CONHECIMENTOS SENSÍVEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma.
Professora Joyce Munarski Pernigotti Sociedade do Conhecimento num mundo sem Fronteiras.
LEGISLAÇÃO DE INTELIGÊNCIA Proposta para reforma legal CCAI, Brasília 10 nov 2015.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Gestão do capital intelectual : A nova vantagem competitiva das organizações Acadêmica: Laraue Pommerening Gestão do conhecimento Autores: Florinda de.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar
Tecnologias Para Defesa
Conceito de inovação É algo novo, no mercado, no setor ou na empresa, que precisa chegar ao mercado e obter resultados concretos de aumento de faturamento,
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
CIDADES INTELIGENTES E IOT
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Sistemas de Informação Capítulo 1
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Administração Estratégica
Administração Financeira Internacional
Jardim Botânico Rio de Janeiro, 13 de abril de 2017
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Gestão estratégica.
A Globalização dos Mercados e Competição
Estratégia em Corporações Multinacionais
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Avaliação de Projeto de Inovação
Fusões e Aquisições.
Profa. Eliana Tadeu Terci
Ciência & Engenharia da Computação
Vendendo um produto ou serviço
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Oficina de Proteção Infantil
Estratégia Internacional
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
Informática e Sociedade
POLITICA MILITAR DE DEFESA VERTENTE PREVENTIVA Diplomacia - Dissuasão
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Gestão da Logística de Distribuição
Professora Patricia Matsuda
Comércio Eletrônico no Brasil: estágio de utilização por parte das maiores empresas da região sul do país Mestrando: Einstein Randal Pereira Gomes Orientador:
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
CNPq - I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE CT&I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Marketing Internacional
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Análise de Demandas Regionais
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Transcrição da apresentação:

CONHECIMENTOS SENSÍVEIS

Sociedade da Informação Novo ambiente (mercado dinâmico, aberto, global e competitivo) Novas tecnologias (TI, redes –capacidade de acesso e uso da informação) Nova empresa (em rede, fundamentada na informação) Natureza dinâmica incerteza

Sociedade da Informação O conhecimento tornou-se expressão de poder e vantagem competitiva. O domínio de tecnologias representa o nível de desenvolvimento de cada nação. Decidir o que compartilhar ou proteger constitui um dos desafios do século XXI.

CENÁRIO 1. Valorização da cultura do compartilhamento 2. Criação do Conhecimento Corporativo 3. Inteligência Competitiva – Obtenção de Vantagens Competitivas 4. Conectividade de ambientes –uso intensivo deTICs- DESAFIOS 1.Disseminação Seletiva de Informações 2. Proteção de conhecimentos Críticos 3. Contra-Inteligência Competitiva -manutenção de vantagens competitivas 4. Segurança da informação –uso intensivo deTICs-

Proteção do Conhecimento no séc. XXI A competitividade de uma empresa ou de um país está relacionada à informação desenvolvida e acumulada, à capacidade das pessoas transformarem essas informações em conhecimentos e à possibilidade de proteger seus conhecimentos estratégicos.

Por que devemos proteger O Brasil é alvo de interesses estrangeiros, em relação à biodiversidade, riquezas naturais, tecnologia e pesquisas.

Conhecimento sensível Conhecimento de alto valor agregado e estratégico para o País, com potencial de geração de oportunidades de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico. Sua preservação permite ao Estado brasileiro melhor inserção no cenário internacional, com resultados favoráveis à sociedade brasileira.

Motivos de preocupação A ausência de cultura de proteção do conhecimento reduz a percepção das ameaças e facilita o acesso não autorizado a informações e conhecimentos estratégicos

Como proteger o conhecimento sensível Desenvolver cultura de proteção Identificar conhecimentos sensíveis. Identificar ameaças e vulnerabilidades. Implementar políticas para a proteção do conhecimento. Definir estratégias para neutralizar ações dos concorrentes.

A ABINe a Proteção do Conhecimento Segundo a Lei n°9.883 /1999 Art. 4º À ABIN, (...), compete: I – (…) II -planejar e executar a proteção de conhecimentos sensíveis, relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade.

Contra-Inteligência de Estado Prevenir, detectar e neutralizar a inteligência adversa e as ações de qualquer natureza que ameacem a sociedade e o Estado. reduzir vulnerabilidades das instituições nacionais manter o diferencial estratégico do país

Contra-Inteligência de Estado

Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Conscientizar sobre as ameaças potenciais aos conhecimentos sensíveis nacionais Desenvolver cultura de proteção ao conhecimento Recomendar cuidados de proteção Assessorar na implementação de medidas de proteção.