RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Diretoria de Ensino Região Pindamonhangaba Núcleo Pedagógico 3ª parte do vídeo – Leitura da escala de proficiência do SARESP.
1) Defina sequências numéricas.
Introdução e Conceitos.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
Matriz de Referência e Escala de proficiência
Medições – parte I: Precisão.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Oficina de Apropriação de Resultados
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Confabulando com Fábulas.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
EEEM Profª Salomé Carvalho
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Profa. Dra. Andreia Adami
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Mestrado Profissional em Física Médica
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Contextualização: escola e alunos
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Metodologia Científica e Tecnológica
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROALFA 2016 Resultados Gerais do Estado Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Participação – PROALFA 2014 a 2016 Edição Rede de Ensino N° de Alunos Previstos Avaliados Participação (%) 2014 ESTADUAL 73.783 69.299 93,9 MUNICIPAL 161.285 146.870 91,1 2015 82.559 77.944 94,4 170.811 156.670 91,7 2016 87.410 82.118 193.034 177.812 92,1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Proficiências Médias – Língua Portuguesa PROALFA 2016 - Rede Estadual 800,0 750,0 700,0 650,0 604,5 600,1 600,0 550,0 500,0 450,0 400,0 2015 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho Estudantil Língua Portuguesa – PROALFA 2016 6 5 5,1 6,7 59,5 28,7 5,2 7,1 55,3 32,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROALFA Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3º ano EF Até 450 450 a 500 500 a 650 Acima de 650 201 201

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Participação no PROEB - 5º ano do Ensino Fundamental 2013, 2014 e 2016 Etapa Edição Rede Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 5º ANO EF 2013 Estadual 103.240 97.256 94,2 Municipal 176.585 161.919 91,7 2014 95.021 89.726 94,4 171.735 157.338 91,6 2016 79.652 75.057 151.284 139.774 92,4 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Participação no PROEB - 3º ano do Ensino Médio 2014, 2015 e 2016 Etapa Edição Rede Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 3º ANO EM 2014 Estadual 189.119 159.587 84,4 Municipal 1.707 1.222 71,6 2015 175.231 145.327 82,9 1.539 1.311 85,2 2016 173.670 144.798 83,4 1.769 1.425 80,6 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROEB 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Resultados Gerais – Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 5º Ano EF - 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 224,2 225,3 220,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 5º ano do Ensino Fundamental - 2014 e 2016 6,8 24,2 36,7 32,2 8,1 23,4 36,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º ano EF Até 150 150 a 200 200 a 250 Acima de 250 2016 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 9º Ano EF – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 256,9 253,6 250,1 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 17,6 49,8 26,3 6,4 13,5 48,7 29,7 8,2 2016 2014 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º ano EF Até 200 200 a 275 275 a 325 Acima de 325

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 3º Ano EM – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 281,4 270,7 263,0 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Médio – 2014 e 2016 32,6 38,2 25,3 3,9 25,1 37,6 30,6 6,7 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3° Ano EM Até 250 250 a 300 300 a 350 Acima de 350 2016 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROEB 2016 MATEMÁTICA Resultados Gerais – Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 5EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 239,3 234,4 230,9 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA 5º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 12,6 29,2 36,3 21,8 11,4 27,0 35,9 25,7 2016 2014 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 9EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 265,5 258,7 254,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA 9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 2, 6 2016 28,2 54,4 14,9 4,2 2014 19,3 57,5 19,0 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º Ano EF Até 225 225 a 300 300 a 350 Acima de 350

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 3EM – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 283,4 269,5 265,2 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Leitura dos Resultados AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA Situação sensível do PROEB – Anos finais do Ensino Fundamental Os dados apontam que os estudantes não têm conseguido avançar na abstração, pensamento dedutivo e indutivo. Língua Portuguesa: Argumentação, construção e debate. Matemática: Pensamento algébrico, raciocínio lógico. O 9º ano está com resultados em queda nos últimos 3 anos em Língua Portuguesa e Matemática. O Ensino Médio se encontra estagnado, sem evolução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA No 7º ano do ensino fundamental, o pensamento sai da construção concreta para a analítica e esta intervenção tem que ser realizada, com vistas a melhoria da aprendizagem e nos resultados do 9º ano do ensino fundamental. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA As diretrizes pedagógicas e as ações da Secretaria, nem sempre chegam adequadamente na Escola, ou quando chegam, não há ênfase nos objetivos. Existe um respeito quanto aos prazos estabelecidos, mas não quando se trata da forma de construção coletiva das ações. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

De modo geral, as nossas escolas precisam avançar nas seguintes competências: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 1) Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 2) Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 1) Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 2)Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando interpretação. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 3) Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Língua Portuguesa 1 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. 2- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 3 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 4 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. 5 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 6 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Matemática 1 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 2 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. 3 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 4 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 5 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 6 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. 7 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 8 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 9 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. 10 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Para isso propomos... AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

O que é feito, pela escola, com os resultados das avaliações? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

TEMPO? 16 h/a – 24 horas 4 horas de módulo semanais As diretrizes pedagógicas nem sempre chegam adequadamente na Escola, ou quando chegam, não há ênfase nos objetivos. Existe um respeito quanto aos prazos estabelecidos, mas não quando se trata da forma de construção coletiva das ações. TEMPO? 16 h/a – 24 horas 4 horas de módulo semanais / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Leitura dos Resultados da Avaliação 2016

