiro passo será formar o conselho de liderança e coordenação e montar um plano de trabalho. O segundo passo será criar um protótipo do artefato: um evento de lançamento que cause suficiente impacto para gerar interessados em continuar o projeto.
Sugestões - criar um aplicativo que identifique plantas através de suas folhas e flores. O projeto consiste em estudar a viabilidade do aplicativo e o atual estado da arte dos algoritmos de reconhecimento. O primeiro passo consiste em produzir um plano de trabalho e o segundo passo será criar um protótipo do aplicativo para apresentação em um evento de lançamento.
Sugestões montar um sistema de gravação de áudio e talvez também de vídeo das aulas, para produzir para o site. O projeto seria montar um esquema tal que a gravação de áudio e de video possa ocorrer em qualquer aula, bastando o interesse dos alunos.
Ciclo da Lean Innovation
Ciclo da Lean Innovation Construir uma simulação da interface em teste entre o produto e o cliente
Ciclo da Lean Innovation Ou faça um maquete,um simulador,um modelo em papelão, um modo de gerar visibilidade para o MPV
Ciclo da Lean Innovation Observe e crie um analítico da experiência deste coorte
Ciclo da Lean Innovation Um conjunto de dados que podem se transformar em informações, que podem se transformar em conhecimentos, que podem se transformar em sabedoria
Ciclo da Lean Innovation Analise os dados analíticos obtidos
Ciclo da Lean Innovation Uma ficha cai!
C P D A O ciclo PDCA W. Edwards Deming Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka Plan [planeje] Do [faça] Check [verifique] Act [aja] P D C A
Ler para a próxima aula: The New New Product Development Game (HBR)
Jogo: Aviões de Papel Objetivo do jogo: construir uma quantidade definida de aviões de papel e testá-los. Cada avião deve ser feito a partir de um quarto de uma folha A4 (isto é, uma folha A6) O jogo será jogado três vezes (três ciclos).
Ciclo de seis minutos para o processo de construção Um minuto de cada ciclo para planejar (P) como vão construir o avião Três minutos para fazer (D) – construir e testar quantos aviões realmente voam Por fim, dois minutos para verificar (C). Nesta fase a equipe busca meios para melhorar o processo de construção. O que deu certo? O que deu errado? O design deve ser alterado? Tomar uma decisão acionável no ciclo seguinte
Vamos começar? Ciclo 1 – planejar (1 minuto) Ciclo 1 – executar (3 minutos) Ciclo 1 – verificar (dois minutos)
Continuando... Ciclo 2 – planejar (1 minuto) Ciclo 2 – executar (3 minutos) Ciclo 2 – verificar (dois minutos)
Finalizando Ciclo 3 – planejar (1 minuto) Ciclo 3 – executar (3 minutos) Ciclo 3 – verificar (dois minutos)
Para o dia 28 de agosto: Entregar o segundo MPV, desenvolvido a partir do que aprenderam com o cliente. Aprender a entregar via STOA e fazer a entrega via STOA (monitor poderá ajudar).