Instituições da União Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

Instituições /Outros órgãos da União Europeia
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
A COMUNIDADE INTERNACIONAL
Cozinheiros Da Economia
Natureza jurídica da UE
Como funciona a União Europeia
O papel do Brasil no G-20 e BRINCS Ashley Caccin Isabela Ribeiro Anderson B. Barros João Lucas Nicolas 2-B.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
As instituições da União Europeia 2015/2016 Trabalho Realizado por: Adriana Duarte Adriana Martinho Claúdiu Rus.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
A afirmação da Europa.
Processo de Integração da Europa Ocidental
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Poder, dominação e política
Aula 15 (21/07) -Estado, política e democracia LI, Cheng
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Reunião de divulgação do orçamento participativo
UNIÃO EUROPÉIA.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
12/04/2018 Convenção de Governação sobre Concertação Tripartida (e Recomendação afim) 28 de novembro de Evelin Toth Mucciacciaro, ACTRAV CIF-OIT.
O Parlamento Europeu é uma das três principais instituições da União Europeia no processo de tomadas de decisões e no processo de co-decisão. O Parlamento.
Diretoria de Avaliação Estrutura e Campo de Atuação Fevereiro/2008
As Instituições Da União Europeia
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
G-20.
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
O sistema brasileiro de comércio exterior
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
Organização do Poder Judiciário
Teoria da Integração Econômica
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
A economia europeia: juntos somos mais fortes
PILAR EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
CAPÍTULO II O SISTEMA INSTITUCIONAL COMUNITÁRIO - www. europa
Instituições europeias
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Os Meios de Resolução Alternativa de Litígios no Consumo
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
CAPÍTULO III OS PROCEDIMENTOS DE DECISÃO - www. europa
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Ministério da Cultura.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Estrutura Administrativa
Reconstrução e política de blocos
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Instituições da União Europeia Tiago Nobre nº 26 João Garcia nº 19 David Matos nº29

Parlamento Europeu O Parlamento Europeu é a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio universal. Por esse motivo, os poderes do Parlamento têm vindo a ser cada vez mais reforçados. Com a entrada em vigor da Constituição Europeia os poderes do Parlamento serão ainda mais alargados.

Funções e Poderes do Parlamento Europeu Sendo a única instituição da União Europeia eleita para esse efeito, o Parlamento Europeu é o órgão mais representativo da opinião pública. É simultaneamente um órgão supranacional sendo, por isso, mais defensor dos interesses de cada país individualmente.

Funções e Poderes do Parlamento Europeu Por estes motivos, o Parlamento Europeu tem visto os seus poderes ser reforçados gradualmente. Actualmente, os poderes do Parlamento podem ser agrupados da seguinte forma:

(A)- Controlo democrático Sobre a Comissão: o Parlamento tem poderes não apenas para pedir contas à comissão como também para a destituir. Sobre o Conselho: Tal como em relação à Comissão, o Parlamento tem poderes para colocar questões ao Conselho. Além deste poder, o Presidente do Conselho tem de prestar contas ao Parlamento no final do seu mandato.

(B)- Participação no Processo Legislativo Poder de consulta: Apesar do seu parecer não ser vinculativo, o Parlamento Europeu é consultado pelo Conselho sobre propostas apresentadas pela Comissão. Poder de co-decisão: Com o Tratado de Maastricht, o Parlamento passa a ter poderes legislativos através da co-decisão com o Conselho. Poder de dar pareceres favoráveis: actualmente o parecer do Parlamento é necessário para a adesão de novos Estados à União, para a cidadania, para os fundos estruturais, para o procedimento eleitoral e para acordos internacionais.

Conselho Europeu O Conselho Europeu é o órgão superior da União Europeia e é composto pelos Chefes de Estado e de Governo de cada um dos Estados Membros e pelo Presidente da Comissão.