Onde se encontram os resultados do Simave? Os Resultados por escola e por aluno estão disponíveis no portal www.simave.caedufjf.net AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Qual é o caminho para acessar os resultados da escola? Para acessar os resultados da escola, clique em SIMAVE > Avaliação Externa > PROEB > Resultados > Escola. Vamos conhecer o resultado de uma escola avaliada no Proeb 2016. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Resultados de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Quais são os resultados apresentados e como realizar a sua leitura? 1. Proficiência Média Proficiência Média Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 2. Participação Participação Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho Distribuição Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Estudantil Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Como a escola pode se apropriar desses resultados? Sugestão de roteiro de leitura AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 1. Proficiência Média Observe, na página de resultados, as proficiências médias alcançadas pelos estudantes nas três últimas edições do Proeb e preencha o quadro a seguir. Edição Proficiência Média Análise 2013 Qual é o comportamento da proficiência média da sua escola ao longo dos anos? ( ) Está aumentando ( ) Está estável ( ) Está diminuindo OBS.: 2014 2016 Que hipóteses podem ser levantadas sobre a evolução dos resultados da escola ao longo do tempo? Registre o que foi discutido com a equipe da escola. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Em relação à proficiência média... Podemos... Não podemos...

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 2. Participação Na página de resultados, localize o percentual de participação dos estudantes da escola, nos últimos anos, e preencha o quadro abaixo. Edição Participação Análise 2013 Ao longo do tempo a participação ( ) cresceu ( ) ficou estável ( ) diminuiu Levante hipóteses para o atual índice de participação da escola, em relação aos anos anteriores. Caso a participação em 2016 não tenha correspondido às expectativas, o que pode ser feito para aumentá-la no próximo ciclo do Proeb? Um ponto importante nessa atividade é comparar a participação dos estudantes no dia da aplicação do teste e a sua frequência às aulas. 2014 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Em relação à participação... Podemos... Não podemos... AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho Observe o gráfico com a distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho na página de resultados e preencha o quadro abaixo. Edição Padrões de Desempenho Estudantil Baixo Intermediário Recomendado Avançado 2013 2014 2016 Os percentuais de estudantes nos padrões mais baixos têm diminuído, aumentado ou mantiveram-se estáveis ao longo do tempo? Qual é o padrão em que se encontra o maior número de estudantes? Observando o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho, é possível dizer que os estudantes desta escola apresentaram: ( ) Melhora gradativa ( ) Estabilidade no desempenho ( ) Queda no desempenho Junto à equipe pedagógica, levante possíveis hipóteses para esses resultados. Que estratégias podem ser utilizadas para aqueles estudantes que estão nos padrões mais baixos? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Em relação aos padrões de desempenho... Podemos... Não podemos...

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS O tipo de intervenção mais adequado para os estudantes, de acordo com o padrão de desempenho BAIXO Recuperação INTERMEDIÁRIO Reforço RECOMENDADO Aprofundamento AVANÇADO Desafio AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Característica dos estudantes no padrão de desempenho Baixo Os estudantes que se encontram neste Padrão demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos estudantes e, portanto, com maior percentual de acertos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Um estudante de 5º ano com desempenho de até 175 (padrão Baixo) na escala de Proficiência de Matemática é capaz de... Corresponder pontos dados em uma reta numérica, graduada de 2 em 2 ou de 5 em 5 unidades, ao número natural composto por até 3 algarismos que eles representam. Identificar a localização de um objeto situado entre outros dois. Executar adição ou subtração de números naturais de até 3 algarismos sem reagrupamento. Localizar informações, relativas ao maior elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações apresentados em gráficos de colunas, associando as informações dos eixos. Determinar a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas por meio de contagem. Resolver problemas do cotidiano envolvendo adição de pequenas quantias de dinheiro. Localizar informações, relativas ao menor elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações em tabelas simples. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas do cotidiano envolvendo adição de quantias em dinheiro, expressas na forma decimal. Para resolvê-lo, os estudantes precisam atentar para os preços dos produtos comprados por João e, com o objetivo de determinar quanto ele pagou nessa compra, devem efetuar a soma desses valores, R$ 32,80 + R$ 5,90, e concluir que João pagou pela compra realizada a quantia de R$ 38,70. Logo, aqueles que optaram pela alternativa C, possivelmente, desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Característica dos estudantes no padrão de desempenho Recomendado Os estudantes que alcançaram este Padrão de Desempenho demonstram o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, baseadas na Matriz de Referência. Demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de competências, em consonância com a sua etapa de escolaridade. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Um estudante de 5º ano com desempenho entre 225 a 275 (padrão Intermediário) na escala dede Proficiência de Matemática é capaz de... Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos. Reconhecer a planificação de um cubo entre um conjunto de planificações apresentadas. Determinar a área de uma região retangular representado em uma malha quadriculada. Determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora. Resolver problemas envolvendo conversão de litro para mililitro. Converter mais de uma hora inteira em minutos. Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros. Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar. Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário. Determinar o resultado da divisão de números naturais formados por 3 algarismos, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas envolvendo o cálculo da área de um retângulo desenhado em uma malha quadriculada. Para resolvê-lo, os estudantes devem perceber que, na malha quadriculada apresentada, cada quadradinho tem lado equivalente a 1 m, ou seja, a área de cada quadradinho corresponde a 1 m², que é a unidade de área mencionada no comando. Na sequência, eles podem proceder com a contagem dos quadradinhos, um a um, ou utilizar a configuração retangular para obter a quantidade de metros quadrados que correspondem à área do portão. Alguns estudantes, já em um nível mais avançado, podem, ainda, utilizar a malha quadriculada para extrair as medidas das dimensões do retângulo, 4 m e 3 m. Em seguida, devem efetuar o cálculo da medida da área do retângulo como produto desses valores, obtendo 4 x 2 = 12 m². Os estudantes que assinalaram a alternativa A, possivelmente, consolidaram a habilidade avaliada nesse item.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AÇÕES PEDAGÓGICAS ? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Muito obrigada! AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS