Biologia Molecular Hibridização de AC.Nucléicos Heloisa Arantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amplificação (clonagem) dos genes e seu armazenamento
Advertisements

BIBLIOTECAS DE DNA ou BANCOS DE DNA FABIANA SEIXAS
O Cromossoma e o Gene.
Prof. Odir A. Dellagostin
Southern, Northern e Western Blot
Northern Blot Mauro Almeida LCB.
BIOTECNOLOGIA Sérgio Vasconcelos.
Aula 03 Imunologia.
Ferramentas disponíveis
Método de análise de ácidos nucléicos
PROF: DIOGO SILVA Isolamento de DNA e RNA. INFORMAÇÕES.
Módulo 2: Biotecnologia de Proteínas – sessão 1
BIOSSEGURANÇA Instituto do Meio Ambiente - IMA Agnes Maria Victoria Silva Santos Cristiane Pereira Santos Cynthia Gonçalves Batista Denise Brenda Silva.
Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Carlos Alberto Stelle Tese do aluno Orlando Demétrio Zaloti Junior, orientado pela.
R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO.
Thamilis J. Menezes.  GENÔMICA NOVOS CONCEITOS MARCADOR MOLECULAR CHIP DE SNP SELEÇÃO GENÔMICA VIÁVEL EFICAZ PRODUÇÃO Melhoramento Genético.
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →
Biologia 2 ano EM profª Juh
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
PATERNIDADE Exame de DNA – Identificação pessoal
CLONE População de células geneticamente idências
Identificação de pessoas pelo DNA
Compostos inorgânicos e orgânicos
Biotecnologia.
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Aspectos econômicos relativos à Separação e Recuperação de Bioprodutos
Biologia molecular na ciência forense
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aminoácidos e Proteínas
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Estrutura de decisão Neste tipo de estrutura o fluxo de instruções a ser seguido é escolhido em função do resultado da avaliação de uma condição. Uma.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Técnicas de Biologia Molecular:
Banco de dados biológicos
Imunofluorescência.
Resposta Imune Humoral
Biologia Molecular 2014/2015 Polymorphism analysis and new JAG1 gene mutations of Alagille syndrome in Mexican population Edgar Ricardo Vázquez-Martínez,
aplicação de RMN de 1H para a quantificação de
Biologia Evolução: Métodos de estudo
Centrifugação e Eletroforese
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
História Natural da Doença
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Biologia Nuclear Prof. Guilherme.
Características gerais dos seres vivos
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO
Vacinas de DNA Grupo: Agnes Tymoszczenko Cecília Mello
Grupo de pesquisa: ex: Grupo de Ciências Sociais Aplicadas (Direito)
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO
Microarranjos de DNA Karine Begnini.
DNA o veículo da hereditariedade
Formalismo algébrico para o problema da ordenação por transposições
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO
1º Ciclo de Trabalhos Usuários da Informação ECI/DCC - UFMG
SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução
Recombinação V(D)J: Os genes das Ig e TCR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA - conceitos importantes -
Eletroforese capilar em gel
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
Radiação Gama em Produtos de Origem Vegetal
Educasus 03/11/2015 DR. JOSÉ EDUARDO LEVI TRIAGEM SOROLÓGICA
DNA ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO.
GENES.
Transcrição da apresentação:

Biologia Molecular Hibridização de AC.Nucléicos Heloisa Arantes Thaise Akahoshi

Hibridização A hibridização geralmente refere-se a uma técnica biológica molecular que determina o grau de semelhança genética entre combinações de sequências de DNA.

Hibridização Compara uma amostra identificada depois que é hibridizada. DNA das duas espécies; é extraído, purificado e cortado em pequenos pedaços (por exemplo 600 a 800 par de bases). O DNA de um organismo é identificado para serem comparados um com o outro. A união fica incubada para permitir que as cadeias de DNA se separem e se restabeleçam formando um DNA híbrido de dupla-hélice.