Funcionamento e Poderes do Conselho Europeu O Conselho Europeu reúne pelo menos duas vezes por ano e tem, essencialmente, um papel director no quadro da União. Segundo o Tratado de Maastricht, “o Conselho Europeu dará à União os impulsos necessários ao seu desenvolvimento e definirá as respectivas orientações políticas gerais”.

Conselho da União Europeia O Conselho da União Europeia é um órgão composto por um representante de cada Estado Membro. Geralmente, esse representante é o Ministro dos Negócios Estrangeiros. Contudo, quando os assuntos a tratar são de carácter especializado/técnico (economia, agricultura, transportes, ambiente, industria, etc), são convocados os Ministros competentes de cada país.

Funcionamento e Poderes do Conselho da União Europeia O Conselho da União Europeia é o órgão que aprova os atos jurídicos formais e celebra os acordos internacionais negociados pela Comissão. É de destacar o facto de o Conselho da União Europeia apenas poder decidir com base numa proposta formal da Comissão ou com base nas alterações e emendas sugeridas pelo Parlamento Europeu.

Comissão Europeia A comissão é o órgão executivo da União Europeia, competindo-lhe também o papel de guardiã dos Tratados e o poder de iniciativa da políticas comunitárias.

Composição e Designação da Comissão Europeia Atualmente, e após a adesão dos dez novos Estados Membros da Europa Central e de Leste, a Comissão é composta por um colégio de 25 Comissários, um de cada Estado Membro. As competências da Comissão são repartidas pelo seu presidente e pelos restantes comissários que dividem entre si as diferentes pastas.

Atribuições e Competências da Comissão Europeia Poder de Iniciativa: Sendo a Comissão o garante do interesse comum da União, esta tem o monopólio da iniciativa legislativa, transmitindo as suas propostas de regulamentação ao Conselho de Ministros e ao Parlamento.

Poder de execução: A comissão é também o órgão executivo da União Europeia cabendo-lhe a decisões do Conselho Europeu e a execução do orçamento comunitário. Poder de controlo: Cabendo-lhe o papel de guardiã dos Tratados, a Comissão tem também fortes poderes de controlo competindo-lhe velar pela correcta aplicação das normas da União. Sobre as empresas a Comissão dispõe de poderes de sanção no domínio da livre concorrência.

Tribunal de Justiça O Tribunal de Justiça é composto por 15 juízes, assistidos por 9 advogados gerais. O Tribunal de Justiça é o órgão jurisdicional da União Europeia a quem compete assegurar a aplicação uniforme do direito comunitário. É a este órgão que cabe garantir o respeito do direito na interpretação e aplicação dos Tratados.

Tribunal de Contas A função do Tribunal de Contas é o controlo da execução do Orçamento da União e investigar, se necessário, as operações financeiras efectuadas nos Estados Membros por conta da União. O Tribunal de Contas também tem a função de assistência ao Parlamento e ao Conselho no exercício da sua função de controlo da execução do Orçamento.

Órgãos da União Comité Económico e Social O Comité Económico e Social é composto por elementos pertencentes às mais significativas dos meios profissionais e da vida económica e social dos diversos Estados Membros. Entre os quais representantes dos empresários dos mais variados setores.

Comité das Regiões O Comité das Regiões também tem funções consultivas, devendo ser consultado sempre que as decisões a tomar estejam relacionadas com interesses regionais, nomeadamente em questões relativas à educação, cultura, saúde pública e aplicação dos fundos estruturais.

Banco Europeu de Investimento (BEI) A função do Banco Central Europeu é a de financiar, a partir de capitais recolhidos aos mercados financeiros mundiais, investimentos em projectos estruturais, necessários ao desenvolvimento da União.

Banco Central Europeu (BCE) O Banco Central Europeu foi criado para, de uma forma totalmente independente, fazer a gestão da União Económica e Monetária e do Euro.

Video https://www.youtube.com/watch?v=3fnEmu-R81Q