Introdução ao estudo da Psicologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Advertisements

Racionalismo e Empirismo. O conhecimento parte da razão Durante o século XVII, a confiança no papel da razão no processo do conhecimento chega a seu auge.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
RENASCIMENTO PARTE 2.
Divulgação do saber A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Cultura na Grécia Antiga
ÉTICA.
A Cultura na Grécia Antiga
Retirado de: O novo mundo de Galileu
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
“Ciência da Sociedade” (Comte)
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
As vertentes da lógica:
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
SOBRE O PODER DOS MODELOS
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Parte 1 O conhecimento científico
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
John Dewey ( ).
Metodologia Científica e Tecnológica
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Burguesia Reforma Protestante Navegações Capitalismo.
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
Prof. Francisco Porfírio
Conhecimento e Verdade
Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula: Renascimento e Modernidade
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

Introdução ao estudo da Psicologia

A Filosofia deu origem à Psicologia: Surgiu como forma de tentar explicar os fenômenos do universo e a própria natureza humana.

O homem primitivo acreditava que os comportamentos dos seres vivos e todos os acontecimentos ao seu redor eram dependentes de forças de Deuses, figuras mitológicas e espíritos e, portanto, fora de qualquer controle humano.

A partir do séc.VI a.C. se desenvolveu na história ocidental o conhecimento filosófico pautado no uso da razão e raciocínio lógico. A construção do conhecimento se dava mediante demonstrações e argumentações como método de análise.

No 1° período da filosofia grega os filósofos estavam interessados em explicar o princípio de tudo, o elemento ou elementos que deram origem a tudo que nos cerca.

No 2º período da filosofia grega, Sócrates, Platão, Aristóteles procuravam compreender o homem em suas relações com o mundo ( a moral, a virtude, o bem, o mal, o conteúdo da mente, as emoções, as classes sociais ...).

O terceiro e quarto período da filosofia grega se voltaram para os problemas morais e religiosos. Na Idade Média o conhecimento se submete à fé. Tudo pode ser explicado e compreendido pela fé.

Com a Renascença, (época de grandes transformações políticas e sociais, religiosas, filosóficas, artísticas), o homem passa a ser o centro do saber.

Galileu Galilei constrói seu método científico baseando-se na observação, na formulação de hipóteses, na experimentação. Considerado o pai da revolução científica.

René Descartes instaura a dúvida metódica, criticando todo o conhecimento até então construído. Para ele o pensamento é a essência da natureza humana.

Célebre frase de Descartes: “Penso, logo existo.” Descartes dividiu o homem em pensamento, corpo e o infinito como Deus.

A partir de Descartes, dois sistemas filosóficos se desenvolveram: o Racionalismo e o Empirismo.

Para os racionalistas todo o conhecimento é reduzido à razão (pensamento lógico- matemático).Tudo tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrado empiricamente.

Para os empiristas o conhecimento provém unicamente da experiência Para os empiristas o conhecimento provém unicamente da experiência. É uma parte fundamental do método científico que todas as hipóteses e teorias sejam testadas contra observações do mundo natural, em vez de descansar apenas em um raciocínio a priori, a intuição ou revelação.

Surge o positivismo destacando que todo conhecimento tem como fonte e único critério, os fatos observáveis. Não se preocupa com os motivos ou propósitos das coisas, mas em como acontecem o processo. O positivismo acredita que uma teoria só pode ser considerada como verdadeira a partir de técnicas científicas válidas.

Marco da emancipação da Psicologia como ciência autônoma: Fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental, em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Guilherme Wundt.

Na atualidade a psicologia se tornou respeitável pelo seu próprio método de análise, contribuindo para o conhecimento e compreensão do homem e de suas diversas formas de agir. A Psicologia da Educação é uma das inúmeras disciplinas da Psicologia que traz contribuições generosas para o processo pedagógico.