Indicadores operacionais e de resultado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma Alternativa de Recurso Próprio com Foco na Integralidade dos Cuidados e Sustentabilidade da Cooperativa.
Advertisements

Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
2º Avaliação Trimestral
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avanços na primeira fase de implementação das intervenções
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Avanços no Projeto 21 março a 27 abril de 2016 Brasil Teleconferência
Resultados da avaliação e ajustes
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
Desenho da intervenção
A Implementação da Intervenção
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
03 de agosto a 05 setembro de 2017 Brasil
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Dezembro de 2015 – janeiro 2016 Brasil
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Avanços no Projeto 30 junho a 18 de agosto de 2016 Brasil
Avanços no estudo qualitativo sobre a coordenação e continuidade entre os níveis de atenção Estudo de base BRASIL Webconferência 5 de agosto de 2014.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
22 setembro – 20 outubro de 2016 [Brasil]
6 de abril – 4 de maio de 2017 Brasil
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Outubro – Novembro de 2015 Brasil
9/16 março de 2017 – 6 abril de 2017 Brasil
28 de junho a 03 de Agosto de 2017 Brasil
Orientadora: Daniela Nunes
Teleconferência sobre a metodologia para a seleção dos usuários
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
18 de agosto a 22 de setembro de 2016
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Avanços no Projeto 28 de abril a 26 de maio 2016 Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
- Componente quantitativo do estudo de base -
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
6 de abril – 4 de maio de 2017 Brasil
18 de agosto a 22 de setembro de 2016
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
A POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Indicadores operacionais e de resultado BRASIL Teleconferência 13 de outubro de 2016

Conteúdo As intervenções planejadas na IAP (resumo) Os indicadores de processo ou operacionais Os indicadores analíticos ou de resultado

A intervenção planejada na IAP Monitoramento e avaliação (M & A)* Indicadores – Estrutura, processo e resultado Planejamento da intervenção Interconsultas remotas entre níveis Reuniões conjuntas Educação permanente Construção e Implantação da linha de cuidado de Diabetes Componentes Capacity Building – Capacitações específicas para a intervenção Conhecimento Comunicação Confiança Contexto (macro e micro) * Visto que a Discussão conjunta de casos clínicos está associada ao processo de Construção da linha do cuidado em Diabetes, houve a necessidade de mudança na conformação do componente.

A intervenção planejada na IAP A intervenção: Reuniões conjuntas Interconsultas em Diabetes Interconsultas em Saúde mental Interconsulta remota entre níveis Construção da linha de cuidado de Diabetes Implantação da linha de cuidado de Diabetes Discussão conjunta de casos clínicos Construção e Implantação da linha de cuidado em Diabetes Componentes Subcomponentes Educação Permanente Cláudia enviará as referências por e-mail. Enviar um e-mail para ela solicitando. Discussão de temas específicos (diabetes e saúde mental); Oficinas temáticas Equity-LA II.

Indicadores operacionais (de processo) Componente: Interconsultas remotas entre níveis Subcomponentes: Interconsultas em diabetes e Interconsultas em saúde mental n Indicadores Fontes de informação 1 Tempo entre a realização da pergunta e sua resposta Planilha de monitoramento semanal (verificar as datas de perguntas e respostas nos e-mails das interconsultas) 2 % de perguntas respondidas pelos matriciadores segundo especialidade Planilha de monitoramento semanal (ver nº de perguntas enviadas e nº de perguntas respondidas segundo especialidade) 3 Nº de médicos matriciados nas interconsultas segundo especialidade Planilha de monitoramento semanal (ver nº de perguntas enviadas e respondidas segundo especialidade) 4 % de interconsultas bem avaliadas pelos profissionais Formulário de avaliação individual que será enviado por e-mail aos profissionais participantes a cada três meses

Indicadores operativos (de processo) Componente: Construção e implantação da linha de cuidado de diabetes Subcomponentes: Discussão conjunta de casos clínicos e construção da linha de cuidado de diabetes n Indicadores Fontes de informação 1 % de médicos da rede municipal que participaram de pelo menos uma sessão clínica por mês Atas de presença das sessões clínicas compartilhadas realizadas e lista da gestão com os profissionais da rede 2 % de sessões clínicas bem avaliadas pelos profissionais * Formulário de avaliação individual que será entregue aos profissionais ao término de cada sessão 3 Nº de profissionais participantes das oficinas para a elaboração das diretrizes da Linha de Cuidado Atas das oficinas de construção da Linha de Cuidado 4 Nº de oficinas realizadas para a elaboração de diretrizes para o funcionamento da Linha de Cuidado de Diabetes 5 Percepção dos profissionais sobre os encontros * Questionário a ser aplicado trimestralmente

Indicadores operativos (de processo) Componente: Construção e implantação da linha de cuidado de diabetes Subcomponente: Implantação da linha de cuidado de diabetes n Indicadores Fontes de informação 1 Nº de profissionais capacitados para a utilização da Linha de Cuidado de Diabetes Atas das capacitações realizadas 2 * % de diabéticos com níveis adequados de hemoglobina glicada Levantamento de dados das USF 3 * % de diabéticos com níveis adequados da pressão arterial 4 * % de diabéticos com rastreamento de fundo de olho realizado no último mês 5 * % de diabéticos com clearance de creatinina calculado *Dados provenientes do levantamento realizado durante o processo de construção e implantação da Linha de cuidado.

Indicadores operativos (de processo) Eixo: Educação permanente Discussão de temas específicos e Oficinas temáticas Equity – LA II n Indicadores Fontes de informação 1 Nº de profissionais participantes dos encontros para discussão de temas específicos, com foco em Diabetes* e Saúde Mental. Atas dos encontros 2 Nº de encontros realizados para discutir temas específicos, com foco na Diabetes e Saúde Mental. 3 Percepção dos profissionais sobre os encontros * Questionário que será aplicado ao fim de cada encontro 4 Nº de profissionais participantes das oficinas Atas das oficinas realizadas 5 Nº de oficinas realizadas para discutir temas específicos 6 Questionário que será aplicado trimestralmente

Indicadores de resultado (micro-avaliação analítica) Fonte de informação 1 % de referências adequadas para pacientes diabéticos Médico regulador (DRAC) 2 % de referências adequadas para pacientes com transtornos mentais 3 % de contrarreferência de pacientes diabéticos recebidas pela AB Instrumento de monitoramento das contrarreferências 4 % de contrarreferência de pacientes com transtornos mentais recebidas pela AB 5 Tempo de espera dos pacientes diabéticos para consulta na AE, a partir da referência da AB Fila de espera (DRAC) 6 Tempo de espera dos pacientes com transtornos mentais para consulta na AE, a partir da referência da AB

Indicadores de resultado (micro-avaliação analítica) Fonte de informação 1 Hemoglobina glicada (Hbgl) Hemoglobina (Hb) Pressão arterial (PA) Creatinina (Cr) Clearence de Creatinina calculado Levantamento de dados das USF 2 Internação por diabetes e suas complicações SIH 3 % de transferência de pacientes por complicações diabéticas da urgência para a internação 4 Satisfação dos profissionais com as interconsultas Questionário estruturado

¡MUCHAS GRACIAS! Obrigada! www.equity-la.eu www.equity-la.eu