PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Advertisements

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
TÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAIS E MÉTODOS
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tabulação de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neurociência a favor da educação
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Pibid como encontro do fazer docente
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
KARIME SMAKA BARBOSA RODRIGUES - UNICURITIBA -
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
COLEÇÃO MEMÓRIA DE ENFERMAGEM (CME) E NUTRIÇÃO (CMN) UNIRIO
Ensino Médio Integrado
I Encontro de Licenciaturas da
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Grupo de pesquisa: ex: Grupo de Ciências Sociais Aplicadas (Direito)
Resultados e Discussão
Educação no Brasil Tragédia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Valéria Ribeiro Collato
Tópicos sobre gestão educacional
III SEMANA ACADÊMICA 22 a 25 de maio de 2019
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
A docência na educação superior
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Portfólio Residência Pedagógica
Edilson Teles Gomes Junior Mestrando, Universidade Brasil, Brasil
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Logo da Unidade Acadêmica
Transcrição da apresentação:

PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Ivana Carvalho

O PIBID Um dos principais objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é trabalhar com seus alunos e colaboradores de forma diferenciada.

O Pibid tem como objetivo auxiliar a formação dos futuros docentes, oportunizando a vivência da realidade da escola pública e possibilitar o contato com novas metodologias de ensino.

Sobre o trabalho O PIBID trabalhou nos anos de 2015, 2016 e 2017 Na Escola Dr. Lauro Dornelles

O trabalho em grupo O trabalho em grupo, segundo Amaral (2006), é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona aos alunos uma posição ativa neste processo. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções.

Alguns encontros com essa metodologia

O trabalho em grupo Com esse tipo de didática o aluno troca experiências com seus companheiros de grupo, o estudante organiza suas ideias para exprimi-las de forma que se faça compreendido por todos.

O trabalho em grupo Formas diferentes de maximizar a construção dos saberes que quando unificadas auxiliam os alunos e deixam os encontros muito mais interessantes para todos.

Considerações Finais Segundo Luis Carlos de Menezes, educador da Universidade de São Paulo. “O preparo para vida depende de saber se comunicar, ouvir, respeitar interlocutores e isso só se aprende fazendo"

Referências Bibliográficas AMARAL, A. L. O trabalho de grupo: Como trabalhar com os diferentes. In: VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 49 – 63 GOMIDE, Camilo, NICONIELO, Bruna. "Dez razões para trabalhar em grupo"; Educar para crescer Disponível em <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/apostar-trabalho-grupo- 508577.shtml> Acesso em 24 de Fevereirol de 2017.

Obrigada!!!!