Hibridização de Ac.nucléicos Utilização de sondas que permite caracterizar e identificar DNA, baseando-se nas propriedades do mesmo;(DNA:DNA, RNA:DNA ou RNA:RNA). Importante para analisar genes expressos e genes não expressos. A visualização destes genes de interesse dá-se pelo emparelhamento das sondas que se encontram marcadas por radioatividade, por quimioluminescência ou por um anticorpo.

Hibridização de Ac.nucléicos •Como identificar o clone de interesse numa biblioteca genômica? Hibridização: DNA/DNA , antígeno- anticorpo (sonda molecular); •Como identificar a expressão de um gene? Hibridização DNA/RNA;

Hibridização de Ac.nucléicos Southern blotting: análise de DNA •Northern blotting: análise de mRNA •Western blotting: análise de proteina

Southern blotting E. M. Southern (1975) Fragmentos de DNA são separados em gel de agarose Transferidos para membranas por ação capilar DNA é desnaturado antes ou durante a transferência Sonda radioativa de DNA hibrida com o DNA na membrana Detecta polimorfismo de DNA ou mutação

Southern blot Permite a detecção de fragmentos de DNA. Nesta técnica o DNA é digerido com enzimas de restrição e os fragmentos resultantes são separados por electroforese em gel de agarose. Após a desnaturação e transferência do DNA para uma membrana, híbrida-se com uma sonda apropriada e visualiza-se os resultados. O Southern-blot é utilizado para diagnósticos moleculares.

SOUTHERN BLOTTING Etapas: Extração do DNA Digestão do DNA Preparo da Sonda Transferência Hibridização Detecção

Northern Blot Semelhante ao Southern: Utiliza RNA e não DNA Não utiliza reações de restrição Difere no procedimento do Southern blot: adição de formaldeído no gel de agarose, que funciona como um desnaturante. Como no Southern blot, a sonda hibridizadora pode ser feita de DNA ou RNA.

Metodologia Isolar RNA total das células. Separar RNA de cada amostra por eletroforese em gel. Transferência de RNA para uma membrana. Hibridização com sonda radioativa Exposição a filme de raio X

Western Blot Método para detectar proteínas em um homogenato (células bem trituradas) ou um extrato de um tecido biológico. Essa técnica usa eletroforese em gel para separar as proteínas desnaturadas por massa. As proteínas são então transferidas do gel para uma membrana (tipicamente de nitrocelulose), onde foram usados como sonda anticorpos específicos à proteína. Com o resultado, pode-se examinar a quantidade de proteína em uma dada amostra e comparar os níveis entre diversos grupos.

Método de execução do Western Blot Preparação do tecido; Eletroforese em gel; Transferência; Bloqueio; Detecção ●Método de dois passos: Anticorpo primário; Anticorpo secundário. ● Metodo de um passo 6. Detecção ● Detecção colorimétrica; ● Quimioluminescência; ● Detecção radioativa; ● Detecção fluorescente 7. Sondagem secundaria 8. Analise ‘

2.7- Western Blot: Vantagens: alta sensibilidade e especificidade; reconhecimento de antígenos individuais em um extrato; realização de perfil de reconhecimento de antígenos e determinação de proteínas imunodominantes; Desvantagens: Custo médio a alto; procedimento longo e propenso a erros em diversos pontos; dependendo do sistema de revelação, pode-se ter problemas de segurança.

Aplicações em diagnósticos médicos ● O teste confirmatório de HIV emprega um Western Blot para detectar o anticorpo anti-HIV na amostra de soro humano. Proteínas de células conhecidas infectadas com o HIV são separadas e "blotadas" em uma membrana. Então, no soro a ser testado é aplicado o anticorpo primário no passo de incubação; o anticorpo livre é lavado, e um anticorpo anti-humano secundário é ligado, e uma enzima reveladora é adicionada. As bandas impregnadas então indicam os anticorpos do soro dos pacientes marcados com o anticorpo anti-humano. ● Um Western Blot também é um teste definitivo para a doença da vaca louca. ● Algumas formas do teste da Doença de Lyme empregam o Western Blot.

Obrigada!!!!!