Teorema Fundamental da Aritmética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Advertisements

MATEMÁTICA APLICADA Prof. Sérgio Mélega
Números primos.
Revisão de Aritmética.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL Os computadores são formados por circuitos digitais A informação e os dados são codificados em zeros e uns (linguagem.
Aqui aprenderás o significado da palavra múltiplo.
Para sabermos se um número a é divisível por um número b basta fazermos a divisão, mentalmente ou com a calculadora.
POLINÔMIOS – Parte 2. Dispositivo de Briot-Ruffini Exemplo Veja, passo a passo, a utilização do dispositivo de Briot-Ruffini para determinar o quociente.
Fundamentos de Aritmética
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Aritmética dos restos e divisibilidade.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Primeiro encontro do segundo ciclo
MMC e MDC.
Números Naturais Os Números e Seus Significados Prof. Murilo Ramos.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Paridade Uma das estruturas mais básicas do conjunto dos números naturais é a sua divisão em números pares e ímpares. A paridade, isto é, a qualidade de.
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Márcio A. Silva OBMEP – Ciclo 6, Encontro 1 ARITMÉTICA Algoritmo de Euclides e cálculo de MDC. Márcio A. Silva
Matemática Básica Frações, MMC e MDC SERGIOMELEGA.WIX.COM;FISICAEMAT.
Aritmética: Divisão Euclidiana – Múltiplos e Divisores RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Atividades com bases de sistemas de numeração
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Critérios de divisibilidade
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Critérios de divisibilidade
Fundamentos de Aritmética
Primeiro encontro do sexto ciclo
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
UMA ANTIGA TÉCNICA DE MULTIPLICAÇÃO
Sistema de numeração decimal
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
E se tivermos que decompor um número grande em factores primos?
Arquitetura de Computadores
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Números racionais 2,34.
Terceiro Ciclo Aritmética.
M.d.c. algoritimo de Euclides
Um novo enfoque para o MMC e MDC
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Números Primos Definição: Um número natural diferente de 0 e de 1 e que é apenas múltiplo de 1 e de si próprio é chamado de número primo. O números que.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
números inteiros e decimais
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
DIVISÃO A Divisão Divisão Exacta Divisão Inteira
Aula 2: Representação de dados
Múltiplos e Divisores.
Lógica matemática FACVLDADE MAURICIO DE NASSAU – FAP PARNAIBA
Operações Básicas da Matemática
Teoria dos Conjuntos.
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Representação da Informação
AULA: REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS. OBJETIVOS: RETOMADA DE CONTEÚDO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: 7 ANO – 1° BIMESTRE PREPARAR O ALUNO PARA AAP(AVALIAÇÃO DA.
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTOS NUMÉRICOS O conceito de número foi evoluindo ao longo dos tempos, tendo-se criado novos números para responder a problemas.
Organização de Computadores
MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
Múltiplos e Divisores Disciplina: Matemática TABUADA.
CÁLCULO DE MMC E ADIÇÃO DE FRAÇÕES. O menor múltiplo comum de dois ou mais números, diferente de zero, é chamado de mínimo múltiplo comum desses números.
PROFª HELENA BORRALHO 2018/19. CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE POR  Um número é divisível por 2 quando é par. Ex: 30; 102 ; 354; 576; 886; 1008 Profª Helena.
CONJUNTOS NUMÉRICOS (Aula 2)
M.M.C (Mínimo Múltiplo Comum) e M.D.C (Máximo Divisor Comum)
Divisibilidade.
Divisibilidade Múltiplos e Divisores
Frações e porcentagens
MATEMÁTICA APLICADA Prof. Sérgio Mélega
Revisão de Aritmética.
Múltiplos e divisores.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Transcrição da apresentação:

Teorema Fundamental da Aritmética Sistemas de Numeração Múltiplos AULA 1 Divisores MMC MDC Números Naturais NOS Pares NOS Ímpares NOS Primos NOS Compostos Teorema Fundamental da Aritmética

Você já parou para pensar como surgiram os números? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? Contar Objetos Números Naturais IN = { } , 1 ... , 2 3 4 5 6 Sem o Zero (0) IN * = { } 1 2 3 4 5 6 ... ,

I X C ... Recordando... É um sistema que representa Sistemas de Numeração Os números, assim como as palavras, sofreram mudanças com o tempo. Sistema de Numeração Romano Recordando... Sistema Decimal de Numeração É um sistema que representa números de uma forma consistente, de tal forma que cada número tenha uma única representação. V X I antes de Esse é o nosso Sistema de Numeração. Os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades. Utiliza 7 letras (símbolos) que representam os seguintes números: ... 3ª Classe 2ª Classe 1ª Classe representam os mesmos números, apenas em idiomas e épocas distintas. quinze XV 15 fifteen Bilhão Trilhão Milhão Milhar Unidades L C X antes de I → 1 V → 5 X → 10 ... 10 unidades formam 1 dezena Para escrever qualquer número nesse Sistema de Numeração, utilizamos os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. D M C antes de L → 50 C → 100 Centena Dezena Unidade Centena Dezena Unidade Centena Dezena Unidade 10 dezenas formam 1 centena D → 500 M → 1000

(ENEM|G:A) O sistema de numeração romana, hoje em desuso, já foi o principal sistema de numeração da Europa. Nos dias atuais, a numeração romana é usada no nosso cotidiano essencialmente para designar os séculos, mas já foi necessário fazer contas e descrever números bastante grandes nesse sistema de numeração. Para isto, os romanos colocavam um traço sobre o número para representar que esse número deveria ser multiplicado por 1000.

– Por exemplo, o número X representa o número 10 × 1000, ou seja, 10000. De acordo com essas informações, os números MCCV e XLIII são, respectivamente, iguais a: A) 1205000 e 43000 B) 1205000 e 63000 C) 1205000 e 493000 D) 1250000 e 43000 E) 1250000 e 63000 ____ ____

não deixa resto (resto 0) Números Naturais NOS Pares NOS Ímpares 2 4 6 8 10 ... , Se ao dividir por 2, não deixa resto (resto 0) 1 3 5 7 9 11 ... , Se ao dividir por 2, deixa resto 1

Primos = { _, _, _, _, __, __, __, __, NOS Compostos Números Naturais NOS Primos Tem exatamente 2 divisores positivos (distintos) : o “1” e ele mesmo. DESAFIO: Quais são os 15 primeiros números primos? Será que o 15 é primo? Será que o 2 é primo? Será que o 1 é primo? Tem mais de 2 divisores positivos Primos = { _, _, _, _, __, __, __, __, __, __, __, __, __, __, __, ...} Teorema Fundamental da Aritmética Exemplos: 108 = 1440 =

Decomposição em Fatores Primos 450 = 324 =

Um número é divisível por outro, se o resto da divisão for zero. Divisores de um Nº Natural Um número é divisível por outro, se o resto da divisão for zero. Por exemplo, 24 é divisível por 6, porque o resto da divisão é zero. Já o mesmo 24 não é divisível por 9, porque deixa resto 6.

Divisores de um Nº Natural Os DIVISORES de um número natural X são todos os números que divide X, sem deixar resto. Por exemplo, os divisores de 12 são 1, 2, 3, 4, 6 e 12 (a divisão de 12 por esses números não deixam restos). Representamos o conjunto dos divisores de 12 por D(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}.

Divisores de um Nº Natural Como encontrar os divisores de um número? Quais os divisores de 96? Quais os divisores de 144?

MDC Quais os divisores de 96? Quais os divisores de 144? O máximo divisor comum (MDC) é o maior de todos os divisores comuns dos números dados. Quais os divisores de 96? Quais os divisores de 144?

Múltiplos de um Nº Natural Os múltiplos de um número X são os resultados das multiplicações desse X por 0, por 1, por 2, por 3 e assim sucessivamente. Representamos por M(X) o conjunto dos múltiplos de X. Vejamos um exemplo: os múltiplos de 7 são 0 (0∙7), 7 (1∙7), 14(2∙7), 21 (3∙7), 28 (4∙7), 35 (5∙7) e assim por diante. Isto é, M(7) = {0, 7, 14, 21, 28, 35, 42,...}.

⇒ M(5) = { , , , , , , ....} Múltiplos de um Nº Natural Como encontrar os múltiplos de um número? Quais são os múltiplos de 5? ⇒ M(5) = { , , , , , , ....} Você percebeu algo particular nos múltiplos de 5? Eles terminam em que? Conclusão: Todo múltiplo de 5 termina em ___ ou em ___.

E os múltiplos de 2: O que eles tem em particular? São números __________. E os múltiplos de 3: O que acontece com a soma dos dígitos? Conclusão: Um número é múltiplo de 3 se a soma dos dígitos ____________ _________________________.

Você lembra como decompor o número 6 em fatores primos? 6 = __ ∙ __. E quando um número é múltiplo de 10? Quando termina em ____. Você lembra como decompor o número 6 em fatores primos? 6 = __ ∙ __. Portanto, pra ser múltiplo de 6 tem que: Ser múltiplo de __ (ou seja, ser _____) e ser múltiplo de ___ (ou seja, a soma do dígitos __________________).

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE Esses detalhes que conhecemos acima, nos permite descobrir de quem um número é múltiplo ou por quem ele é divisível, chamamos isso de CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

Múltiplos de um Nº Natural Basta multiplicar o número por 0, por 1, por 2, por 3 e assim sucessivamente. Quais são os múltiplos de 6? Quais são os múltiplos de 10?

MMC Quais os múltiplos de 6? Quais os múltiplos de 10? O mínimo múltiplo comum (MMC) é o menor múltiplo (maior que zero) comum aos números. Quais os múltiplos de 6? Quais os múltiplos de 10?

EM BREVE: Resolução dos Desafios no Blog: pensemaisfacil.wordpress.com