II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade

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Transcrição da apresentação:

II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade Concepção e Metodologia de Autoavaliação dos Cursos e Programas na UP

Objectivos do uso do Manual Uniformização dos processos da autoavaliação Política institucional Política macional (SINAQES)

Histórico Socialização nas delegações, faculdades e escolas Conselho de reitores I Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade Seminários de divulgação da metodologia da autoavaliação na UP Experiência da UP na avaliação interna

Constituição Natureza da autoavaliação; Princípios da autoavaliação na UP; Pilares da visão institucional sobre a autoavaliação; Funções da autoavaliação; Estrutura de gestão da autoavaliação da UP; Dimensões da autoavaliação;

Constituição Métodos da autoavaliação; Processos de autoavaliação; Estrutura do Projecto de autoavaliação; Estrutura do relatório de autoavaliação; Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade;

Instrumentarium O documento encerra com as fontes e um conjunto de apêndices, designadamente: (i): Padronização das evidências; (ii) Roteiro de verificação das evidências; (iii) Questionário aos estudantes; (iv) Questionário aos docentes; (v) Questionário aos graduados; (vi) Guiões de entrevista e (vii): Roteiros dos grupos focais.

Funções Classificativa (acreditação) Autosuperativa: desenvolvimento institucional. Análise FOFA e Plano de Melhoria (CNAC)

Pilares da autoavaliação (UP) Cultura e clima institucional Qualidade da acção Desenvolvimento institucional Pensamento institucional

Metodologia (Ponto Crítico) Autoavaliação como processo cíclico e contínuo, com diferentes momentos (i) recolha das evidências, (ii) interpretação das evidências, (iii) identificação de tarefas de mudança (plano de melhoria) e (iv) reformulação do plano estratégico.

Metodologia Recolha de evidência: método de obsevação sistemática e de análise documental Interpretação de evidência: inquérito (questionário, entrevista), grupos focais, método estatístico Identificação das tarefas de mudança: diálogo institucional e identificação institucional Revisão do plano de acção: FOFA e Plano de melhoria

Estrutura operativa CAQUP Comissões centras da UO/Academicas Comissões de AA dos cursos, programs e projectos Pontos focais

Dimensões da Autoavaliação (Ponto Critico) Missão; Gestão; Currículo; Pesquisa e extensão; Corpo docente; Corpo discente; CTA; Infraestruturas; Internacionalização.

Princípios Participação: constituição das comissões Complementaridade metodológica: abordagem qualitativa e quantitativa (Validade e fidedignidade dos resultados) Cruzamento entre evidências e tendências perceptivas Centro na pessoa, para além dos processos (autoavaliação) Desenvolvimento da cultura de autoavaliação (educação)

Desafios Documentação dos processos (actas, relatórios, etc) Organização das evidências Interpretação das evidências (descrição e análise) Interpretação dos dados do questionário através dos índices perceptivos Dimensão da Missão (falta de evidências)

Desafios Maximização da autoavaliação para o desenvolvimento institucional Seguimento do cíclo metodológica Combinação da descrição e análise

Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade Os resultados obtidos do processo da autoavaliação deverão conduzir ao Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade na UP, a ser realizado de dois em dois anos. Este Seminário tem a função de assessoria à planificação institucional e à Reitoria, tendo os seguintes termos de referência:

Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade Apreciação e aprovação do relatório global de qualidade e reflexão sobre os resultados da autoavaliação e suas consequências institucionais; Análise dos relatórios de avaliação externa; Análise das implicações institucionais de acreditação ou desacreditação de cursos;

Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade Análise das necessidades de restruturação da acção institucional; Reconstrução da visão estratégica; Reconstrução do plano estratégico da instituição; Definição de novas políticas.