Universidade Aberta do SUS – UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Aberta Do Sistema Único De Saúde
Advertisements

Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Melhoria do Programa de Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde João Cândido, Curitiba, PR Especializanda: Elaine Aparecida.
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade federal de pelotas
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS–UNASUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Andréia Froner da Silveira
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Maria Angélica Bertelli
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Autora: Rejane Moraes Rodrigues Orientador: Rodrigo Dalke Meucci
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 3 Melhoria da Atenção aos Hipertensos e Diabéticos do Centro de Saúde do município de Lagoa D’anta/RN Enfª. Suriândia Camilo Marques Orientadora: Karen Christina Rodrigues dos Santos Salvador, 25 de setembro de 2013

Introdução A ação programática visou implantar o HIPERDIA (cadastramentos, acompanhamentos) dos hipertensos e diabéticos – qualificar o atendimento; Lagoa D’anta tem população de 6.227 hab., o sistema de saúde (2 UBS e 1 unidade mista - 3 ESF, 1 Maternidade com PS, NASF II, CRAS;

Introdução O centro de saúde tem 33 anos de inauguração, 4.150 pessoas na área de abrangência e 1 ESF. População-alvo - SIAB (266 Hipertensos/67 Diabéticos); Não havia consultas clínicas trimestrais do HIPERDIA no Centro de Saúde antes da intervenção;

Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

Metodologia Ações realizadas Atendimento clínico aos pacientes hipertensos e diabéticos; Busca ativa dos faltosos; Reuniões com a equipe; Atualização dos dados cadastrais; Monitoramento dos indicadores; Atividades educativa em grupo e individual;

Metodologia Logística utilizada Adotado protocolos de DM e HAS do MS 2006; Ficha de cadastramento; Ficha espelho de acompanhamento; Ficha de evolução; Ficha de avaliação do pés; Livro de monitoramento; Capacitação da Equipe; Planilha em Excel da UFPEL;

Ampliar a cobertura aos hipertensos e diabéticos 1 º Objetivo específico Ampliar a cobertura aos hipertensos e diabéticos

Objetivos e Metas Rastrear 70% dos adultos > 18 anos para HAS 70% dos adultos com PA sustentada > que 135/80 mmHg para DM 82,1% 59,4% 158 adultos rastreados e cobertos pelo programa de um total de 266 hipertensos (59,4%). 55 adultos rastreados para DM e cobertos pelo programa de um total de 67 com PA sustentada > 135/80 mmHg (82,1%).

Objetivos e Metas Cadastrar 70% dos hipertensos e diabéticos detectados pelo rastreamento 69,0% 72,7% 109 hipertensos cadastrados de um total de 158 hipertensos (69,0%). 40 diabéticos cadastrados de um total de 55 diabéticos (72,7%).

Objetivos e Metas Captar todos os hipertensos e diabéticos sem acompanhamento há mais de um ano 82,1% 59,4% 158 hipertensos captados de 266 hipertensos há mais de um ano sem acompanhamento (59,4%) 55 diabéticos captados de 67 diabéticos da há mais de um ano sem acompanhamento (82,1%) .

Melhorar a adesão do hipertenso e diabético ao programa 2 º Objetivo específico Melhorar a adesão do hipertenso e diabético ao programa

Objetivos e Metas Buscar 60% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas e a exames conforme periodicidade recomendada. 91,1% 83,6% 144 hipertensos com a consulta em dia (91,1%), e 14 faltosos de 28 agendados, com busca ativa realizada (100%). 46 diabéticos com a consulta em dia (83,6%), e 09 faltosos de 16 agendados, com busca ativa realizada (100%).

Objetivos e Metas 64,3% 10 hipertensos faltosos a realização dos exames com busca ativa realizada (64,3 %). 66,7% 06 diabéticos faltosos a realização dos exames com busca ativa realizada (66,7%).

3 º Objetivo específico Aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e diabético

Objetivos e Metas Capacitar 60% dos profissionais conforme protocolos adotados 66,7 % 06 profissionais capacitados de um total de 09 profissionais da equipe e 01 estagiária de enfermagem (66,7 %).

Objetivos e Metas Exame Clínico 100 % das consultas com exame físico dos pés e medida da sensibilidade para diabéticos. 100% 55 diabéticos realizaram o exame clínico minucioso e apropriado dos pés (100%).

Objetivos e Metas Solicitar a 60% dos pacientes exames complementares periódicos 85,7% 62,5% 10 diabéticos com os exames complementares em dia, de um total de 16 atendidos no 1º mês (62,5%). 24 hipertensos com os exames complementares em dia, de um total 28 atendidos no 1º mês (85,7%).

Objetivos e Metas Garantir a 60% dos pacientes com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular tratamento medicamentoso 96,4% 94,9% 150 hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular e as acessam de um total de 158 (94,9%). 53 diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular e as acessam de um total de 55 (96,4%).

Objetivos e Metas Identificar 100% dos hipertensos e diabéticos descompensados de acordo com o protocolo adotado. 36,1% 38,2% 21 diabéticos com a glicemia capilar acima dos parâmetros normais, de um total de 55 (38,2%). 57 hipertensos com PA acima dos parâmetros normais, de um total de 155 (36,1%).

Aprimorar o registro das informações 4 º Objetivo específico Aprimorar o registro das informações

Objetivos e Metas Manter 70% dos hipertensos e diabéticos com ficha de acompanhamento atualizada. 100% 100% 158 hipertensos com a ficha de acompanhamento atualizada (100%). 55 diabéticos com a ficha de acompanhamento atualizada (100%).

Promover a saúde dos hipertensos e diabéticos 5 º Objetivo específico Promover a saúde dos hipertensos e diabéticos

Objetivos e Metas Garantir a 50% dos pacientes hipertensos e diabéticos consulta periódica com dentista 43,0 %. 36,4 % 68 hipertensos com a consulta com dentista em dia, de um total de155 hipertensos(43,0 %). 20 diabéticos com a consulta com dentista em dia, de um total de 55 diabéticos (36,4 %).

Objetivos e Metas Orientações 100% dos hipertensos e diabéticos sobre: alimentação saudável, prática de atividade física regular e riscos do tabagismo 100% 100% 158 hipertensos receberam as orientações (100%). 55 diabéticos receberam as orientações (100%).

Importância da intervenção Discussão Importância da intervenção Equipe Serviço Comunidade Incorporação da intervenção a rotina

Especialização em Saúde da Família Reflexão Crítica Especialização em Saúde da Família Expectativas iniciais Aprendizado Prática profissional

Referências BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 58 p. – (Cadernos de Atenção Básica; n. 15) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 64 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) _____. Universidade Federal de Pelotas. Ações da Intervenção. Pelotas, 2012. Disponível em: <https://unasus.ufpel.edu.br/moodle/pluginfile.php?file=%2F5904%2Fmod_resource%2Fc ontent%2F1%2F2012_11_01%20A%C3%A7%C3%B5es%20da%20Interven%C3%A7%C3%A3 o.pdf>. Acesso 16 jan. 2013. _____. Universidade Federal de Pelotas. Escrevendo a Introdução do Projeto de Intervenção. Pelotas, 2012. Disponível em: <https://unasus.ufpel.edu.br/moodle/pluginfile.php?file=%2F5925%2Fmod_resource%2Fc ontent%2F2%2F2012_11_08%20Escrevendo%20a%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso 16 jan. 2013.