ENCONTRO DE SEÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES Profa.Maria Leandra Bizello campus Marília
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS Processo de avaliação de documentos valor do documento = primário ou secundário Consiste em uma série de estudos e atividades para destinar os documentos para a eliminação ou sua guarda permanente constituindo a memória institucional valor do documento = primário ou secundário Consiste em uma série de estudos e atividades para destinar os documentos para a eliminação ou sua guarda permanente constituindo a memória institucional
Processo de avaliação de documentos Diagnóstico documental e organizacional da instituição Elaboração de dois instrumentos de avaliação: plano de classificação e tabela de temporalidade de Documentos de atividades meio e atividades fim
Comissão de avaliação de documentos e acesso – CADA grupo permanente e multidisciplinar instituído nos órgãos, entidades e empresas da Administração pública com a atribuição de promover a gestão de documentos, elaborar proposta de plano de classificação e tabela de temporalidade.
Plano de classificação instrumento arquivístico elaborado a partir do estudo, análise e identificação dos documentos, de acordo com as funções, atividades e transações/processos. Sua utilização nos arquivos visa a organização dos documentos e a recuperação da informação.
Tabela de temporalidade de documentos Instrumento de destinação aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos
Todo esse processo visa a constituição e a preservação do patrimônio documental
Todo esse processo está intrinsicamente ligado á construção de memórias e identidades sociais
Obrigada! mleandra23@marilia.unesp.br