Planejamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PESQUISA SALARIAL A Pesquisa Salarial tem como objetivo coletar informações sobre padrões salariais e práticas de remuneração adotadas (antecipações, reajustes.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Disciplina: Sistemas de Informação
Planejamento estratégico
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Professor Heron Duarte
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
Estratégia em Corporações Multinacionais
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Elaboração de Projetos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Modelo de Planejamento Estratégico
GRUPOS.
Estratégia Internacional
Douglas Pereira da Silva
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Classificação de Materiais.
Professor Douglas Pereira da Silva
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – SEGUNDA GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Consultoria Referência RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão da Logística de Distribuição
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Funções de administração
Modelos de controle gerencial
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Planejamento e inteligência de marketing
Transcrição da apresentação:

Planejamento

A elaboração e decisões estratégicas devem ser levados em consideração alguns fatores:  • O planejamento estratégico  É de responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional e se caracteriza pela definição da metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida. Por meio do planejamento a empresa procura:  - Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes;  - Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos;  - Conhecer e usufruir as oportunidades externas;  - Conhecer e evitar ameaças externas;  - Ter um efetivo plano de trabalho. 

• O planejamento tático  Objetiva otimizar determinadas áreas e não a empresa como um todo e é desenvolvido em níveis hierárquicos inferiores. 

• O planejamento operacional  Refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático e deve conter detalhadamente:  - Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação;  - Os procedimentos básicos a serem adotados;  - Os produtos ou resultados finais esperados;  - Os prazos estabelecidos;  - Os responsáveis por sua execução e implantação.

RBV vs CAPACIDADES DINÂMICAS

Os RECURSOS de uma firma podem ser classificados em: Capital físico: tecnologia, equipamentos, localização geográfica ou acesso a matéria-prima. Capital humano: a capacidade intelectual e de relacionamento que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes ou os trabalhadores de maneira geral. Capital organizacional: diz respeito a estrutura formal da empresa, a forma como ela se organiza, suas ferramentas de controle, seus sistemas de coordenação e as relações informais entre os grupos. A utilização destes recursos de forma diferenciada por uma determinada empresa pode fazer com que ela obtenha vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

Um dos autores principais desta escola é Jay Barney, que enumera quatro características que os recursos devem ter para que se tornem fonte de vantagem competitiva sustentável. Valor. Raridade. Dificuldade de imitar. Dificuldade para substituir.

CAPACIDADE DINÂMICA É a capacidade adaptativa da firma frente ao dinamismo do ambiente, ou seja, como as organizações podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em um ambiente em mutação

Wang e Ahmed (2007) colocam ainda que existem três elementos componentes das capacidades dinâmicas:

Capacidade adaptativa: é a habilidade da empresa em identificar e capitalizar as oportunidades emergentes de mercado. A capacidade adaptativa reforça a habilidade da organização em se adaptar no tempo certo por meio de flexibilidade dos recursos e alinhamento de seus recursos e suas capacidades com mudanças ambientais.

Capacidade absortiva: é a habilidade da empresa em reconhecer o valor de novas informações externas, assimilá-las e aplicar isso para fins comerciais, sendo que a habilidade de avaliar e utilizar conhecimento externo ocorre largamente em função do nível anterior de conhecimento. Isso significa que a capacidade absortiva de uma organização é função de sua trajetória ao longo do tempo. A capacidade absortiva realça a importância de obter conhecimento externo, combiná-lo com conhecimento interno e absorve-lo para uso interno da organização.

Capacidade de inovação: é a habilidade da empresa em desenvolver novos produtos e mercados por meio da orientação do alinhamento estratégico para comportamentos e processos de inovação.

Wang e Ahmed (2007) colocam que existem quatro níveis de formação de capacidades dinâmicas (Figura 1):

Nível 0 - Recursos e capacidades: os recursos e suas capacidades constituem os fundamentos da firma e são os elementos de nível zero na hierarquia. Embora recursos valiosos, raros, inimitáveis e não substituíveis possam constituir elementos de vantagem competitiva, segundo esses autores, em mercados dinâmicos, essa vantagem não persiste ao longo do tempo. Por isso esses recursos não podem constituir uma fonte de vantagem competitiva sustentável; Nível 1 - Capacidades comuns: são as capacidades que fazem com que a organização seja capaz de produzir seus produtos ou executar seus serviços através da combinação de recursos capacidades;

Nível 2 - Capacidades-chave: são conjuntos de recursos e capacidades organizacionais fazem com que a organização apresente vantagem competitiva num dado momento. Nível 3 - Capacidades dinâmicas: sempre existe a possibilidade de que as capacidades chave de uma empresa se tornem obsoletas. Mas se a empresa tem a capacidade de perseguir a renovação, reconfigurar e recriar (se reinventar) seus recursos, suas capacidades comuns e suas capacidades chave, então essa capacidade, que é de terceira ordem, é uma capacidade dinâmica.